Qual a diferença entre autismo leve e autismo de alto funcionamento?

5 respostas
Qual a diferença entre autismo leve e autismo de alto funcionamento?
Hoje o que antes era conhecido como autismo é incluído no diagnóstico de TEA - Transtorno do Espectro Autista. Assim, não haveria diferença clara entre essas denominações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O autismo comumente é pensado como um quadro cujo foco são os problemas no processo de aprendizagem e nos comportamentos da pessoa, muitas vezes bastante afetados. No entanto, é preciso considerar que o mais crítico nesses quadros é a maneira como a pessoa realiza suas relações com o outro, com a linguagem e com os objetos do mundo, relações muitas vezes marcadas pela experiência de invasão e estranhamento. A gravidade do caso não depende portanto somente do desempenho em certas atividades (problemas disciplinares e pedagógicos), mas deve ser pensada a partir do sofrimento que emerge na pessoa quando diante dessas interações.
Olá, o transtorno do espectro autista é uma condição que reflete em prejuízos sociais (dificuldade nos contatos) e comportamentos repetitivos e estereotipados. É comum encontrarmos pessoas com Autismo e deficiência intelectual, mas não é regra. Há aqueles em um quadro leve, que possuem menos prejuízos sociais e o intelectual não está comprometido e também há aqueles de alto funcionamento, ou seja, possuem uma alta habilidade em algum aspecto, seja na área de exatas, artística, musical, esportiva, etc.
Depende do grau de comprometimento cognitivo, motor, comprometimento na linguagem,não verbal, verbal, etc...
Nível 1:dificuldade de planejamento e organização dificuldade em começar novas atividades, tentativas de comunicação mal sucedida. Necessita de apoio
Nível 2:deficit grave na comunicação verbal e não verbal, limitação em interação social ...Necessita de apoio substancial.
Nível 3:Tudo que tem no 1 e 2, só que de forma mais acentuada, com necessidade de apoio muito substancial.
a classificação de acometimento, se é leve, moderado ou severo, não tem a ver com o rendimento intelectual, geralmente são dois aspectos separados, apesar do grau de acometimento poder vir a interferir, claro, no rendimento intelectual, mas não necessariamente.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Caroline Dias

Caroline Dias

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 293 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.