Quais os sistemas orgânicos que são influenciados com a Ventosaterapia?

11 respostas
Quais os sistemas orgânicos que são influenciados com a Ventosaterapia?
Na Medicina Tradicional Chinesa existe a teoria do Zang Fu (sistema de órgãos e vísceras) que quando em desarmonia causam a doença. Os Zang Fu são: fígado-vesícula biliar, pulmão-intestino grosso, rim-bexiga, coração-intestino delgado, baço pâncreas-estômago. A ventosaterapia é muito utilizada para relaxar os músculos, eliminar tensão muscular, melhorar a oxigenação dos tecidos e regular o pH. Quando utilizadas nos pontos de acupuntura, tem a função de eliminar a estase de sangue e energia dos órgãos correspondentes.

Espero ter ajudado, abs

A ventosaterapia pode atuar em órgãos do nosso corpo dependendo dos pontos onde são colocadas. Na região das nossas costas, temos pontos de acupuntura que correspondem aos órgãos e vísceras como: coração, intestinos, pulmões, estômago, baço, fígado, vesícula biliar, rim, bexiga. Portanto, enquanto a ventosa alivia a dor local, atua também equilibrando a saúde dos órgãos do organismo.
Na biomedicina/medicina ocidental a ventosaterapia é utilizada principalmente para melhorar a circulação sanguínea, promover o relaxamento e a liberação do músculo e da fáscia (tecido que recobre o músculo).
Já na medicina tradicional chinesa, ela atua principalmente nos meridianos do Zang Fu Rim e Bexiga. No estudo da acupuntura esses meridianos são canais de energia formados por diversos pontos que apresentam diferentes indicações clínicas e energéticas, portanto atua em diferentes sistemas orgânicos.
TODO O CORPO RECEBERÁ UM ALIVIO IMEDIATO

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a estagnação do sangue nos músculos das costas e das articulações é considerada uma das principais causas de doenças e problemas de saúde. Conhecida há milhares de anos no Oriente e reconhecida pela ciência médica moderna, a técnica chinesa que utiliza ventosas (sucção) passou cada vez mais a ser recomendada em todo o planeta para o combate de dores e enfermidades relacionadas a este quadro de saúde.
Dentre os muitos órgãos do corpo humano, a pele possui uma série de funções essenciais. Auxilia, por exemplo, a proteção do organismo, como também absorve fatores externos patógenos e toxinas produzidas pelos alimentos.
O estímulo das ventosas é realizado neste órgão, o maior do corpo, pois este contém muitos vasos sanguíneos e líquidos orgânicos, além de atingir sistemicamente tecidos conectivos, músculos e terminações nervosas. As ventosas, em contato com a pele e os tecidos subcutâneos, ativam a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue) nos meridianos, produzindo analgesia e eliminam agentes prejudiciais ao equilíbrio do corpo.
A Ventosoterapia é excelente para auxiliar na circulação sanguinea. E com o aumento da circulação há também aumento da imunidade, um aquecimento dos orgãos internos e aumento da energia.
Há também um beneficio no relaxamento dos musculos reduzindo as dores musculares.
Esta técnica é cercada de dúvidas quanto à sua real eficácia.

Estudos sobre ventosaterapia são realizados com maior frequência na China, feitos por instituições voltadas para a disseminação e defesa das medicinas alternativas (o que pode trazer um importante viés).

A quantidade de erros técnicos e sistemáticos dos resultados obtidos nos estudos costuma ser bastante importante.
Logo, ainda não existe qualquer evidência de que a ventosaterapia é eficaz para QUALQUER tipo de tratamento.
Olá!
É possível promover a homeostase do organismo como um todo através da aplicação de ventosas.
Cada região escolhida corresponde a um ponto de Acupuntura, que por sua vez se relaciona com nossos órgãos e vísceras.

Por isso é necessário realizar um diagnóstico correto com profissional Acupunturista, que irá analisar seu pulso, sua língua e realizar uma anamnese completa, para tratar a raiz e o sintoma do problema.

Espero ter ajudado!
A ventosaterapia é uma excelente técnica da MTC Medicina Tradicional Chinesa. Ela trata diversas áreas do corpo trazendo relaxamento muscular e consequentemente alivio das dores.
A ventosoterapia é uma técnica terapêutica aplicada com copos de vidro que ocasiona vácuo e faz uma sucção local na pele e promove um descongestionamentos de órgãos e sistemas trazendo uma analgesia. Esta técnica é utilizda há milhares de anos pelos egipcianos, chineses, gregos e romanos e dependendo onde são colocados em pontos da marmoterapia nas costas e aliviando órgãos e vísceras, como coração, intestino, pulmões, estômago, baço, fígado, vesícula biliar, rim e bexiga. De acordo como é aplicada traz alivios para as dores.
Fico à disposição .
Abraços,
Olá, tudo bem?
A ventosaterapia, uma prática utilizada em medicinas tradicionais como a chinesa, é frequentemente considerada para influenciar diversos sistemas orgânicos. Alguns dos efeitos incluem:
Circulação Sanguínea: A aplicação das ventosas melhoram o fluxo sanguíneo local.
Sistema Linfático: A técnica facilita a drenagem linfática.
Sistema Muscular: A ventosaterapia é frequentemente usada para aliviar a tensão muscular.
Sistema Energético (Qi): Na medicina chinesa, a prática visa equilibrar o fluxo de energia vital (Qi) ao longo dos meridianos.
Espero ter ajudado!