“Quais são os principais achados neuropsicológicos associados ao Transtorno de Personalidade Borderl

1 respostas
“Quais são os principais achados neuropsicológicos associados ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), com ênfase em alterações da regulação emocional, do controle inibitório, da cognição social e das funções executivas?”
Oi, é um prazer te ter por aqui.
Os achados neuropsicológicos no TPB mostram um padrão caracterizado por desregulação emocional, prejuízo em controle inibitório, alterações na cognição social e dificuldades em funções executivas. A desregulação emocional se manifesta como hiperreatividade, dificuldade em retornar ao estado basal e sensibilidade extrema a rejeição. Essa instabilidade afeta o desempenho cognitivo, especialmente em tarefas que exigem atenção sustentada, memória de trabalho e tomada de decisão.

O controle inibitório é prejudicado principalmente em contextos emocionais, levando a impulsividade, reações abruptas e dificuldade em conter respostas intensas. A cognição social apresenta vieses interpretativos, dificuldade em mentalização e tendência a conclusões precipitadas sobre intenções alheias.

As funções executivas mostram prejuízos em flexibilidade cognitiva, planejamento e adaptação comportamental. Esses déficits são mais evidentes em situações de estresse, refletindo a interação entre emoção e cognição.

Assim, o TPB apresenta um perfil neuropsicológico complexo, no qual emoção, cognição e comportamento se influenciam mutuamente.
Atenciosamente, Psicólogo Fernando Segundo
@psifernandosegundo
Fernandosegundo.com
Atendimento em psicoterapia e neuropsicologia
On-line e em Vitória-ES
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4230 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.