Quais são os tipos de Transtornos de neurodesenvolvimento ?
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Quais são os tipos de Transtornos de neurodesenvolvimento ?
Olá, os principais são:
Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual)
Déficits nas funções intelectuais e no funcionamento adaptativo (vida social, acadêmica e prática).
Transtornos da Comunicação
Transtorno da linguagem
Transtorno da fala
Transtorno da comunicação social (pragmática)
Transtorno de fluência (gagueira)
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Déficits na comunicação e interação social, além de comportamentos restritos, repetitivos e interesses fixos.
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento.
Transtornos Específicos da Aprendizagem
Dificuldades específicas nas habilidades acadêmicas:
Dislexia (leitura)
Discalculia (matemática)
Disgrafia (escrita)
Transtornos Motores
Transtorno do desenvolvimento da coordenação (dispraxia)
Transtorno de movimentos estereotipados (movimentos repetitivos, aparentemente sem função)
Transtornos de tiques, incluindo:
Síndrome de Tourette
Tique motor ou vocal persistente
Tique transitório
Outros transtornos do neurodesenvolvimento
Condições não especificadas, que não se encaixam claramente nas categorias anteriores, mas que comprometem o desenvolvimento.
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Os transtornos do neurodesenvolvimento incluem deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, TDAH, transtornos específicos de aprendizagem e transtornos motores. Todos impactam o desenvolvimento cognitivo, social ou motor da criança.
Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Transtornos da Comunicação (linguagem, fala, fluência, comunicação social),Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos Específicos da Aprendizagem (leitura, escrita, matemática),Transtornos Motores (coordenação, tiques, movimentos estereotipados).
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são condições que se manifestam na infância e afetam o desenvolvimento cognitivo, motor, comportamental e social. Costumam ter início nos primeiros anos de vida e podem impactar significativamente o funcionamento diário.
Segundo o DSM-5 ( Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os principais transtornos que fazem parte desse grupo são:
-Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI): envolve limitações no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas, com início precoce.
-Transtornos da Comunicação: afetam a fala, linguagem e comunicação social. Incluem transtorno da linguagem, transtorno fonológico, gagueira e transtorno da comunicação social (pragmática).
-Transtorno do Espectro Autista (TEA): caracterizado por dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento restritos e repetitivos.
-Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): marcado por desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade que interferem no desempenho acadêmico e social.
-Transtornos Específicos de Aprendizagem: envolvem dificuldades persistentes em habilidades escolares básicas como leitura (dislexia), escrita (disgrafia) e matemática (discalculia).
-Transtornos Motores: incluem o transtorno do desenvolvimento da coordenação, movimentos estereotipados e transtornos de tiques, como a Síndrome de Tourette.
Esses transtornos podem ocorrer de forma isolada ou em conjunto, e a avaliação clínica e neuropsicológica é fundamental para um diagnóstico preciso e planejamento de intervenções adequadas.
Segundo o DSM-5 ( Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os principais transtornos que fazem parte desse grupo são:
-Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI): envolve limitações no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas, com início precoce.
-Transtornos da Comunicação: afetam a fala, linguagem e comunicação social. Incluem transtorno da linguagem, transtorno fonológico, gagueira e transtorno da comunicação social (pragmática).
-Transtorno do Espectro Autista (TEA): caracterizado por dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento restritos e repetitivos.
-Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): marcado por desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade que interferem no desempenho acadêmico e social.
-Transtornos Específicos de Aprendizagem: envolvem dificuldades persistentes em habilidades escolares básicas como leitura (dislexia), escrita (disgrafia) e matemática (discalculia).
-Transtornos Motores: incluem o transtorno do desenvolvimento da coordenação, movimentos estereotipados e transtornos de tiques, como a Síndrome de Tourette.
Esses transtornos podem ocorrer de forma isolada ou em conjunto, e a avaliação clínica e neuropsicológica é fundamental para um diagnóstico preciso e planejamento de intervenções adequadas.
Ei...
• - De acordo com a Organização Mundial da Saúde na Classificação Internacional de Doenças de Janeiro de 2025 os tipos são: Transtornos do neurodesenvolvimento
6A00 Transtornos do desenvolvimento intelectual;
6A01 Transtornos do desenvolvimento da fala ou da linguagem;
6A02 Transtorno do espectro autista;
6A03 Transtorno do desenvolvimento da aprendizagem;
6A04 Transtorno do desenvolvimento da coordenação motora;
6A05 Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
6A06 Transtorno de movimento estereotipado;
8A05.0 Tiques primários ou transtornos do tique;
6E60 Síndrome do neurodesenvolvimento secundária;
6A0Y Outros transtornos do neurodesenvolvimento especificados;
6A0Z Transtornos do neurodesenvolvimento não especificados;
- Caso queira nos mandar mais detalhes e perguntas, ficarei feliz em responder.
Abraços
• - De acordo com a Organização Mundial da Saúde na Classificação Internacional de Doenças de Janeiro de 2025 os tipos são: Transtornos do neurodesenvolvimento
6A00 Transtornos do desenvolvimento intelectual;
6A01 Transtornos do desenvolvimento da fala ou da linguagem;
6A02 Transtorno do espectro autista;
6A03 Transtorno do desenvolvimento da aprendizagem;
6A04 Transtorno do desenvolvimento da coordenação motora;
6A05 Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
6A06 Transtorno de movimento estereotipado;
8A05.0 Tiques primários ou transtornos do tique;
6E60 Síndrome do neurodesenvolvimento secundária;
6A0Y Outros transtornos do neurodesenvolvimento especificados;
6A0Z Transtornos do neurodesenvolvimento não especificados;
- Caso queira nos mandar mais detalhes e perguntas, ficarei feliz em responder.
Abraços
Ola boa noite, Os principais transtornos do neurodesenvolvimento incluem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), os Transtornos de Aprendizagem (como dislexia e discalculia), Transtornos da Comunicação e Transtornos Motores, como a dispraxia
Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual)
Transtornos da Comunicação
Transtorno da linguagem
Transtorno da fala
Transtorno da fluência (gagueira)
Transtorno da comunicação social (pragmática)
Transtorno da comunicação não especificado
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Transtornos Específicos da Aprendizagem
Dislexia (dificuldade na leitura)
Disortografia (dificuldade na escrita)
Discalculia (dificuldade com números e matemática)
Transtornos Motores
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Transtorno de Movimentos Estereotipados
Transtornos de Tiques
Tique transitório
Tique persistente (crônico) motor ou vocal
Síndrome de Tourette
Transtornos da Comunicação
Transtorno da linguagem
Transtorno da fala
Transtorno da fluência (gagueira)
Transtorno da comunicação social (pragmática)
Transtorno da comunicação não especificado
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Transtornos Específicos da Aprendizagem
Dislexia (dificuldade na leitura)
Disortografia (dificuldade na escrita)
Discalculia (dificuldade com números e matemática)
Transtornos Motores
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Transtorno de Movimentos Estereotipados
Transtornos de Tiques
Tique transitório
Tique persistente (crônico) motor ou vocal
Síndrome de Tourette
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são um grupo de condições que afetam o desenvolvimento do cérebro desde a infância, interferindo em áreas como cognição, linguagem, comportamento, socialização e coordenação motora.
Entre os principais tipos estão: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Transtornos da Comunicação (como o transtorno da linguagem), Transtornos de Aprendizagem (como dislexia e discalculia), Transtornos Motores (como a dispraxia e tiques)...
Esses transtornos podem se manifestar de forma leve a mais severa, e muitas vezes coexistem, o que torna a avaliação cuidadosa ainda mais importante.
Penso que, mais do que saber os nomes, o fundamental é compreender como essas condições impactam a vida da criança — e o que pode ser feito para oferecer suporte real, com respeito ao seu jeito de ser. Nenhum diagnóstico dá conta da pessoa inteira, mas pode ajudar a criar caminhos de cuidado mais ajustados.
Se tiveres dúvidas sobre como funciona esse processo avaliativo, fico à disposição para conversar.
Entre os principais tipos estão: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Transtornos da Comunicação (como o transtorno da linguagem), Transtornos de Aprendizagem (como dislexia e discalculia), Transtornos Motores (como a dispraxia e tiques)...
Esses transtornos podem se manifestar de forma leve a mais severa, e muitas vezes coexistem, o que torna a avaliação cuidadosa ainda mais importante.
Penso que, mais do que saber os nomes, o fundamental é compreender como essas condições impactam a vida da criança — e o que pode ser feito para oferecer suporte real, com respeito ao seu jeito de ser. Nenhum diagnóstico dá conta da pessoa inteira, mas pode ajudar a criar caminhos de cuidado mais ajustados.
Se tiveres dúvidas sobre como funciona esse processo avaliativo, fico à disposição para conversar.
Transtorno Espectro Autista, Transtorno Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtornos de comunicação entre outros
Transtornos do Desenvolvimento Intelectual, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno Específico da Aprendizagem e Transtornos Motores.
1. Transtorno de desenvolvimento intelectual
O transtorno do desenvolvimento intelectual se manifesta por meio de déficits de capacidades mentais genéricas, como:
Raciocínio
Solução de problemas
Planejamento
Pensamento abstrato
Juízo
Aprendizagem acadêmica
Aprendizagem pela experiência
O comprometimento destas habilidades faz com que a pessoa não atinja padrões de independência pessoal e participação social em uma ou mais situações do dia a dia.
Dentro desse transtorno de neurodesenvolvimento, há a categoria de atraso global do desenvolvimento. Este diagnóstico é atribuído a pessoas que não atingem os marcos esperados em diferentes áreas do funcionamento intelectual.
Além de origem genética, o transtorno do desenvolvimento intelectual pode ser uma consequência de alguma lesão, como um traumatismo craniano.
2. Transtornos de comunicação
Os transtornos de comunicação são divididos em 4 categorias:
Transtorno de linguagem
Transtorno de fala
Transtorno de comunicação social
Transtorno de fluência com início na infância
3. Transtorno do espectro autista (TEA)
Uma pessoa com TEA apresenta déficits de comunicação e interação social em diferentes contextos, junto a padrões repetitivos de comportamento, interesses e atividades. O diagnóstico baseia-se na manifestação clínica desses déficits combinados às ações repetitivas.
4. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
O TDAH é definido a partir de níveis prejudiciais de desatenção, desorganização ou hiperatividade-impulsividade. Quem apresenta esse transtorno de neurodesenvolvimento, de uma forma geral, não consegue permanecer muito tempo em uma tarefa, parece não ouvir as outras pessoas e perde os materiais escolares com frequência.
No caso da hiperatividade, a criança fica inquieta, não consegue ficar sentada muito tempo e se intromete nas atividades dos outros colegas.
Geralmente, uma criança com TDAH apresentar também um distúrbio específico de aprendizagem, pois é comum a ocorrência de mais de um transtorno de neurodesenvolvimento no mesmo indivíduo.
5. Transtorno específico de aprendizagem
Os transtornos específicos de aprendizagem são caracterizados por déficits na capacidade de perceber ou processar informações. Geralmente, eles se manifestam no início da idade escolar, em dificuldades de leitura, escrita ou matemática.
Os transtornos específicos de aprendizagem mais comuns são:
Dislexia: termo geral que engloba distúrbios de leitura, matemática, ortografia, expressões escritas ou manuscritas, compreensão ou uso da linguagem verbal ou não verbal.
Dislexia fonológica: incapacidade de decodificação de sons.
Dislexia superficial: dificuldade em reconhecer as formas e estruturas das palavras, ou seja, de reconhecer a palavra pela rota lexical.
Disgrafia: dificuldades de caligrafia, no traçado e na forma das letras.
Discalculia: dificuldade de solucionar questões, estimar quantidades, memorizar números e reconhecer padrões.
Anarritmia: dificuldade de formar conceitos básicos e adquirir aptidões de computação.
Afasia anômica ou disnomia: dificuldade de recordar palavras e recuperar informações da memória.
6. Transtornos motores
Os transtornos motores também são divididos em três classes:
Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o indivíduo tem déficits na aquisição e execução de habilidades motoras coordenadas. Ele apresenta uma "falta de jeito" ou lentidão para realizar atividades do dia a dia.
Transtorno do movimento estereotipado: manifesta-se por meio de movimentos repetitivos sem um objetivo, como agitar as mãos, balançar o corpo e bater a cabeça.
Transtornos de tique: podem ser tiques motores ou vocais. Eles são repentinos, rápidos, recorrentes e não ritmados.
O transtorno do desenvolvimento intelectual se manifesta por meio de déficits de capacidades mentais genéricas, como:
Raciocínio
Solução de problemas
Planejamento
Pensamento abstrato
Juízo
Aprendizagem acadêmica
Aprendizagem pela experiência
O comprometimento destas habilidades faz com que a pessoa não atinja padrões de independência pessoal e participação social em uma ou mais situações do dia a dia.
Dentro desse transtorno de neurodesenvolvimento, há a categoria de atraso global do desenvolvimento. Este diagnóstico é atribuído a pessoas que não atingem os marcos esperados em diferentes áreas do funcionamento intelectual.
Além de origem genética, o transtorno do desenvolvimento intelectual pode ser uma consequência de alguma lesão, como um traumatismo craniano.
2. Transtornos de comunicação
Os transtornos de comunicação são divididos em 4 categorias:
Transtorno de linguagem
Transtorno de fala
Transtorno de comunicação social
Transtorno de fluência com início na infância
3. Transtorno do espectro autista (TEA)
Uma pessoa com TEA apresenta déficits de comunicação e interação social em diferentes contextos, junto a padrões repetitivos de comportamento, interesses e atividades. O diagnóstico baseia-se na manifestação clínica desses déficits combinados às ações repetitivas.
4. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
O TDAH é definido a partir de níveis prejudiciais de desatenção, desorganização ou hiperatividade-impulsividade. Quem apresenta esse transtorno de neurodesenvolvimento, de uma forma geral, não consegue permanecer muito tempo em uma tarefa, parece não ouvir as outras pessoas e perde os materiais escolares com frequência.
No caso da hiperatividade, a criança fica inquieta, não consegue ficar sentada muito tempo e se intromete nas atividades dos outros colegas.
Geralmente, uma criança com TDAH apresentar também um distúrbio específico de aprendizagem, pois é comum a ocorrência de mais de um transtorno de neurodesenvolvimento no mesmo indivíduo.
5. Transtorno específico de aprendizagem
Os transtornos específicos de aprendizagem são caracterizados por déficits na capacidade de perceber ou processar informações. Geralmente, eles se manifestam no início da idade escolar, em dificuldades de leitura, escrita ou matemática.
Os transtornos específicos de aprendizagem mais comuns são:
Dislexia: termo geral que engloba distúrbios de leitura, matemática, ortografia, expressões escritas ou manuscritas, compreensão ou uso da linguagem verbal ou não verbal.
Dislexia fonológica: incapacidade de decodificação de sons.
Dislexia superficial: dificuldade em reconhecer as formas e estruturas das palavras, ou seja, de reconhecer a palavra pela rota lexical.
Disgrafia: dificuldades de caligrafia, no traçado e na forma das letras.
Discalculia: dificuldade de solucionar questões, estimar quantidades, memorizar números e reconhecer padrões.
Anarritmia: dificuldade de formar conceitos básicos e adquirir aptidões de computação.
Afasia anômica ou disnomia: dificuldade de recordar palavras e recuperar informações da memória.
6. Transtornos motores
Os transtornos motores também são divididos em três classes:
Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o indivíduo tem déficits na aquisição e execução de habilidades motoras coordenadas. Ele apresenta uma "falta de jeito" ou lentidão para realizar atividades do dia a dia.
Transtorno do movimento estereotipado: manifesta-se por meio de movimentos repetitivos sem um objetivo, como agitar as mãos, balançar o corpo e bater a cabeça.
Transtornos de tique: podem ser tiques motores ou vocais. Eles são repentinos, rápidos, recorrentes e não ritmados.
Os transtornos do Neurodesenvolvimento ocorrem na infância e afetam o desenvolvimento cerebral podendo ter impacto em várias áreas como cognição, linguagem, sistema motor e comunicação.
Segundo o DSM 5 TR os transtornos agrupados nessa categoria são: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade,(TDAH), Transtorno do Espectro Autista(TEA), Transtornos Específicos de Aprendizagem, como dislexia e discalculia, Transtornos da Linguagem , Deficiência Intelectual e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
Segundo o DSM 5 TR os transtornos agrupados nessa categoria são: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade,(TDAH), Transtorno do Espectro Autista(TEA), Transtornos Específicos de Aprendizagem, como dislexia e discalculia, Transtornos da Linguagem , Deficiência Intelectual e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
Olá!
Temos os transtornos de aprendizagem (como dislexia, discalculia, disgrafia), deficiência intelectual, o transtorno do espectro autista, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e impulsividade (TDAH), dentre outros.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Temos os transtornos de aprendizagem (como dislexia, discalculia, disgrafia), deficiência intelectual, o transtorno do espectro autista, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e impulsividade (TDAH), dentre outros.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Geralmente manifestam-se na infância ou adolescência. Alguns dos principais incluem:
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Deficiência Intelectual: Limitações significativas no funcionamento intelectual e comportamento adaptativo.
Transtorno de Aprendizagem Específico.
Transtornos do Sono...
Podem ter impacto significativo na vida das pessoas e requerem avaliação, intervenção e atenção de profissionais qualificados.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Deficiência Intelectual: Limitações significativas no funcionamento intelectual e comportamento adaptativo.
Transtorno de Aprendizagem Específico.
Transtornos do Sono...
Podem ter impacto significativo na vida das pessoas e requerem avaliação, intervenção e atenção de profissionais qualificados.
Olá! Os transtornos do neurodesenvolvimento envolvem condições que surgem na infância e afetam o desenvolvimento neurológico, cognitivo e comportamental. Entre os principais tipos, estão:
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
• Transtornos Específicos da Aprendizagem (como dislexia, disgrafia e discalculia)
• Transtornos da Comunicação
• Deficiência Intelectual
• Transtornos Motores (como transtorno de tique e coordenação motora)
Esses transtornos têm origem multifatorial (genética, ambiental e neurológica) e exigem avaliação cuidadosa e intervenções individualizadas. Espero que eu tenha te ajudado!
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
• Transtornos Específicos da Aprendizagem (como dislexia, disgrafia e discalculia)
• Transtornos da Comunicação
• Deficiência Intelectual
• Transtornos Motores (como transtorno de tique e coordenação motora)
Esses transtornos têm origem multifatorial (genética, ambiental e neurológica) e exigem avaliação cuidadosa e intervenções individualizadas. Espero que eu tenha te ajudado!
Os principais transtornos do neurodesenvolvimento incluem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), os Transtornos Específicos da Aprendizagem (como dislexia, disgrafia e discalculia), Transtornos da Comunicação, Transtornos Motores e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
Olá, como vai?
Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que se manifestam precocemente na infância e afetam áreas fundamentais como cognição, linguagem, comportamento motor e habilidades sociais. Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), esses transtornos resultam de alterações no desenvolvimento do cérebro e se expressam de forma diversa em cada indivíduo, podendo interferir significativamente na vida escolar, social e afetiva.
Entre os principais tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, destacam-se o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), caracterizado por impulsividade, desatenção e agitação motora; o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que envolve dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento restritivos ou repetitivos; o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), marcado por limitações significativas no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas; os Transtornos de Comunicação, que incluem dificuldades específicas na linguagem expressiva, receptiva ou na fluência verbal; os Transtornos Específicos de Aprendizagem, como a dislexia, a discalculia e a disgrafia; os Transtornos Motores, como os tiques e a coordenação motora; e os Transtornos do Movimento Estereotipado, que envolvem comportamentos motores repetitivos sem função clara.
Do ponto de vista das neurociências, esses quadros refletem alterações em circuitos neurais específicos, muitas vezes relacionados a fatores genéticos, epigenéticos e ambientais. Já na psicanálise, embora a abordagem não busque classificar rigidamente os sujeitos em categorias diagnósticas, há um interesse genuíno em compreender o modo singular como cada criança responde às suas dificuldades, como elas se inscrevem no seu corpo e na linguagem, e que função essas manifestações assumem na constituição subjetiva.
O diagnóstico adequado e precoce, realizado de forma multidisciplinar, é essencial para orientar intervenções específicas que favoreçam o desenvolvimento global da criança. No Brasil, serviços como o CAPS infantil (Centro de Atenção Psicossocial) são referências importantes no atendimento desses quadros, promovendo o cuidado integral e a inclusão social com base na escuta, no acolhimento e na singularidade de cada caso.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que se manifestam precocemente na infância e afetam áreas fundamentais como cognição, linguagem, comportamento motor e habilidades sociais. Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), esses transtornos resultam de alterações no desenvolvimento do cérebro e se expressam de forma diversa em cada indivíduo, podendo interferir significativamente na vida escolar, social e afetiva.
Entre os principais tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, destacam-se o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), caracterizado por impulsividade, desatenção e agitação motora; o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que envolve dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento restritivos ou repetitivos; o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), marcado por limitações significativas no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas; os Transtornos de Comunicação, que incluem dificuldades específicas na linguagem expressiva, receptiva ou na fluência verbal; os Transtornos Específicos de Aprendizagem, como a dislexia, a discalculia e a disgrafia; os Transtornos Motores, como os tiques e a coordenação motora; e os Transtornos do Movimento Estereotipado, que envolvem comportamentos motores repetitivos sem função clara.
Do ponto de vista das neurociências, esses quadros refletem alterações em circuitos neurais específicos, muitas vezes relacionados a fatores genéticos, epigenéticos e ambientais. Já na psicanálise, embora a abordagem não busque classificar rigidamente os sujeitos em categorias diagnósticas, há um interesse genuíno em compreender o modo singular como cada criança responde às suas dificuldades, como elas se inscrevem no seu corpo e na linguagem, e que função essas manifestações assumem na constituição subjetiva.
O diagnóstico adequado e precoce, realizado de forma multidisciplinar, é essencial para orientar intervenções específicas que favoreçam o desenvolvimento global da criança. No Brasil, serviços como o CAPS infantil (Centro de Atenção Psicossocial) são referências importantes no atendimento desses quadros, promovendo o cuidado integral e a inclusão social com base na escuta, no acolhimento e na singularidade de cada caso.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
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