Quais são os perigos do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

3 respostas
Quais são os perigos do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
 Matheus Aguiar
Psicólogo
Aracaju
Os pacientes com esse transtorno apresentam mais oscilações emocionais e comportamentos de risco. Isso implica em comportamentos auto-destrutivos e relações mais frágeis com amizade, namoro, família. No entanto não devem ser consideradas como "pessoas perigosas" apenas por conta do diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno da Personalidade Borderline se caracteriza principalmente por uma desregulação das emoções de forma intensa e generalizada, que gera instabilidade das relações interpessoais, autoimagem e afetos. A impulsividade é bastante intensa. Pode haver também raiva intensa e inapropriada com muita dificuldade de controlá-la; sentimento de abandono e vazio, entre outras características.
Com isso, sem o tratamento adequado, há grandes prejuízos a pessoa que tem o transtorno, bem como para as pessoas de sua convivência, que vivem em meio a essa instabilidade emocional e impulsividade. Há risco real de autolesão e tentativas de suicídio, principalmente porque há a presença de atos impulsivos além dos sintomas afetivos.
Cristina Parisi - Psicóloga CRP 20/3393
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) traz riscos significativos para a vida de quem convive com ele, principalmente pelo impacto emocional intenso e instável nos relacionamentos e na autoimagem. Entre os perigos do TPB estão a impulsividade, comportamentos autodestrutivos, automutilação, abuso de substâncias e tentativas de suicídio, além de oscilações de humor extremas e sentimentos crônicos de vazio ou abandono. Essas dificuldades podem prejudicar tanto a qualidade de vida do indivíduo quanto suas relações sociais, familiares e profissionais, tornando fundamental buscar apoio especializado para manejo e tratamento adequados.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2518 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.