Qual a melhor dieta para um individuo com hipertensão?

4 respostas
Qual a melhor dieta para um individuo com hipertensão?
Boa tarde, A alimentação do hipertenso pode ser de acordo com os princípios da dieta DASH ou mediterrânea que leva em consideração a redução da pressão e prevenção de problemas cardiovasculares: Rica em frutas,grãos, fibras, Temperos naturais, alimentos integrais baixa gordura saturada ... Porém, A melhor dieta é aquela feita especialmente para você. O que é bom para uma pessoa pode não funcionar para outra. Daí, a necessidade de seguir um planejamento alimentar individualizado, levando em conta o metabolismo, ritmo de vida e outras particularidades. Portanto, oriento que procure um médico e um nutricionista para uma avaliação e tratamento especifico. Estou a disposição, um abraço!

Olá! As dietas com maior número de estudos mostrando benefícios para o paciente hipertenso são a dieta DASH e a dieta Mediterrânea.
Bom dia. O paciente hipertenso (assim como toda a população), deve realizar ajustes alimentares com os objetivos principais de redução / controle de peso e redução de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Temos varios estudos que comprovam que manter uma dieta mediterrânea ajuda muito o paciente no controle da PA, tornando este mais facil (por ex reduzindo necessiade de uso de medicamentos).
A dieta medirerrânea consiste principlamente em consumo de muitas verduras, frutas, oleaginosas (castanhas por ex), redução de consumo de sal a niveis normais, consumo controlado de carnes, redução de consumo de alimentos processados e ultraprocessados;
Lembro que é de suma importância a associação com atividades fisicas para que você controle melhor não apenas a pressão mas todos os outros fatores de risco.
Se possível faça uma avaliação médica responsável.
Estou a disposição.
Especificamente para o hipertenso, a dieta deve conter pouco sal (sódio), o que inclui evitar alimentos industrializados, geralmente com alto teor de sódio. Obesos têm maior risco de desenvolver hipertensão arterial, portanto, se você está acima do peso, deve procurar reduzi-lo através de uma dieta saudável e exercícios físicos adequados, depois de uma avaliação cardiológica. Em linhas gerais, uma dieta sudável deve ser rica em fibras, alimentos crus (frutas e vegetais), laticínios desnatados ou semi desnatados, carnes magras, preferencialmente de peixe ou frango, cereais integrais, pouca gordura e pouco açúcar, dando preferência a alimentos não industrializados. O consumo de álcool deve ser limitado.