Quais são os fármacos mais modernos (maior efeito contra a depressão e menor ocorrência de efeito

9 respostas
Quais são os fármacos mais modernos (maior efeito contra a depressão e menor ocorrência de efeito colaterais contra a depressão TDM disponíveis no mercado hoje em dia?
Dra. Elza Barros
Psicólogo
Pelotas
Os fármacos receitados pelos médicos para a depressão mais usados são a paroxetina, amitriptilina, sertralina e fluoxetina. Eles são receitados após uma avaliação do profissional para ver o que é mais adequado à aquele paciente. Costuma-se indicar uma psicoterapia junto com medicamento para a resolução das causas da depressão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essas dúvidas em consulta psiquiátrica, procedem e as orientações estarão de acordo com seu diagnóstico. Não deixe de consultar e integradamente da bons resultados fazer atendimento psicológico.
Dr. Murilo Ferreira Caetano
Psiquiatra
Goiânia
Tratamento psiquiátrico não é igual a produtos eletrônicos nos quais o mais novo e moderno sempre é melhor. Medicações muito antigas como a amitriptilina são muito eficazes e, em várias pessoas são usados sem efeitos colaterais significativos. O antidepressivo mais novo no Brasil é a vortioxetina (sem contar a lurasidona para depressão bipolar), o que não significa que ela seja melhor. Cada caso é um caso, o psiquiatra precisa de avaliar o diagnóstico de forma individualizada pensando no perfil do paciente, as comorbidades clínicas, o perfil de sintomas (predomínio de insônia ou de hipersonia, de perda de apetite ou ganho de apetite, ansiedade ou desânimo etc). Muitas vezes o efeito colateral é benéfico para o paciente, por exemplo quando o antidepressivo dá sono e a pessoa sofre de insonia, ou quando o antidepressivo aumenta o apetite e a pessoa está muito emagrecida pela ausência de fome da depressão.
 Izabela Rasori Ribeiro
Psicólogo
Manaus
Nós psicólogos não receitemos ante depressivos, apesar de ter entendimento sobre o assunto para poder orientar com relação aos efeitos colaterais.
O mais coerente é procurar um neuro ou psiquiatra. Ele saberá orientar a medicação adequada.
Existe alguns tipos de depressão que só com a terapia, antidepressivo fito terápico, mudanças de hábitos e estilo de vida saudável é possível, remir os sintomas por completo. Sempre que puder evite tomar medição desnecessária para não correr o risco de ficar dependente para o resto da vida. É obvio que terão casos graves, onde não tem outra alternativa. Então a melhor alternativa sempre é começar com consulta Psi
cológica...
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Faz necessário uma avaliação profunda, mas acredito que só os farmacos não é a melhor opção pense na possibilidade de fazer terapia tb.
Att.
Eduardo
 Valdir José Rosolem
Psicólogo
Curitiba
Não existe um melhor medicamento, depende de cada organismo. Recomendo avaliação psicológica e psiquiátrica.
Dra. Esther Araújo
Psicólogo
Brasília
Olá! Eu costumo dizer que cada paciente é um universo. Geralmente quando um psiquiatra prescreve uma medicação, ele avalia o quadro do paciente de forma sistêmica, assim, pode ser que a medicação prescrita não seja a mais moderna, porém a mais eficaz para o contexto daquele indivíduo. Nesse sentido, cabe colocar que, além da medicação, é essencial o acompanhamento psicoterapêutico, para que sejam tratadas as causas da depressão e não somente os sintomas. Abraço. Esther Araújo
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
O psiquiatra avaliará cada paciente e determinará o melhor remédio a tomar devido a seu caso, sintomas. Não existe um ser humano igual a outro, portanto não existe um remédio melhor para todos. Uns podem se dar bem com um muito antigo e outros com muito moderno. E vice-versa. Agora o melhor tratamento para “ os antidepressivos “ modernos é a psicoterapia , ou seja não adianta se medicar com o melhor, moderno e mais caro sem a psicoterapia. Confie em seu psiquiatra . E ele deverá recomendar a psicoterapia sendo um bom profissional .
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Você deve fazer uma consulta psiquiátrica para saber qual a melhor indicação e se realmente necessita. Deves se perguntar porque precisa de tal medicação? Se estiver sentindo depressivo, angustiado ou algum outro transtorno que esteja te incomodando, busque por uma ajuda de cunho psicológico. De repente não é necessário recorrer a usos de medicamentos. Um bom tratamento Psicológico pode te ajudar mais que qualquer medicação e se necessário o próprio profissional te encaminhará a um psiquiatra.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.