quais os sintomas da personalidade paranóide numa pessoa de 24 anos?

6 respostas
quais os sintomas da personalidade paranóide numa pessoa de 24 anos?
Olá, bom dia!
Existem alguns critérios clínicos para se fornecer um diagnóstico para o Transtorno de Personalidade Paranoide. Porém, existem alguns sintomas padrões, tais como grande desconfiança injustificada e infundada de que os outros estão querendo prejudica-lo ou enganá-lo. Salientando que esses sintomas se apresentam de formas diferentes em cada sujeito. Você pode estar procurando um psiquiatra para diagnosticá-lo. O tratamento, em muitas vezes, se segue pelo uso de medicamento e psicoterapia.

Nesse transtorno a pessoa tem a sensação de que os outros estão planejando prejudicá-la. Em cada sujeito isso vai se manifestar de forma diferente e o tratamento envolve um acompanhamento com psiquiatra e psicoterapeuta.
Olá!

O transtorno de personalidade paranoide se caracteriza por um forte e persistente padrão de desconfiança e suspeita de que pode estar sendo prejudicado ou perseguido por outros.

Um profissional pode te ajudar a confirmar ou descartar tal diagnóstico em uma consulta, uma vez que o conteúdo desta desconfiança é algo muito particular seu, o que pode causar confusão sobre o que se está vivenciando.
Pacientes com transtorno de personalidade paranoide tem a tendência de acreditar que as pessoas do seu convívio queiram prejudicá-las.
Elas acabam se isolando pois apresentam desconfiança dos outros e ficam a procura de situações ou provas que possam justificar seu sentimento. Pela desconfiança geralmente sentem muito ciúme em seus relacionamentos.
O diagnóstico é clínico mas existem outras doenças que podem confundir pois apresentam sintomas semelhantes por isso é muito importante o acompanhamento com um psiquiatra para um diagnóstico definitivo.
Quanto ao questionamento específico de o paciente apresentar 24 anos, os critérios diagnósticos não variam com a idade do paciente, mas os sintomas podem piorar com o tempo.
Olá!! Esse transtorno tem sintomas semelhantes em qualquer idade. O transtorno de personalidade paranóide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificada de que os outros estão sempre querendo prejudica.lo. Num transtorno de personalidade é muito importante a terapia com um Psicólogo experiente. A Terapia Cognitiva Comportamental é eficiente nestes transtornos.
Boa noite,

A característica essencial do transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros a ponto de suas motivações serem interpretadas como malévolas. Esse padrão começa no início da vida adulta e está presente em contextos variados.

Indivíduos com esse transtorno creem que outras pessoas irão explorá-los, causar-lhes dano ou enganá-los, mesmo sem evidências que apoiem essa expectativa. Suspeitam, com base em pouca ou nenhuma evidência, de que outros estão tramando contra eles e podem atacá-los de repente, a qualquer momento e sem razão.

Costumam achar que foram profunda e irreversivelmente maltratados por outra pessoa ou pessoas, mesmo na ausência de evidências objetivas para tal.

São preocupados com dúvidas injustificadas acerca da lealdade ou confiança de seus amigos e sócios, cujas ações são examinadas minuciosamente em busca de evidências de intenções hostis.

Qualquer desvio percebido da confiança ou lealdade serve de apoio a seus pressupostos subjacentes. Ficam tão surpresos quando um amigo ou sócio demonstra lealdade que não conseguem confiar ou crer nisso.

Quando envolvidos em problemas, esperam que amigos e sócios os ataquem ou ignorem. Indivíduos com transtorno da personalidade paranoide relutam em confiar ou tornar-se íntimos de outros, pois temem que as informações que compartilham venham a ser usadas contra eles.

Podem recusar responder a perguntas pessoais dizendo que tais informações “não são da conta de ninguém”.

Percebem significados ocultos desabonadores e ameaçadores em comentários ou eventos benignos. Por exemplo, um indivíduo com esse transtorno pode interpretar mal um erro honesto de um funcionário de uma loja como uma tentativa deliberada de dar troco a menos ou entender um comentário bem-humorado casual de um colega de trabalho como um ataque sério ao seu caráter.

Elogios costumam ser mal interpretados (p. ex., um elogio por uma nova aquisição é mal interpretado como uma crítica de egoísmo; um elogio relativo a um feito é mal interpretado como uma tentativa de coerção a desempenho melhor).

Podem entender uma oferta de ajuda como uma crítica por não estarem tendo desempenho suficientemente bom por conta própria.

Indivíduos com esse transtorno guardam rancores persistentemente e não se dispõem a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensam ter sido alvo.

Um leve desrespeito desperta grande hostilidade, sendo que os sentimentos hostis persistem por um bom tempo.

Como são constantemente hipervigilantes em relação às intenções prejudiciais de outros, sentem, com frequência, que seu caráter ou reputação foram atacados e que foram de alguma forma desrespeitados.

São rápidos no contra-ataque e reagem com raiva aos insultos percebidos.

Indivíduos com esse transtorno podem ser patologicamente ciumentos, muitas vezes suspeitando de que o cônjuge ou parceiro sexual é infiel sem qualquer justificativa adequada.

Podem reunir “evidências” triviais e circunstanciais que apoiem suas crenças de ciúme. Desejam manter controle total das relações íntimas para evitar serem traídos e podem constantemente questionar e desafiar o paradeiro, as ações, as intenções e a fidelidade do cônjuge ou parceiro.

Espero ter ajudado

Psicólogo Domingos Fernandes