Quais são os sintomas de sentimentos reprimidos? .

4 respostas
Quais são os sintomas de sentimentos reprimidos? .
Dra. Valéria Bezerra
Psicólogo
João Pessoa
Olá, os sentimentos indicam para nós que alguma coisa está acontecendo, por isso, é importante compreender a causa do sentimento, quando não entendemos nossas emoções elas podem nos prejudicar. O nosso corpo pode dar alguns sinais quando reprimimos os sentimentos, como: sinais físicos sem explicação orgânica, como: dor muscular, dor de cabeça, ânsia de vomito, inquietação, além de sintomas psicológicos medos, insegurança, autocobrança, pensamentos acelerados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, espero que você esteja bem. Os sintomas de alguém que reprime os sentimentos pode variar muito e por isso se faz necessário que um profissional como um psicólogo investigue isso de forma adequada para compreender sua causa, função, entre outros, essa investigação é extensa e deve ser feita com cuidado, muitas vezes o psicólogo pode acabar fazendo encaminhamentos para outros profissionais, para confirmar ou descartar hipóteses. Bom dito isso posso trazer alguns exemplos de sintomas como dores de cabeça, problemas digestivos, tensão muscular, fadiga, excesso e persistência de ansiedade, irritabilidade, tristeza, dificuldade de concentração, isolamento social, entre outros. Espero ter conseguido te ajudar, caso ainda reste duvidas ou você queira fazer atendimento psicológico pode entrar em contato comigo, fico a disposição.
 Nathan Caetano Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Quando falamos de sentimentos reprimidos, nos referimos a conteúdos psíquicos que foram afastados da consciência porque causam desprazer ou não encontram espaço para serem expressos. Essa repressão na psicanálise chamamos de recalque, pode estar relacionada tanto à história de vida do sujeito quanto às suas relações atuais. Como consequência, esses sentimentos retornam de forma indireta, aparecendo em sintomas que tentam dar um sentido ao que não pôde ser dito ou elaborado. Esses sintomas podem se manifestar como ansiedade, angústia, tristeza sem causa aparente, dificuldades nos relacionamentos, somatizações ou até mesmo repetições de comportamentos que o sujeito não consegue explicar, sendo tudo isso, de forma inconsciente.
Falar sobre esses sentimentos e compreender é fundamental para dar significado, construindo uma base mais sólida para lidar com o que estava reprimido.
 Rafael Magalhães
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Quando falamos em sentimentos reprimidos, estamos nos referindo a emoções que, por algum motivo, não foram expressas ou reconhecidas no momento em que surgiram. Isso pode se manifestar de várias formas no dia a dia. Alguns sinais comuns são:

Sintomas físicos: tensão muscular, dores de cabeça, problemas digestivos ou cansaço constante.

Sintomas emocionais: irritabilidade, ansiedade, tristeza “sem motivo aparente” ou explosões emocionais desproporcionais.

Comportamentos: dificuldade de se abrir com os outros, evitar situações que podem despertar emoções, ou sentir-se desconectado de si mesmo.

Relações: ter a sensação de não conseguir se expressar plenamente, guardar ressentimentos ou sentir que carrega um “peso” emocional.

É importante lembrar que cada pessoa vive isso de um jeito único. A psicoterapia pode ser um espaço seguro para identificar esses sentimentos, compreendê-los e encontrar formas mais saudáveis de lidar com eles

Especialistas

Luiz Carlo Lima da Silva

Luiz Carlo Lima da Silva

Psicólogo

Goiânia

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.