Quais os sintomas de uma pessoa que possui retardo mental?

4 respostas
Quais os sintomas de uma pessoa que possui retardo mental?
Segundo a Classificação Internacional de Doenças, a CID 10, o Retardo Mental Moderado( F711)_ inclui o : "comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância, ou tratamento." O Teste de Q1 desta pessoa resulta na faixa dos 35 pontos (diferentemente da normal, que seriam 85. Abaixo de 70 encaixa-se no retardo). Estes dados nos levam a pensar que uma pessoa acomedida por esta patologia não vai desempenhar suas atividades diárias com normalidade.Caracteriza-se por aprender, falar ou sentar-se com alguma lentidão no seu processo de desenvolvimento, mas com o suporte adequado poderá viver com alguma independência.Vale o procurar seu especialista de confiança! Boa sorte!
!

Complementando a colega, para ser considerado RM (retardo mental), a pessoa deve preencher critérios de QI (coeficiente intelectual) 70 (pelo DSM) ou abaixo (max. 2 desvios - padrão abaixo da média). Tal QI pode ser obtido através de um teste padronizado de inteligência. Além do QI, é necessário preencher outros critérios, como ter um baixo funcionamento adaptativo em pelo menos duas áreas: comunicação, auto- cuidado, independência, aspectos da vida diária, aprendizado, habilidades sociais... Tal características devem ser observadas antes dos dezoito anos de idade. Há casos, em que a pessoa vai mal em testes de inteligência e nem por isso tenha RM, pois tem habilidades da vida diária e outras habilidades preservadas. Pode ser outra situação como por exemplo, TO (transtorno opositor- o que ocorre muito nos Ambulatórios de Psiquiatria). Por isso, é importante observar e avaliar bem todos os critérios.

Espero ter contribuído.

Att,

Marlene Galdino.
Importante destacar que o diagnóstico de Deficiência Intelectual ou Retardo Mental é importantíssimo para diferenciar outros transtornos do Neurodesenvolvimento como Autismo , Transtornos específicos de Aprendizagem e de Comunicação, por exemplo. Pode manifestar-se sozinho ou acompanhado.
Os aspectos de desenvolvimento típico para a idade não acompanham o que seria considerado um crescimento padrão, podendo apresentar sofrimento da pessoa ou familiares. Necessário identificar falsos retardos, como deficiências visual e auditiva, entre outros aspectos organicos.