Qual a diferença entre psicólogo e psicalnalista ?

14 respostas
Qual a diferença entre psicólogo e psicalnalista ?
Sim, apesar de ambos estudarem a psique humana. A principal distinção entre esses profissionais é a sua formação. O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise. Ter uma graduação é requerimento para se especializar em psicanálise, por isso, psicólogos também podem ser psicanalistas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi. Espero que esteja bem. Psicanalista não precisa necessariamente ser psicólogo e usa ferramentas para estudar o inconsciente humano com a base na livre demanda. O Psicólogo aqui no Brasil é uma profissão regulamentada que precisa de nível superior e registro no conselho de classe. Mas um psicólogo pode tb ser especialista em psicanálise. Então fica as vezes meio confuso a diferença, mas espero ter te ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Complementando o que os colegas disseram, existe uma diferença de abordagens, de métodos e de objetivos. Psicólogos não psicanalistas podem ser comportamentais, humanistas, socio-interacionistas, e outras abordagens. É difícil dizer que profissional é mais indicado para cada caso, porque depende muito de vários fatores, como objetivo do acompanhamento, queixa principal e outros, mas eu diria que o vínculo é um importante fator para o sucesso do acompanhamento.
A principal diferença é que o psicólogo deve ter graduação/faculdade de psicologia, porém, o psicanalista não necessariamente tem graduação/faculdade de psicologia. Vale ressaltar que a psicologia possui várias vertentes teóricas e dentre elas a psicanálise, logo, o não graduado em psicologia que tem formação em psicanalise, não estuda as demais vertentes teórica que norteia o profissional de psicologia.
Psicólogo é o profissional que fez uma graduação. Nessa graduação ele estuda diversas área da psicologia: existencialismo, filosofia, antropologia, sociologia, psicanálise, gestalt, terapia comportamental (minha grade foi assim) Psicólogo pode dar laudos, aplicar teste, trabalhar em instituições de saúde, educacional.

O psicanalista fez a formação em Psicanálise que é um curso livre - dependendo da escola, precisa ou não ter uma graduação, mas pode fazer o curso em Psicanálise qualquer pessoa. O psicanalista estuda apenas essa área, autores como Freud, Klein, Lacan.


O psicólogo pode se especializar em psicanálise, mas tbm em fenomenologia, terapia comportamental. Então tem psicólogo que é psicanalista. E tem psicanalista que só tem o curso em Psicanálise, sem graduação por trás.
Olá! Essa é uma pergunta ótima! Vi que vários colegas já responderam, mas gostaria de contribuir com mais algumas informações...
O psicólogo é o profissional formado em Psicologia, que utiliza métodos científicos para identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento. Através da escuta, o psicólogo vai buscar entender o contexto social e pessoal em que o paciente está inserido, identificando traumas, medos e limitações, ajudando-o na superação de situações difíceis, possibilitando qualidade de vida.
Além da área clínica, o psicólogo pode atuar em várias áreas, como: jurídica, escolar, hospitalar, organizacionais, etc.
Na área clínica, possui várias linhas teóricas, como Cognitivo comportamental, Existencial Humanista, Gestalt, entre outras.

Já a psicanálise, foi desenvolvida por Sigmund Freud, a fim de investigar o inconsciente, através da técnica de associação livre, onde possibilita ao sujeito tornar consciente, o que está inconsciente, ajudando-o na elaboração de emoções e tratamento de transtornos psíquicos.
Para que o profissional seja habilitado a atender como psicanalista, é necessário que ele possua uma graduação (não necessariamente Psicologia ou Psiquiatria), e siga o tripé psicanalítico, que seria: estudo teórico permanente, análise pessoal e supervisão.
A psicanálise busca entender a causa, o por quê de determinado comportamento que normalmente se repete na vida do sujeito.
E eu, sendo psicóloga e psicanalista, acho fascinante!
Olá! A Psicologia é ciência. A Psicanálise não tem comprovação científica. É um estudo criado por um médico Psiquiatra, austríaco no século 19. Psicologia passou por desenvolvimento e comprovação científica de vários colaboradores.
Olá, tem psicólogos que atuam na abordagem psicanalítica, mas há também psicanalistas que não são formados em psicologia, só fizeram um curso específico.
Olá! A psicologia se preocupa com o ambiente, meio social e familiar da pessoa, além do seu comportamento e lhe dá ferramentas para melhorar sua vida através da terapia. Já a psicanálise trabalha com o funcionamento do inconsciente humano, analisando a raiz do trauma, que causa o sintoma e sofrimento psíquico do sujeito. Elas são diferentes na abordagem, mas ambas buscam a qualidade na vida do paciente. Independente do profissional que você busca para te auxiliar nesse processo de mudança, é preciso entender que cuidar da saúde mental é um processo complexo. Não é linear pode ter grandes avanços mas pode ter recaídas durante o percurso, espero ter ajudado, um fraterno abraço!
A principal distinção entre esses profissionais é a sua formação. O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise e não necessariamente é psicólogo de formação. Me coloco a disposição.
Psicólogo é qualquer pessoa graduada em Psicologia. Psicanalista é uma pessoa que fez uma formação em Psicanálise.
Olá, como vai? Colegas responderam e falaram da diferença entre o psicólogo e o psicanalista no tocante a que tipos de cursos realizam. Falou-se um pouco também da diferença entre ambas do ponto de vista daquilo que seria, e daquilo que não seria ciência. Sendo assim, falarei um pouco de peculiaridades que se pode esperar de um tratamento psicanalítico, isto é, da experiência ela mesma de uma psicanálise. A psicanálise parte do pressuposto de que nossa vida, melhor dizendo, nosso destino, é governado por aspirações, votos e determinações inconscientes. O inconsciente refere o conjunto de pensamentos e formulações que foram assimiladas ao longo de nossa história. Elas são montadas a partir do discurso das pessoas que nos permitiram adentrar no universo do convívio social, na maior parte das vezes, nossos pais. Pode-se dizer que o inconsciente é o discurso do outro. Embora silencioso, ele está sempre em atividade, e pode-se ter uma ideia mais concreta dela a partir do discurso que acomete o esquizofrênico. Embora não haja condições de exibir as razões que permitem sustentá-la, a ideia fundamental é a de que a vida do indivíduo é governada e regida por aquilo que preconiza esse discurso inconsciente. O sofrimento psíquico, que assume formas específicas, decorre do não reconhecimento dessa como que mensagem inconsciente. Uma psicanálise tem o papel de fazer aparecerem os elementos dessa mensagem e de montá-la pouco a pouco junto ao sujeito ao longo de um processo denominado dialético, o que indica que a emergência da verdade individual obedece a uma dinâmica na qual vigoram a permanente revisitação de sentidos que pareciam estabelecidos e uma abertura subjetiva que deve ser entendida sob a máxima do: “Sou aquilo que devo ser para advir aquilo que posso me tornar”. Essenciais são a ideia de fluidez, de desconstrução de identidades que provocam sofrimento, e da surpresa que acompanha os momentos chave desse processo de descobrimento. É possível ver que uma boa psicanálise coloca em questão aquilo que o indivíduo pensa ser, seu ego, e não vai ao encontro de uma ética que almeje a adaptação. A bem dizer, o conflito psíquico que está na base do sofrimento é, na maior parte das vezes, um conflito entre o ego e injunções inconscientes que carregam as condições do desejo do sujeito. O único mote de uma análise é a verdade.
O psicólogo passa pela graduação de psicologia, com media de 5 anos. Ja psicanalistas não necessariamente precisam ser graduado nessa área para realizar a análise. O estudo da psicanálise pode ser feito de varias formas e na faculdade de psicologia geralmente é introduzido de forma precária e portanto é fundamental que quem deseja atuar nessa abordagem procure cursos e formas de aprimorar seu conhecimento sobre.
Portanto um psicólogo pode ser psicanalista e oferecer psicoterapia e/ou análise porem um psicanalista não necessariamente tem a formação em psicologia, podendo proporcionar a análise mas não psicoterapia.
Olá como vai?

Psicólogo e psicanalista são profissionais que trabalham na área da saúde mental, mas suas abordagens e formações são diferentes.

Psicólogo:
Um psicólogo é um profissional treinado em psicologia, uma disciplina que estuda o comportamento humano e os processos mentais.
Para se tornar um psicólogo, é necessário obter um diploma de graduação em psicologia, que fura 5 anos, seguido por um programa de pós-graduação em psicologia clínica, residência em psicologia e mestrado numa área relacionada.
Os psicólogos usam uma variedade de abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia comportamental, terapia humanista, entre outras, para ajudar os clientes a lidar com problemas emocionais, mentais e comportamentais.
Eles podem trabalhar em uma variedade de configurações, incluindo clínicas, hospitais, escolas, empresas, organizações sem fins lucrativos e prática privada.

Psicanalista:
Um psicanalista é um profissional treinado na teoria e prática da psicanálise, uma abordagem terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud.
Para se tornar um psicanalista, é necessário passar por um extenso treinamento em psicanálise, que geralmente envolve psicoterapia pessoal, supervisão clínica e estudo da teoria psicanalítica.
Os psicanalistas se concentram na exploração do inconsciente e na análise dos processos mentais inconscientes que influenciam o comportamento e os sintomas psicológicos.
Eles utilizam técnicas como associação livre, interpretação dos sonhos, análise da transferência e contra-transferência para ajudar os clientes a ganhar insight em seus pensamentos, sentimentos e comportamentos inconscientes.
Os psicanalistas geralmente trabalham em consultório particular e realizam sessões de terapia psicanalítica várias vezes por semana, geralmente em uma base de longo prazo.
Em resumo, enquanto os psicólogos têm uma formação mais ampla em psicologia e usam uma variedade de abordagens terapêuticas, os psicanalistas se especializam na teoria e prática da psicanálise e tendem a se concentrar mais na análise do inconsciente e nos processos psicológicos inconscientes.






Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.