Quais os exercícios indicados para melhorar a lesão da cartilagem do joelho?

4 respostas
Quais os exercícios indicados para melhorar a lesão da cartilagem do joelho?
Existem diversos tipos de lesões da cartilagem, as mais comuns são a condromalácia (nos casos agudos e geralmente em jovens) e a artrose (nos casos crônicos em adultos jovens e idosos).
O tratamento através da fisioterapia é baseada em exercícios cinesioterapêuticos para fortalecimento e alongamento de toda a musculatura, reeducação da marcha e analgesia. Os exercícios são baseados na avaliação física e radiológica da lesão e podem diferir de uma pessoa para outra. Exercícios em cadeia fechada como agachamento, devem sempre ser supervisionados por um fisioterapeuta afim de manter o angulo de movimento e a postura adequada durante os exercícios e evitar novas lesões.

Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem diversos tipos diferentes de lesão da cartilagem. Quando isoladas (focais) podem variar do tipo 1 que é o "amolecimento" da cartilagem (condromalácia) até o tipo 4 que é a lesão mais profunda com expossição do osso que fica abaixo da cartilagem. Essas lesões são mais comuns em joevens e atletas.

Quando a lesão é difusa e gera uma inflamação generalizada da articulação também são chamadas de artrose. Essas são mais comuns em idosos.

Manter os músculos forte e flexíveis é a melhor maneira de aliviar a dor e prevenir lesões futuras. Para isso, faça exercícios de fortalecimento e de alongamento da musculatura da parte da frente da coxa (quadríceps) e da parte de trás (ísquio-tibiais), como agachamento, extensão e flexão do joelho. Uma rotina de atividades orientada por profissionais ajuda a reduzir o impacto no joelho e é importante na redução das dores.
Os melhores são aqueles feitos na água.
As lesões de cartilagem do joelho podem ter diferentes sintomas, desde o inchaço e a dor, passando por sensação de corpo livre dentro da articulação (como se houvesse uma pedrinha dentro do joelho), ou mesmo bloqueio articular (quando a tal pedrinha atinge um local entre os ossos e não consegue se movimentar).
Para os casos mais simples, o tratamento com fisioterapia que inclua fortalecimento do quadríceps e musculatura posterior da coxa, associado a alongamento da musculatura costuma auxiliar na melhora clínica. Se a lesão for localizada e você for jovem, pode haver a possibilidade de cirurgia, mas somente se você preencher critérios clínicos bem específicos.
Geralmente o tratamento dá bons resultados!

Boa Sorte!

Especialistas

Mohty Domit Filho

Mohty Domit Filho

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Fabricio Severino

Fabricio Severino

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Gabriel Faria Isfer Lima

Gabriel Faria Isfer Lima

Médico do esporte

Brusque

Ricardo Eduardo França

Ricardo Eduardo França

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Mauricio Camargo Milani

Mauricio Camargo Milani

Ortopedista - traumatologista

São Caetano do Sul

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 298 perguntas sobre Lesões no joelho: A cartilagem articular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.