Quais são os principais sentidos afetados por uma disfunção sensorial?

3 respostas
Quais são os principais sentidos afetados por uma disfunção sensorial?
Dra. Sônia Lopes
Psicólogo
Feira de Santana
Disfunções sensoriais podem afetar desde os sentidos clássicos (visão, audição, tato, olfato, paladar) até sentidos corporais internos (propriocepção e vestibular), causando: Sensibilidades aumentadas ou diminuídas. Distorções e dificuldades na interpretação dos estímulos. Impactos significativos na vida cotidiana e na saúde mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Aline Lana
Psicólogo
Belo Horizonte
O Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) pode se manifestar de várias maneiras, incluindo questões relacionadas à percepção sensorial. Embora não seja uma característica central do transtorno, algumas pessoas com TPB podem relatar experiências sensoriais alteradas, que podem afetar os seguintes sentidos:

Visão: Alterações na percepção visual podem ocorrer, como ver as cores de maneira mais intensa ou perceber imagens de forma distorcida durante momentos de intensa emoção.

Audição: Algumas pessoas podem ter hipersensibilidade a sons ou, em contrapartida, podem sentir que os sons estão abafados, especialmente em situações de estresse.

Tato: A sensibilidade tátil pode ser aumentada ou diminuída. Isso pode levar a uma desconexão entre a sensação física e a emoção, resultando em dificuldades em processar toques ou estímulos físicos.

4. **Paladar e Olfato**: Embora menos comuns, alterações na percepção de sabores e cheiros também podem ser relatadas, influenciando a maneira como a pessoa se relaciona com a comida e o ambiente.

Essas disfunções sensoriais podem contribuir para a instabilidade emocional e a dificuldade em regular as emoções, características comuns no TPB. É sempre importante buscar um profissional de saúde mental para uma avaliação mais detalhada e estratégias de manejo.
A literatura e as pesquisas apontam visão e audição, contudo, se considerarmos o ser humano com um grande receptáculo de sensorial, poderia afirmar que o cérebro passa por um funcionamento alterado e com isso a senso-percepção é alterada. De todo modo, na literatura vai encontrar algo como: Uma disfunção sensorial pode afetar principalmente a visão, audição, tato, paladar e olfato, além dos sistemas vestibular e proprioceptivo. Esses sentidos são responsáveis por processar informações do ambiente e enviar sinais para o cérebro, e uma disfunção pode causar dificuldades na integração e interpretação dessas informações.
Espero ter ajudado. Cordialmente, Domingos Fernandes

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.