Lesões no joelho: a cartilagem articular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma lesão da cartilagem articular?

Cartilagem articular é a capa que envolve o osso na área vizinha a outra, e oferece proteção para evitar que os dois ossos se atritem quando em movimento. Esta cobertura pode ser alterada por causas mecânicas, ou seja, acidente vascular cerebral, giro súbito em casos de atletas.

A cartilagem, em seguida, passa por vários tipos de lesão: pode  quebrar formando rachaduras e até mesmo úlceras, que podem afetar o osso que está abaixo, ou fragmentos de cartilagem livre no espaço articular (corpos livres).

Essas lesões são típicas da vida dos atletas e trabalhadores que usam a força física. O amaciamento é geralmente mais comum em mulheres que em homens.

Quanto mais profundo e extenso o dano à cartilagem, há mais risco de progressão para artrose e mais rápido. A osteoartrite é o desgaste experimentado pelo envelhecimento da cartilagem e, basicamente, tem duas causas:

A alteração na composição da cartilagem:

idade do paciente avançada ou outros fenômenos mal compreendidos.

A alteração na forma da cartilagem:

quando a superfície lisa torna-se irregular (rachaduras, crateras) aumenta a abrasãoneste conjunto.

Que sintomas aparecem em uma lesão da cartilagem traumática?

  • Geralmente provoca dor na área danificada pelo movimento do joelho.
  • Muitas vezes notamos eatalidos ao mover  joelho.
  • Muitas vezes, um acidente vascular cerebral: mais  líquido articular que normal. Esta é uma defesa do joelho antes da lesão: o desenvolvimento de um "airbag".
  • Quando os corpos estão soltos flutuando no joelho, os pacientes geralmente percebem que algo está se movendo para dentro, o que provoca dor, clicando e, por vezes, bloqueios: joelho não pode esticar.
  • Em alguns casos você pode notar uma sensação de relaxamento e perda de força no joelho. É devido a um reflexo protetor, que relaxa os músculos da coxa.

O que o médico suspeita desta lesão?

  • Você deve realizar um exame completo de ambos os joelhos, comparar os resultados com o paciente  saudável para detectar ou descartar outras lesões associadas.
  • Por meio de testes específicos verifica-se  a área da cartilagem afetada, os dedos que vão pressionar determinados ponto e que causam dor.
  • Se o vazamento do edema é importante chamar o médico para realizar a punção articular com uma agulha hipodérmica e sugando o líquido com uma seringa. Remover líquido articular normalmente não dói.

Que outras lesões devem ser descartada?

  • Dor com o movimento pode causar uma lesão meniscal ou ligamentar do joelho.
  • O vazamento pode ocorrer em qualquer lesão no joelho.
  • Bloqueios podem ocorrer por uma lesão meniscal ou do ligamento cruzado anterior.
  • A sensação de relaxamento pode ser confundida com uma lesão no ligamento.
  • Muitas vezes também é comum encontrar várias estruturas lesadas simultaneamente.

Que testes são frequentemente ordenou?

Raios X

não mostra a cartilagem, mas o estado do osso abaixo. Uma lesão que é visto em raios-X é, portanto, séria e pode ser profunda.

Tomografia Computadorizada

:

cartilagem não é, mas se isso afeta o osso nos mostra onde o melhor e qual é a extensão da lesão.

Ressonância Magnética Nuclear

:

é útil para a detecção de lesões da cartilagem pura. Melhoria de desempenho através da introdução de um corante na articulação (artro-ressonância). Também é muito eficaz na detecção de lesões associadas do joelho (ligamentos, lesão de menisco na espessura do osso). 

Quem lhe dá o diagnóstico?

  • Muitas vezes o diagnóstico é feito pelo exame clínico do paciente.
  • Se os sintomas não são conclusivos uma ressonância magnética é solicitada.
  • Em caso de dúvida persistente, recomenda-se realizar uma artroscopia, que é de diagnóstico em 100% dos casos e permite tratar a lesão no momento.

Como é tratada?

Se há suspeita de corpos livres eles devem ser removidos. As lesões da cartilagem restante devem ser tratadas inicialmente com um programa de terapia física específica. Em alguns casos, o médico irá prescrever palmilhas para corrigir o apoio da extremidade afetada, os esforços de dobrar o joelho.

Quando estes métodos falham a artroscopia deve ser considerada, o método de tratamento cirúrgico mais fácil e menos incômodo.

A artroscopia permite:

  • Remover os corpos soltos
  • Suavizar as bordas das úlceras
  • Perfurar a parte inferior das úlceras profundas ao osso e permitir uma melhor cicatrização.
  • Lavar a articulação com solução salina estéril para melhorar o metabolismo da cartilagem.
  • Se um pedaço grande de cartilagem é destacado , você pode ancorar com um parafuso especial.

Se após a artroscopia e um período de reabilitação de meses os sintomas não melhorarem, outras opções podem surgir como mais arriscadas complicações cirúrgicas e feridas:

  • Alterar a posição da patela em casos de lesão da cartilagem.
  • Na cartilagem do fêmur ou da tíbia pode tentar enxerto com fragmentos de cartilagem saudável a partir da periferia do joelho, formando mosaicos, ou a cultura de células da cartilagem e, em seguida, colocar uma camada das lesões.

Os resultados são muitas vezes frustrantes.

Como viver com uma lesão da cartilagem?

O paciente deve limitar o seu trabalho e esportes em termos de evolução dos sintomas e exames pelo seu médico.

Monitorização periódica é aconselhável quando os sintomas tenham desaparecido para evitar o aparecimento ou desenvolvimento de osteoartrite.

Especialistas em lesões no joelho: a cartilagem articular

Encontre um especialista em Lesões no joelho: A cartilagem articular na sua cidade:
Jamil César Ribeiro Queiroz

Jamil César Ribeiro Queiroz

Ortopedista - traumatologista

Campos Dos Goytacazes

Joao Paulo Fernandes Guerreiro

Joao Paulo Fernandes Guerreiro

Ortopedista - traumatologista

Londrina

Luis Gustavo Resende Ferreira

Luis Gustavo Resende Ferreira

Ortopedista - traumatologista

Uberaba

Felipe Borges Gonçalves

Felipe Borges Gonçalves

Médico do esporte, Especialista em medicina física e reabilitação, Ortopedista - traumatologista

Itabuna

Alcy Vilas Boas Júnior

Alcy Vilas Boas Júnior

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Charles Neff

Charles Neff

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Perguntas sobre Lesões no joelho: a cartilagem articular

Nossos especialistas responderam a 194 perguntas sobre Lesões no joelho: a cartilagem articular

Dr. José Leite de Oliveira Neto
Dr. José Leite de Oliveira Neto
Ortopedista - traumatologista
Ubatuba
O resultado da ressonância magnética deve ser confrontado ao exame físico para a indicação cirúrgica. Corpos livres podem levar a bloqueio articular.
1 respostas

Dr. Adilio Bernardes
Dr. Adilio Bernardes
Ortopedista - traumatologista
Sorocaba
Significa que está com um início (grau I) de artrose.
1 respostas

 Breno Chaves de Almeida Pigozzo
Breno Chaves de Almeida Pigozzo
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Boa tarde,
Artrose dos joelhos é uma doença progressiva através do desgaste da articulação. Na sua avaliação devemos levar em conta, além da imagens a queixa clínica do paciente.
Existem…
1 respostas

Especialistas falam sobre Lesões no joelho: A cartilagem articular

Diversos avanços surgiram nos últimos anos no tratamento da lesão de cartilag.O tipo de tratamento a ser utilizado dependendo das características da lesão da cartilagem, principalmente considerando do seu tamanho,a sua profundidade , a idade do paciente e a demanda física do paciente (então, trata-se de uma decisão individualizada para cada caso).Os avanços ocorreram tanto na área de tratamento sem cirurgia, com o surgimento da viscuossuplementação assim como com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas : 1.microfratura;2.microfratura associada a membrana para cobertura;3.mosaicoplastia;4.-transplante de condrócitos;5.-transplante osteocondral heterólogo.

Ulbiramar Correia

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Agendar uma visita

Você conhece a importância da cartilagem do joelho? Diversos dos movimentos realizados pelo corpo humano são possíveis graças às articulações, estruturas que, como o próprio nome indica, têm como principal função “ligar” partes do corpo, permitindo a execução de uma série de movimentações simples e complexas. Para que possam funcionar corretamente, diminuindo o atrito causado pela mobilização constante entre as partes, as articulações possuem a cartilagem. É sobre a grande importância desse tecido em uma articulação específica do corpo humano que trataremos neste artigo: a cartilagem do joelho. A cartilagem diminui o atrito dos movimentos, absorve impactos e reveste as articulações.

Ronald Bispo Barreto

Ortopedista - traumatologista

Aracaju

Agendar uma visita

A artrose é a doença que mais afeta o joelho. Mas outras doenças envolvendo a cartilagem também podem acometer o joelho como, por exemplo, a condromalácia patelar, a osteocondrite dissecante, a condromatose sinovial e diversas outras condropatias. O importante é fazer o diagnóstico cedo para evitar a progressão dessas doenças. Os sinais de alerta que devem levar você a consultar um ortopedista especialista em joelho são: dor, joelho inchado, barulhos no joelho, falseio do joelho ( sensação de que o joelho "sai do lugar" ) e o bloqueio articular ( quando o joelho "trava").

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


Uma articulação é junção ou ponto de contato entre dois ou  mais ossos. Onde há esse contato ósseo, há um tecido especial, cartilaginoso, cuja finalidade é de provocar o deslizamento entre eles durante a execução de um movimento e absorção de choques mecânicos. Nas articulações, além da cartilagem articular, existem outras estruturas: a cápsula articular (que  envolve toda a articulação) na qual se adere a membrana sinovial (que produz um liquido viscoso, o chamado liquido sinovial, cuja função é nutrir, proteger e participar de todos metabolismo das células cartilaginosas. O joelho, por ser uma grande articulação de carga, é uma das articulações que mais sofrem lesões cartilaginosas.

Dra. Stella De Barros Apostolopoulos

Ortopedista - traumatologista

Cotia


Condromalácia ou Condropatia Patelar é uma doença que acomete os joelhos com muita frequência. O termo condromalácia significa "amolecimento da cartilagem". Essa patologia normalmente provoca dor na parte da frente do joelho e estalidos, principalmente quando a pessoa se agacha, pisa na embreagem, se levanta após um tempo sentado ou sobe e desce escadas. Exercícios como corrida, agachamento, "legpress", podem precipitar uma crise dessa doença. O tratamento normalmente é não cirúrgico. Medicação e fisioterapia adequada associada a infiltração com viscossuplementação, normalmente curam a condromalácia. O Ortopedista Especialista em Joelho poderá avaliar melhor e instituir a terapia adequada

Klinger Luciani Lucena Monteiro

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita

As lesões cartilaginosas articulares pos trauma ou degenerativas são tratadas conforme grau de comprometimento da mesma , desde o tratamento conservador(não cirúrgico) com viscossuplementação com acido hialurônico intrarticular até procedimentos artroscópicos,minimamente invasivos como microfratura ou nanofraturas ou até procedimentos com mini acessos por mosaicoplastia ou membrana de colágeno( chondro-gide)

Luís Cláudio Chagas Silva

Ortopedista - traumatologista

Salvador

Agendar uma visita

A cartilagem humana apresenta características próprias, e a sua estrutura e função são de fundamental importância para manutenção da qualidade de vida, principalmente em atletas. Existem três tipos de cartilagem no organismo: cartilagem hialina, elástica, e a fibrocartilagem. A cartilagem articular é um tecido avascular com baixo potencial de regeneração. É composta principalmente por proteoglicanos e rico em colágeno tipo 2. As principais lesões cartilaginosas sao: Fratura osteocondrais, Condromalácia e Osteocondrites. Consulte seu médico e mantenha a saúde em dia.

Marcelo Abdulklech Santos

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Campinas

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Lesões no joelho: a cartilagem articular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.