Qual a diferença entre psicólogo e psicalnalista ?

14 respostas
Qual a diferença entre psicólogo e psicalnalista ?
Sim, apesar de ambos estudarem a psique humana. A principal distinção entre esses profissionais é a sua formação. O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise. Ter uma graduação é requerimento para se especializar em psicanálise, por isso, psicólogos também podem ser psicanalistas.

Oi. Espero que esteja bem. Psicanalista não precisa necessariamente ser psicólogo e usa ferramentas para estudar o inconsciente humano com a base na livre demanda. O Psicólogo aqui no Brasil é uma profissão regulamentada que precisa de nível superior e registro no conselho de classe. Mas um psicólogo pode tb ser especialista em psicanálise. Então fica as vezes meio confuso a diferença, mas espero ter te ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Complementando o que os colegas disseram, existe uma diferença de abordagens, de métodos e de objetivos. Psicólogos não psicanalistas podem ser comportamentais, humanistas, socio-interacionistas, e outras abordagens. É difícil dizer que profissional é mais indicado para cada caso, porque depende muito de vários fatores, como objetivo do acompanhamento, queixa principal e outros, mas eu diria que o vínculo é um importante fator para o sucesso do acompanhamento.
A principal diferença é que o psicólogo deve ter graduação/faculdade de psicologia, porém, o psicanalista não necessariamente tem graduação/faculdade de psicologia. Vale ressaltar que a psicologia possui várias vertentes teóricas e dentre elas a psicanálise, logo, o não graduado em psicologia que tem formação em psicanalise, não estuda as demais vertentes teórica que norteia o profissional de psicologia.
Psicólogo é o profissional que fez uma graduação. Nessa graduação ele estuda diversas área da psicologia: existencialismo, filosofia, antropologia, sociologia, psicanálise, gestalt, terapia comportamental (minha grade foi assim) Psicólogo pode dar laudos, aplicar teste, trabalhar em instituições de saúde, educacional.

O psicanalista fez a formação em Psicanálise que é um curso livre - dependendo da escola, precisa ou não ter uma graduação, mas pode fazer o curso em Psicanálise qualquer pessoa. O psicanalista estuda apenas essa área, autores como Freud, Klein, Lacan.

O psicólogo pode se especializar em psicanálise, mas tbm em fenomenologia, terapia comportamental. Então tem psicólogo que é psicanalista. E tem psicanalista que só tem o curso em Psicanálise, sem graduação por trás.
Olá! Essa é uma pergunta ótima! Vi que vários colegas já responderam, mas gostaria de contribuir com mais algumas informações...
O psicólogo é o profissional formado em Psicologia, que utiliza métodos científicos para identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento. Através da escuta, o psicólogo vai buscar entender o contexto social e pessoal em que o paciente está inserido, identificando traumas, medos e limitações, ajudando-o na superação de situações difíceis, possibilitando qualidade de vida.
Além da área clínica, o psicólogo pode atuar em várias áreas, como: jurídica, escolar, hospitalar, organizacionais, etc.
Na área clínica, possui várias linhas teóricas, como Cognitivo comportamental, Existencial Humanista, Gestalt, entre outras.

Já a psicanálise, foi desenvolvida por Sigmund Freud, a fim de investigar o inconsciente, através da técnica de associação livre, onde possibilita ao sujeito tornar consciente, o que está inconsciente, ajudando-o na elaboração de emoções e tratamento de transtornos psíquicos.
Para que o profissional seja habilitado a atender como psicanalista, é necessário que ele possua uma graduação (não necessariamente Psicologia ou Psiquiatria), e siga o tripé psicanalítico, que seria: estudo teórico permanente, análise pessoal e supervisão.
A psicanálise busca entender a causa, o por quê de determinado comportamento que normalmente se repete na vida do sujeito.
E eu, sendo psicóloga e psicanalista, acho fascinante!
Olá! A Psicologia é ciência. A Psicanálise não tem comprovação científica. É um estudo criado por um médico Psiquiatra, austríaco no século 19. Psicologia passou por desenvolvimento e comprovação científica de vários colaboradores.
Olá, tem psicólogos que atuam na abordagem psicanalítica, mas há também psicanalistas que não são formados em psicologia, só fizeram um curso específico.
Olá! A psicologia se preocupa com o ambiente, meio social e familiar da pessoa, além do seu comportamento e lhe dá ferramentas para melhorar sua vida através da terapia. Já a psicanálise trabalha com o funcionamento do inconsciente humano, analisando a raiz do trauma, que causa o sintoma e sofrimento psíquico do sujeito. Elas são diferentes na abordagem, mas ambas buscam a qualidade na vida do paciente. Independente do profissional que você busca para te auxiliar nesse processo de mudança, é preciso entender que cuidar da saúde mental é um processo complexo. Não é linear pode ter grandes avanços mas pode ter recaídas durante o percurso, espero ter ajudado, um fraterno abraço!
A principal distinção entre esses profissionais é a sua formação. O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise e não necessariamente é psicólogo de formação. Me coloco a disposição.
Psicólogo é qualquer pessoa graduada em Psicologia. Psicanalista é uma pessoa que fez uma formação em Psicanálise.
Olá, como vai? Colegas responderam e falaram da diferença entre o psicólogo e o psicanalista no tocante a que tipos de cursos realizam. Falou-se um pouco também da diferença entre ambas do ponto de vista daquilo que seria, e daquilo que não seria ciência. Sendo assim, falarei um pouco de peculiaridades que se pode esperar de um tratamento psicanalítico, isto é, da experiência ela mesma de uma psicanálise. A psicanálise parte do pressuposto de que nossa vida, melhor dizendo, nosso destino, é governado por aspirações, votos e determinações inconscientes. O inconsciente refere o conjunto de pensamentos e formulações que foram assimiladas ao longo de nossa história. Elas são montadas a partir do discurso das pessoas que nos permitiram adentrar no universo do convívio social, na maior parte das vezes, nossos pais. Pode-se dizer que o inconsciente é o discurso do outro. Embora silencioso, ele está sempre em atividade, e pode-se ter uma ideia mais concreta dela a partir do discurso que acomete o esquizofrênico. Embora não haja condições de exibir as razões que permitem sustentá-la, a ideia fundamental é a de que a vida do indivíduo é governada e regida por aquilo que preconiza esse discurso inconsciente. O sofrimento psíquico, que assume formas específicas, decorre do não reconhecimento dessa como que mensagem inconsciente. Uma psicanálise tem o papel de fazer aparecerem os elementos dessa mensagem e de montá-la pouco a pouco junto ao sujeito ao longo de um processo denominado dialético, o que indica que a emergência da verdade individual obedece a uma dinâmica na qual vigoram a permanente revisitação de sentidos que pareciam estabelecidos e uma abertura subjetiva que deve ser entendida sob a máxima do: “Sou aquilo que devo ser para advir aquilo que posso me tornar”. Essenciais são a ideia de fluidez, de desconstrução de identidades que provocam sofrimento, e da surpresa que acompanha os momentos chave desse processo de descobrimento. É possível ver que uma boa psicanálise coloca em questão aquilo que o indivíduo pensa ser, seu ego, e não vai ao encontro de uma ética que almeje a adaptação. A bem dizer, o conflito psíquico que está na base do sofrimento é, na maior parte das vezes, um conflito entre o ego e injunções inconscientes que carregam as condições do desejo do sujeito. O único mote de uma análise é a verdade.
O psicólogo passa pela graduação de psicologia, com media de 5 anos. Ja psicanalistas não necessariamente precisam ser graduado nessa área para realizar a análise. O estudo da psicanálise pode ser feito de varias formas e na faculdade de psicologia geralmente é introduzido de forma precária e portanto é fundamental que quem deseja atuar nessa abordagem procure cursos e formas de aprimorar seu conhecimento sobre.
Portanto um psicólogo pode ser psicanalista e oferecer psicoterapia e/ou análise porem um psicanalista não necessariamente tem a formação em psicologia, podendo proporcionar a análise mas não psicoterapia.
Olá como vai?

Psicólogo e psicanalista são profissionais que trabalham na área da saúde mental, mas suas abordagens e formações são diferentes.

Psicólogo:
Um psicólogo é um profissional treinado em psicologia, uma disciplina que estuda o comportamento humano e os processos mentais.
Para se tornar um psicólogo, é necessário obter um diploma de graduação em psicologia, que fura 5 anos, seguido por um programa de pós-graduação em psicologia clínica, residência em psicologia e mestrado numa área relacionada.
Os psicólogos usam uma variedade de abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia comportamental, terapia humanista, entre outras, para ajudar os clientes a lidar com problemas emocionais, mentais e comportamentais.
Eles podem trabalhar em uma variedade de configurações, incluindo clínicas, hospitais, escolas, empresas, organizações sem fins lucrativos e prática privada.

Psicanalista:
Um psicanalista é um profissional treinado na teoria e prática da psicanálise, uma abordagem terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud.
Para se tornar um psicanalista, é necessário passar por um extenso treinamento em psicanálise, que geralmente envolve psicoterapia pessoal, supervisão clínica e estudo da teoria psicanalítica.
Os psicanalistas se concentram na exploração do inconsciente e na análise dos processos mentais inconscientes que influenciam o comportamento e os sintomas psicológicos.
Eles utilizam técnicas como associação livre, interpretação dos sonhos, análise da transferência e contra-transferência para ajudar os clientes a ganhar insight em seus pensamentos, sentimentos e comportamentos inconscientes.
Os psicanalistas geralmente trabalham em consultório particular e realizam sessões de terapia psicanalítica várias vezes por semana, geralmente em uma base de longo prazo.
Em resumo, enquanto os psicólogos têm uma formação mais ampla em psicologia e usam uma variedade de abordagens terapêuticas, os psicanalistas se especializam na teoria e prática da psicanálise e tendem a se concentrar mais na análise do inconsciente e nos processos psicológicos inconscientes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!