quais os riscos da arritmia?

4 respostas
quais os riscos da arritmia?
As arritmias são provocadas por alterações na formação ou na condução do impulso elétrico do coração que por sua vez geram as contrações do músculo cardíaco.
Os riscos são proporcionais a gravidade da desorganização a que o coração foi submetido.
Há arritmias benignas, que não geram sofrimento ao funcionamento do órgão e as mais complexas, que necessitam ser freadas por medicação ou intervenção (ablação) pelo risco potencial que trazem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo André Pereira Santos
Médico clínico geral
São Paulo
O risco das arritmias sempre vão depender da intensidade, etiologia e repercussão que a mesma podera criar no sistema cardiovasculae como um todo, existem arritmias simples, benignas que não envolvem risco iminente de morte, porém existem arritmias complexas que podem levar a morte, na suspeita de alterações no ritmo cardiaco (taquicardias) procurar o cardiologista para realizaçao de exames especificos
Dr. Roberto Costa
Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Qualquer anormalidade no ritmo do coração é chamada de "arritmia cardíaca". Na maioria das vezes, são batimentos levemente fora do compasso que não apresentam sintomas nem riscos à vida. Porém, se o descompasso for considerável, a arritmia poderá causar desconforto, complicações e, infelizmente, até mesmo a morte. Por isso, mantenha-se em dia com as avaliações médicas. À primeira suspeita de arritmia, vá a um cardiologista. É ele o profissional capacitado a diagnosticar, investigar e tratar adequadamente essa doença. Caso seja necessária uma intervenção cirúrgica, ele o encaminhará aos cuidados de um médico cirurgião preparado para resolver o seu problema.
 Emily Pilato
Especialista em clínica médica, Médico clínico geral
Curitiba
As arritmias são alterações no ritmo dos batimentos do coração, e seus riscos variam conforme o tipo e a gravidade. Existem vários tipos de arritmias, sendo cada uma delas com um grau diferente de gravidade. Em alguns casos, podem ser leves e não causar sintomas. No entanto, arritmias mais graves podem provocar tonturas, desmaios, cansaço, insuficiência cardíaca, formação de coágulos e até levar a um AVC ou parada cardíaca súbita. Sendo assim, qualquer suspeita de arritmia deve ser investigada por um médico capacitado. O tratamento depende do tipo de arritmia e dos sintomas, podendo incluir medicamentos, procedimentos e até mesmo uso de dispositivos como marcapasso.

Especialistas

Verônica Jardim Araújo

Verônica Jardim Araújo

Cardiologista

Belo Horizonte

Tufi Dippe Junior

Tufi Dippe Junior

Cardiologista

Curitiba

Nelson Felipe Andrade

Nelson Felipe Andrade

Cardiologista

São João Dos Patos

Viviani Reis

Viviani Reis

Médico clínico geral, Médico acupunturista

Niterói

Agassi Amorim Arruda

Agassi Amorim Arruda

Cardiologista

Governador Valadares

Roberto Rached Sobrinho

Roberto Rached Sobrinho

Cardiologista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 719 perguntas sobre Arritmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.