Quais os principais sintomas de ansiedade?

9 respostas
Quais os principais sintomas de ansiedade?
Meus colegas já falaram dos sintomas. Se você está sentindo alguns deles e isso o está te incomodando, sugiro que procure um psicólogo. Em casos mais graves, que atrapalhe realmente a sua vida, sugiro uma consulta com o psiquiatra também, para que ele avalie a necessidade de medicação ou não. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acrescento: Dor ou aperto no peito, respiração ofegante, falta de ar, sudorese,tremores, boca seca, mãos e pés frios, enjôo, também podem ser sinais de ansiedade. Mas é necessário buscar ajuda para entender melhor o que está passando e te ajudar entre outras coisas a lidar com esses sintomas, se for o caso. Fico à disposição se precisar de outros esclarecimentos.
Os sintomas físicos são: respiração ofegante ou falta de ar; dor de barriga, podendo ter diarreia; tontura ou sensação de desmaio e dor no peito e palpitações no coração. Sintomas psicológicos: dificuldade de concentração; nervosismo; preocupação e medo constante. Geralmente estes sinais estão presentes nos transtornos de ansiedade: TAG, fobias, síndrome do pânico...
Muitos dos sintomas já foram descritos pelos colegas. Mas o importante e consultar algum psicoterapeuta ou psiquiatra , pois muitos dos sintomas descritos são corriqueiros no dia a dia. Então a partir de uma descrição mais detalhada destes sintomas a um profissional e importante para saber se são sintomas rotineiros do dia a dia ou são indícios de uma crise de ansiedade.
Boa tarde, cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, mas o mais comuns são inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, pertubação do sono, palpitações cardíacas, entre outros. Para caracteriza ansiedade como transtornos esses sintomas deve estar presentes por alguns meses e de difícil controle, lembrando que ansiedade nem sempre é um problema ela é até necessária em nossas vidas, a partir do momento em que foge do controle e que nos paralise que se torna um problema e deve ser tratada o quanto antes para evitar maiores transtornos. Espero ter ajudado...
Os colegas já relataram os principais sintomas. Caso esteja sentindo alguns e/ou tenha outros não citados, procure um profissional para um conversa, ele conseguirá te apoiar no sentido de entender o que vem desencadeando tais sintomas. Sugiro também que procure por um psiquiatra.
Alguns colegas já falaram de vários sintomas. Se você está sentindo alguns deles e isso o está te incomodando e te impedindo de algo, sugiro que procure um psicólogo.
Os sintomas de ansiedade podem se apresentar de forma física, com pensamentos e também sentimentos.
Alteração no sono, tensão muscular, falta de ar, suor excessivo, coração acelerado ou apertado, tremor e problemas digestivos podem ser sintomas decorrentes de ansiedade.
Na ansiedade também são observados sentimentos e pensamentos como: preocupação excessiva, pensamentos catastróficos, dificuldade de concentração, nervosismo, medo, angústia e incapacidade de relaxar.
Caso você esteja se percebendo com ansiedade e tendo prejuízos na sua vida, busque a avaliação de um psicólogo.
Os sintomas também podem se manifestar fisicamente, com palpitações, sudorese, tonturas, dentre outros. A inquietação e o corpo responde automaticamente com tensão. Essa reação corporal acaba potencializando e desregulando a ação de
alguns hormônios e neurotransmissores específicos como a serotonina. Procure um psicólogo para que juntos encontrem a origem da ansiedade.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 993 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.