Quais são os transtornos de personalidade associados a traumas passados?

2 respostas
Quais são os transtornos de personalidade associados a traumas passados?
Antes de tudo, eu gosto de esclarecer o que considero trauma, uma vivência muito ameaçadora ou dolorosa, que ultrapassa a capacidade de lidar naquele momento e pode deixar impactos emocionais e também no corpo.
Em alguns casos, traumas passados podem estar associados a transtornos de personalidade, especialmente Borderline, Evitativa, Dependente e, às vezes, Antissocial.
Ainda assim, é essencial lembrar que trauma não é a única causa, ele funciona como fator de risco, junto com temperamento e ambiente, influenciando o desenvolvimento do quadro.
E um cuidado fundamental: evite se autodiagnosticar. Buscar apoio profissional ajuda a entender sua história com acolhimento, clareza e direcionamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai?
Os traumas precoces, especialmente na infância, podem marcar a constituição do sujeito e favorecer a organização de certos transtornos de personalidade.
Os mais frequentemente associados são:
1- Transtorno de Personalidade Borderline: ligado a traumas de abandono, negligência emocional e relações primárias imprevisíveis, gerando angústia de separação e instabilidade afetiva.
2- Transtorno de Personalidade Narcisista: associado a feridas narcísicas precoces, como falta de reconhecimento, humilhação ou idealização excessiva, levando a defesas grandiosas.
3- Transtorno de Personalidade Antissocial: relacionado a ambientes traumáticos com ausência de limites, violência ou falhas graves na função paterna.
4- Transtorno de Personalidade Evitativa: vinculado a experiências repetidas de rejeição, crítica ou desvalorização, favorecendo retraimento e inibição.
5- Transtorno de Personalidade Dependente: associado a traumas de perda, abandono ou superproteção, dificultando a autonomia psíquica.
Na psicanálise, mais do que o evento traumático em si, considera-se como o trauma foi simbolizado pelo sujeito e quais mecanismos de defesa se estruturaram a partir dessas vivências.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2083 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.