Quais são os desafios no diagnóstico ou identificação da Disforia Sensível à Rejeição (RSD) em pesso

2 respostas
Quais são os desafios no diagnóstico ou identificação da Disforia Sensível à Rejeição (RSD) em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
O diagnóstico ou identificação da Disforia Sensível à Rejeição em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual enfrenta desafios porque muitas das manifestações da RSD se expressam por comportamentos observáveis, como choro, irritabilidade, explosões, retraimento ou recusa em participar de atividades, e não por relatos verbais claros do sofrimento emocional. Esses comportamentos podem ser confundidos com limitações cognitivas, imaturidade, falta de interesse ou problemas de adaptação, mascarando a intensidade da dor emocional. Além disso, dificuldades de comunicação dificultam que a pessoa explique como se sente, e a percepção de rejeição pode ser interpretada de forma diferente pelos profissionais, familiares ou professores. A identificação exige avaliação cuidadosa do contexto, padrões repetidos de reatividade diante de críticas ou frustrações, e coleta de informações de múltiplos observadores para diferenciar reações emocionais ligadas à RSD das características da deficiência intelectual em si.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O principal desafio é diferenciar reações emocionais intensas próprias da RSD de comportamentos atribuídos à deficiência intelectual. Dificuldades de comunicação, menor capacidade de simbolização emocional e histórico de exclusão social podem mascarar a sensibilidade à rejeição, fazendo com que o sofrimento emocional seja subestimado ou interpretado apenas como limitação cognitiva.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.