Quais são os sinais de falha na reciprocidade socioemocional em mulheres autistas?

3 respostas
Quais são os sinais de falha na reciprocidade socioemocional em mulheres autistas?
Sinais de falha na reciprocidade socioemocional em mulheres autistas podem incluir dificuldade em perceber ou responder a emoções alheias, manter conversas de forma equilibrada, mostrar interesse ou preocupação de maneira que os outros esperam, ou parecer emocionalmente desconectada em algumas situações. Isso não significa falta de empatia, mas diferenças na forma de se expressar e se relacionar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em mulheres autistas, sinais de falha na reciprocidade socioemocional podem aparecer como dificuldade em iniciar ou manter conversas, interpretar sutilezas emocionais, reagir de forma inesperada a demonstrações afetivas ou demorar para responder às necessidades do outro. Muitas vezes, essas dificuldades são mascaradas por esforços conscientes de adaptação, tornando os sinais sutis e facilmente confundidos com timidez ou desinteresse.
 Raquel Aroxa Prudente
Psicólogo, Psicopedagogo
Aracaju
Os sinais de falha na reciprocidade socioemocional em mulheres autistas costumam ser sutis e frequentemente mascarados, aparecendo como dificuldade em iniciar ou sustentar trocas emocionais espontâneas, esforço excessivo para manter conversas (com respostas ensaiadas ou muito racionais), tendência a ouvir sem saber quando ou como responder afetivamente, descompasso no ritmo emocional da interação, dificuldade em compartilhar interesses ou emoções de forma mútua, empatia mais cognitiva do que intuitiva, sensação persistente de “atuar” socialmente e exaustão após interações, além de mal-entendidos frequentes sobre expectativas afetivas; muitas vezes, esses sinais não se manifestam como ausência de interesse pelo outro, mas como alto custo interno para manter a reciprocidade, o que leva a sobrecarga emocional e retraimento ao longo do tempo.

Especialistas

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Fabíola Carmen Souto Maior

Fabíola Carmen Souto Maior

Psicopedagogo

Bezerros

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.