Quais são os tratamentos eficazes para o ciúme associado ao Transtorno de Personalidade Borderline (

2 respostas
Quais são os tratamentos eficazes para o ciúme associado ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
 Bruno Bueno de Castro Setti
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Na psicanálise, não tratamos o ciúme como um sintoma isolado. Nós o entendemos como a expressão de uma angústia muito mais primitiva, que no caso do funcionamento borderline, é a angústia de aniquilamento.

O ciúme ali não é sobre a perda do amor para um terceiro. É sobre o pavor absoluto da desintegração do eu caso o outro, que funciona como um espelho e um suporte vital, desvie o olhar. O outro não é visto como uma pessoa separada, mas como uma parte de si. A ameaça de um rival é a ameaça do próprio desaparecimento.

Portanto, o único tratamento eficaz é a análise ou a psicoterapia de orientação analítica. O trabalho se dá na transferência. O paciente inevitavelmente viverá essa angústia na relação com o analista, sentindo ciúmes do seu tempo, de outros pacientes, do fim de semana.

É nesse campo que podemos trabalhar. A função do analista é sobreviver a esses ataques, oferecer uma presença constante e ajudar o paciente a construir, pela primeira vez, uma noção de si mesmo que não se desfaça na ausência do outro. O objetivo não é curar o ciúme, mas transformar a estrutura que o torna tão devastador.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ciúme associado ao Transtorno de Personalidade Borderline é geralmente tratado de forma psicoterapêutica, focando na regulação emocional e na compreensão dos padrões relacionais. Terapias como a Terapia Comportamental Dialética (DBT) ou a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajudam a pessoa a identificar gatilhos, diferenciar pensamentos e sentimentos de evidências reais e desenvolver estratégias para lidar com inseguranças e medo de abandono. O trabalho terapêutico também envolve reforçar habilidades de comunicação, limites saudáveis e resolução de conflitos. Em alguns casos, quando há ansiedade intensa ou sintomas depressivos concomitantes, medicamentos podem ser usados de forma complementar, mas o foco principal é sempre a intervenção psicológica que promova maior equilíbrio emocional e relações mais saudáveis.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2556 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.