Quais são os sinais de que o uso de tecnologia digital está prejudicando o bem-estar de uma pessoa ?

3 respostas
Quais são os sinais de que o uso de tecnologia digital está prejudicando o bem-estar de uma pessoa ?
O uso excessivo da tecnologia digital pode comprometer o bem-estar de uma pessoa quando surgem sinais como dificuldades para dormir, irritabilidade ao se desconectar, queda de concentração, isolamento social e negligência de responsabilidades cotidianas. Além disso, a exposição constante às redes sociais pode gerar comparações negativas e afetar a autoestima, enquanto o uso prolongado de dispositivos pode levar a sintomas físicos como dores de cabeça ou musculares. Quando esses comportamentos se tornam recorrentes e começam a impactar negativamente a vida pessoal, social ou profissional, é importante buscar suporte psicológico para reorganizar hábitos e promover um uso mais equilibrado da tecnologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
Quando o uso da tecnologia começa a prejudicar o bem-estar, alguns sinais podem aparecer: dificuldade para dormir, irritabilidade ao se desconectar, sensação constante de comparação nas redes sociais, afastamento de relações presenciais, queda na produtividade ou uso excessivo como fuga de sentimentos difíceis

Esses sinais merecem atenção — e não julgamento

A psicoterapia pode ajudar a compreender esses padrões, resgatar o equilíbrio e reconstruir uma relação mais saudável com o mundo digital e consigo mesmo(a)

Do ponto de vista da psicanálise e das neurociências, o sinal mais importante não é o tempo de tela, mas quando a tecnologia deixa de servir à vida psíquica e passa a organizá-la, substituindo a capacidade de sentir, pensar e se relacionar.
O uso de tecnologia digital pode estar prejudicando o bem-estar quando passa a interferir no sono, no corpo e na atenção; empobrece vínculos e a vida emocional; passa a ser usada para evitar sentimentos, gera perda de controle e dependência.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.