Minha irmã tem mais de 40 anos e se comporta como adolescente, isso e retardo mental? O que fazer qu

24 respostas
Minha irmã tem mais de 40 anos e se comporta como adolescente, isso e retardo mental? O que fazer que especialista procurar? Existe algum exame? Ela gosta de está entre os adolecentes.
Prezado(a), esse comportamento não necessariamente presume um déficit a nível orgânico. Pode ser fruto de um comportamento para chamar atenção ou, talvez, interagir com pessoas com quem ela se sente familiarizada. O que devemos levar em conta é tentar discernir essa como uma questão que suscita a você ou a ela. Por este fato aconselho que busque por análise para que possa discorrer acerca desse incômodo. Certamente, se esbarrará em questões iminentemente suas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80

Uma avaliação neuropsicológica ajuda a investigar os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais de uma pessoa. Porém, seria ideal ter mais informações sobre a sua irmã. Te oriento a procurar ajuda de um psicólogo, (como a colega ressaltou), caso isso gere desconforto para você.
Acredito que são vários fatores a serem analisados. Este comportamento sempre foi assim ou iniciou de um tempo pra cá? Sua irmã se incomoda com isso?
Esse comportamento prejudica a ela ou a alguém?
Veja também se isso incomoda você, se sim, seria bom conversar com um psicólogo para verificar porque isso está lhe aborrecendo.
Espero ter ajudado. Um abraço!
Olá!
Inicialmente o mais indicado é procurar um neuropsicólogo para uma avaliação. Um abraço.
Se eu puder fazer uma pequena contribuição para responder às suas perguntas, farei apenas um acréscimo. Inicialmente, eu reafirmo o que as colegas disseram anteriormente e acrescento que há uma questão fundamental para o caso da sua irmã que é a seguinte: antes de qualquer trabalho terapêutico com ela, é necessário saber se ela sofre com esse comportamento, porque se ela não se incomodar com isso, é improvável que o comportamento dela mude. No entanto, mesmo que o comportamento dela não possa ser trabalhado, provavelmente, o seu incômodo com o comportamento dela poderá, caso você queira iniciar uma análise com um psicanalista.
Espero poder ter ajudado um pouco a esclarecer suas questões. Um grande abraço!
Com a apenas essas informações não é possível afirmar nada,pois para que ela seja diagnósticada com algum problema cognitivo são necessários várias alterações no comportamento,dificuldades de compreensão,entre outros. E como muitos colegas enfatizaram,e de que se ela tem plena consciencia do que faz e isso não gera sofrimento nela,mas sim incomodo em você,seria importante conversar com um psicólogo para compreender o por que esses comportamentos te afetam tanto.Dúvidas fico a disposição.
olá!
Sua pergunta precisa de bem mais detalhes. Concordo com demais colegas que pontuaram muitas coisas importantes. Seria um problema com ela? Não se saberá se ela não consultar um especialista. Seria um problema com você de estar tão incomodada? Também não dá para se saber sem melhores explicações. Somente uma visita a um psicólogo é que se poderá ter uma resposta mais assertiva. Abraços.
Olá! Esse comportamento, não necessariamente caracteriza algum tipo de retardo ou distúrbio, precisaria de muito mais detalhes. Mas como o colega acima colocou; a quem incomoda esse comportamento? Aconselho a buscar ajuda de terapia, para melhor entender essa questão que você coloca e caso, venha se configurar distúrbios neurológico, a própria profissional a encaminhará.
Olá boa noite. Qualquer pontuação prévia poderia ser leviana. Mas como colegas questionam acima, a quem incomoda, quais os prejuízos, entre outras devem ser feitas. Um profissional de psicologia, e o processo de terapia, seriam fundamentais para sanar e tratar o assunto.
Olá, o comportamento de sua irmã a incomoda e causa sofrimento e vergonha, te causando alguma angustia? Caso sim, o ideal seria você procurar ajuda de um psicólogo para trabalhar essas questões em você, pois caso sua irmã não se incomode com o próprio comportamento dificilmente ira muda-lo, visto que esse comportamento não caracteriza um retardo mental. Se cuide e forte abraço.
Sim, caso a sua irmã apresente prejuízo nas relações dela, vocês podem procurar o trabalho de avaliação psicológica para encontrar uma hipótese diagnóstica e então pensar o tratamento mais adequado. Também te convidaria a refletir em como acolher a sua irmã nas diferenças que ela apresenta, já que imagino que ela possa enfrentar preconceitos por fugir ao desenvolvimento esperado para a sua idade. Penso que seria interessante você trabalhar os efeitos que a diferença da sua irmã te colocam, dessa forma você poderá abrir espaço interno para estar com ela dentro do que for possível pra vocês! Grande abraço
Olá; esse único dado não é o suficiente para realizar um diagnóstico. Todavia, é importante esclarecer se a sua irmã identifica alguma questão relacionada ao comportamento dela? De acordo com a percepção dela estes comportamentos causam sofrimento? Caso, a resposta seja sim para alguma destas perguntas, ela poderá procurar por um psicólogo para compreender melhor a questão.
Olá! Apenas com isso, é pouco para fechar um diagnóstico. Eu sugiro procurar uma avaliação psicológica ou, se preferir, o trabalho de um psicólogo para identificar o porquê ela se comporta assim e se existe algo nessas relações com os adolescentes que favorecem esse comportamento. Fique tranquilo, eu penso que apenas com essa informação não dá para dizer que ela tem algum prejuízo na inteligência ou algo do tipo, parece ser algo que pode ser mudado em terapia. Abraços!
Olá! Veja, esse comportamento isolado não indica qualquer prejuízo cognitivo, podemos interpretar essa questão de várias outras maneiras que não necessariamente algum déficit. Seria legal que ela procurasse auxílio de um profissional, importante ressaltar que esse psicólogo acompanhará o desenvolvimento sócio-emocional da mesma, assim como tratará as questões que ela levar, não necessariamente as que possam incomodar você.
Boa tarde!
As informações que você passa são insuficientes para uma analise do caso, porém um (a) neuropsicólogo (a) poderá fazer esta avaliação, caso sua irmã concorde em fazê-la.
Talvez neste momento fosse importante você buscar ajuda psicológica diante desta possível angústia que experimenta nesse momento, terapeutizada você poderá auxiliar de forma mais eficiente.
Muito boa sorte,
Abraço.
Olá! O comportamento da sua irmã não é necessariamente, um retardo mental. Pode ser que ela se identifique com questões ligadas à adolescência, ou pode ainda não ter completado seu desenvolvimento psicológico de forma adequada. Uma consulta com um psicólogo poderá ajudar na melhor forma de encaminhamento desta paciente. Obgda e tenha uma ótima semana!
A sua pergunta traz alguns questionamentos como: se esse comportamento da sua irmã tem trazido prejuízos a ela, se ela se coloca em algum tipo de risco, se ela tem capacidade de crítica com relação a isso...são questões importantes que devem ser levadas em conta para pensar no encaminhamento e como lidar com essa situação. Sua preocupação é bastante pertinente. Acredito que deve gerar ansiedade e preocupação. Se houver necessidade, busque orientação profissional para lhe dar suporte.
Olha, vou buscar entender o sentido da sua pergunta, mas, se o que você está querendo dizer é que a sua irmã não se comporta de acordo com a idade dela, isso não significa necessariamente que haja um quadro de retardo. Já ouviu falar sobre os adultescentes (adultos adolescentes)? Pois é, hoje nós vemos muitos adultos com dificuldade para amadurecer e assumir responsabilidades na vida. Não sei se é esse o caso da sua irmã. Se for isso, seria importante você tentar entender porque isso te incomoda e afeta tanto. Isso diz mais sobre você do que ela. Busque refletir com carinho. Se quiser aprofundar mais, vai ser um prazer ajudar. Fique bem!
Olá, o comportamento descrito não necessariamente indica algum tipo de transtorno ou déficit mental. É necessário uma avaliação detalhada. É importante saber se este comportamento incomoda mais você do que ela. Independentemente dela procurar ajudar, você também pode buscar orientação para compreender o quadro e lidar melhor com a demanda. Boa sorte.
Olá! Nesse caso, devemos observar se o fato de sua irmã se comportar assim tem trazido prejuízos a ela e a sua família. Claro que não se pode concluir o que estaria acontecendo aqui, se esse caso requer ou não uma avaliação. Sendo assim, seria interessante perceber se isso a afeta, tem trazido consequências preocupantes para o desenvolvimento dela. Qualquer dúvida estou à disposição!
Para ver a sua irmã na luz que lhe cabe, lembre-se que em geral a sociedade, na cultura presente, procura infantilizar as mulheres. Que tenha muitas mulheres que disso escapam, muda nada para aquelas que não escapam. O modo de base que é copiado por estas pessoas é o charme supostamente inofensivo da criança. Inclusive, se com 40 anos ela não está casada ou relacionada , ela tem um grande problema que, em parte, deve ser inconsciente pois raramente se fala da vergonha de não ter sido "aceita" por um homem de classe. Assim, ela pode ser nada mais do que que a vítima da opressão da mulher e não soube se defender suficientemente. Pelo contrário, para viver tranquila, assumiu o papel da personalidade minimizada ativamente. Tal comportamento, sendo exagerado, pode parecer uma caricatura. Recomendo você se interessar pela literatura que existe a respeito do papel da mulher na sociedade de hoje, para talvez poder fazer propostas concretas a ela de como assumir responsabilidades, inclusive para si mesma. Ela vai procurar fogir, mas se você entendeu bem, quem sabe ela vai desenvolver confiânça para um novo ponto de vista. Se fôr necessário, procure a conversa com um@ especialista de psicoterapia feminina.
A orientação é buscar um especialista para avaliação, sim, tem métodos , testes, para avaliar se tem algum comprometimento cognitivo.
Não, isso não é retardo mental. O comportamento da sua irmã pode ser um sintoma de algum transtorno mental, como depressão, ansiedade ou transtorno de personalidade. O primeiro passo é procurar um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, para avaliar a saúde mental da sua irmã. O psiquiatra pode prescrever medicamentos, se necessário, e o psicólogo pode ajudar a tratar os sintomas com terapia. Um psicanalista pode ajudar a entender as causas do comportamento da sua irmã e ajudá-la a lidar com elas. Existem vários exames que podem ser usados para avaliar a saúde mental, como testes de personalidade, testes de inteligência e testes de humor.
O que comumente chamamos de retardo mental envolve um déficit intelectual, o qual precisa de testes para ser apurado. O fato de ela gostar de estar com adolescentes, isoladamente, não poderia ser relacionado. Busque um neuropsicólogo para avaliação. Abraço