Qual a porcentagem de acerto da endoscopia ? E o melhor exame para detectar refluxo e gastrite?
1
respostas
Qual a porcentagem de acerto da endoscopia ?
E o melhor exame para detectar refluxo e gastrite?
E o melhor exame para detectar refluxo e gastrite?
Continuo em Pós Graduação na Inglaterra.
Devido ao enorme número de atividades e ás exigências da Universidade, me é difícil escrever aqui.
Mas pelos mais de 3,6 milhoes de leitores que me honram aqui, vou fazer o meu melhor para DE MODO GENÉRICO explicar sobre a Endoscopia.
Lembro que a Endoscopia é um exame cercado de mitos.
pelos mais de 3,6 milhoes de leitores que me honram neste site, vou falar um pouquinho sobre a Endoscopia.
Sua pergunta foi interessantissima: qual é a sensibilidade(o quanto realmente acerta um diagnóstico) da Endoscopia?
Digo: a sensibilidade (dar um diagnóstico correto) é altissima, mas DEPENDE do médico(a) que faz o exame. ESTE É O FATOR MAIS IMPORTANTE. Um médico(a) experiente e com formação de alto nível irá dar o diagnóstico correto na imensa maioria das vezes.
Mas veja o que falo: o diagnóstico de alto nível depende do médico(a). Não depende da beleza do local, se existem átrios, marquises e jardins. E muito menos se há uma montanha de fotos, a maior parte das quais irrelevantes. Depende DA FORMAÇAO E EXPERIÊNCIA do médico(a). Depende do cérebro treinado por anos de exames. Depende da cautela do médico(a). Depende da formação contínua do bom médico(a). Ponto.
Em outras palavras: opino que uma boa Endoscopia depende de um bom médico(a).
Embora o exame seja um dos mais importantes na Gastroenterologia( e na Medicina) ainda há muitos mitos.
Nada falarei especificamente ao senhor(a). Isso é impossível. Tudo que falo é genérico, embora comprovado pelas Escolas Americana e Britânica. Também baseado nos 36 anos de prática médica que tenho.
Vou falar, de modo genérico, sobre
O QUE é e PARA QUE SERVE a famosa Endoscopia.
Faço isso após meus mais de 34 anos fazendo o exame, bem como para ajudar a senhora e os mais de 3,6 milhoes de pessoas que me leem aqui.
Ressalva: quem faz o exame e determina seus fatores é o médico(a). Como não serei eu que farei seu exame, SUGIRO DE MODO ENFÁTICO que siga o que seu médico(a) recomendar.
Também: se outro médico(a) discordar do que digo, não vou me aborrecer. Defendo que cada médico faça o exame segundo sua experiência, desde que seguindo o que já está comprovado quanto á qualidade e segurança.
ENDOSCOPIA
-como conseguir que uma Endoscopia seja de alto nível?
-O que é uma Endoscopia, afinal de contas?
- Endoscopia dói?
- E o que é importante em uma Endoscopia? A beleza do local? O número de fotos?
Vamos falar um pouco sobre a famosa Endoscopia. Falarei só sobre o aspecto diagnóstico, pois a Endoscopia pode parar sangramentos, retirar pólipos(tumores geralmente benignos), dilatar áreas estreitadas, etc. Mas falo da parte diagnóstica:
- a Endoscopia é um exame que mostra o interior do esôfago, estomago e duodeno. Usa-se um aparelho fino e flexível, que tem uma câmara na ponta (esse aparelho é o famoso endoscópio).
Além de permitir um diagnóstico muito acurado das doenças desses órgãos, é possível também retirar fragmentos(biópsias) de áreas que parecem alteradas. Pode-se também verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori (também chamada de H. pylori) que é o maior causador de gastrites e úlceras.
Claro que a análise das imagens vistas pelo médico dependem da experiência e da formação do mesmo.
Um bom Endoscopista consegue avaliar o que está acontecendo no trato digestivo alto com grande precisão e dar um Laudo adequado da situação. Mas para isso é preciso ter formação adequada. E é lógico que quanto mais tempo um Endoscopista tem de experiência, maior será sua facilidade em avaliar o que vê.
Quando o Endoscopista tem treinamento de alto nível, é possível inclusive fazer prevenção do câncer através da Endoscopia
E COMO VOU SABER SE O MÉDICO É DE ALTO NÍVEL?
Para ser um bom Endoscopista é preciso uma formação que inclui Residência Médica em área correlata (por exemplo Gastroenterologia) e depois uma Residência específica em Endoscopia. Daí se chega ao Título de Especialista. Se o Médico quiser ainda mais formação poderá obte-la no Exterior.
Lembro que o Título de Especialista é muito importante. E a experiência e formação do médico podem ser vistas com alguma pesquisa.
Formação médica um processo árduo, longo, que requer muito trabalho. E alguma sorte para ser aceito nos grandes Centros, do Brasil e do Exterior. E a formação de um médico de alta qualidade não termina nunca.
É lógico que para conseguir dar um diagnóstico exato é preciso estudar todas as novidades e conhecer em detalhes as doenças digestivas. Um bom Médico estuda sempre.
Dou um exemplo: há poucos anos atrás, pouco se falava em Esofagite Eosinofílica, doença que causa disfagia -parada do alimento no esôfago, com sensação que "não desce". E acontece em pessoas com alergias diversas, muitas vezes estando relacionada ao refluxo.
Há alguns anos "descobriu-se" a importância dessa doença, e que ela é relativamente comum. E verificou-se que há aspectos característicos na Endoscopia, embora esta possa mostrar esôfago com aspecto totalmente normal. Complicado? sim, e muito.
Muitas vezes temos que fazer diversas biópsias no esôfago, baseado numa mistura dos dados clínicos com o aspecto endoscópico.
Enfim: uma doença que pode ser complexa para diagnosticar. Mas que os Endoscopistas devem estar atentos. E devem CONHECER essa doença.
Pergunto-me: e se um médico não estuda as novidades? Não conhece a doença? O que acontece?
Certamente não fará o diagnóstico, infelizmente.
Isso por que não acompanhou a evolução da especialidade.
Poderá até tirar dezenas de fotos, que parecem muito impressionantes para o leigo. Mas deixará de dar o diagnóstico no Laudo, o que é de fato o necessário.
Em outras palavras: o exame depende da qualidade (e formação) do endoscopista. Não do local que faz e muito menos do número de fotos.
SEGURANÇA DO EXAME
se feita com os rígidos protocolos modernos, a Endoscopia é muito segura. Casos mais severos podem acontecer devido aos sedativos usados. Mas praticamente nada acontece com uma Endoscopia "de per si".
Por isso mesmo, nossos pacientes são monitorados clinica e por instrumentos antes, durante e após o exame. E, naturalmente, conhecemos o paciente em detalhe antes do exame.
Por exemplo, é PRECISO saber os medicamentos que o paciente usa, suas alergias e as eventuais doenças que tem.
Se tomarmos as medidas para a máxima segurança os riscos são muito diminuidos. A segurança é muito alta.
Por exemplo: viajo sempre para estudos em muitas partes do mundo e mesmo para minhas queridas Atividades Humanitárias no Sertão. E do ponto de vista estatístico é mais seguro fazer uma Endoscopia do que estar viajando de carro, avião ou Uber (na Inglaterra também de trem)...
Então, digo que a segurança é bastante alta e as complicações mais severas são raras
Eu mesmo treino minha Equipe para emergências a cada 6 meses, o que é recomendado pela Escola Americana. Há pouco tempo atrás, fiz mais um curso sobre emergências cardiovasculares lá nos Estados Unidos, e em breve treinarei a Equipe do Sertão.
Mas, de modo geral, uma Endoscopia é bastante segura. Como sempre isso depende muito de quem faz (e como está preparado para fazer)
Finalmente: Endoscopia não doi. Não dói nada. Mesmo assim, o exame normalmente é feito sob sedação e anestesia da garganta , que diminui ou abole o reflexo de engasgar. E a sedação diminui muito a ansiedade e permite um exame tranquilo.
Minha experiência
após literalmente milhares de exames, por mais de 30 anos, aprendi a valorizar o papel importantissimo da Endoscopia no diagnóstico (e muitas vezes até no tratamento) dos que tem problemas digestivos.
Aprendi também que o exame deve ser feito com extrema cautela, em especial quanto aos sedativos. A segurança deve ser sempre enfatizada, e é melhor que o Médico não faça o exame se não se estiver muito certo de sua segurança. Isso cabe a um Médico experiente e bem treinado.
Contudo
Aprendi também que para pacientes bem avaliados ANTES do exame, a segurança é muito alta. E o habitual é termos um exame seguro, de alto nível e que ajuda ENORMEMENTE a desvendar a maioria dos problemas digestivos.
Nota:
Aos que me procuram, breves palavras:
Finalmente, pequenas notas, para os que tentam me contatar
1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue.
Aproveitamos a minha Pós Graduação para um relift na clínica(na verdade é uma grande reforma). Se o senhor ligar, encontrará pedreiros e pintores (que não lhe atenderão) Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, VAMOS REFORMULAR Agenda.
Sugerimos que , caso tenha interesse em Consultas, nos escreva para abea.filantropia@gmail.com. Atenderemos de modo totalmente cronológico.
2) Consultas Online:
temos tido grande número de pedidos para Consultas Online.
Sou um fã dessas Consultas, seguras e que permitem acesso a médicos de todo o país. Tenho a satisfação de ter atendido pacientes de 17 dos 27 estados brasileiros.
NO ENTANTO
As exigências físicas e mentais da Pós Graduação na Inglaterra são bem grandes. Só poderei atender online NO CASO de estar completamente repousado e poder oferecer EXATAMENTE O MESMO NÍVEL das consultas que faço sempre. Sou obcecado com qualidade médica e não vou piorar a qualidade que ofereço sempre.
Para quem quiser (e puder) aguardar uma Consulta Online, sugiro escrever para abea.filantropia@gmail.com e verificar eventual disponibilidade. O mesmo endereço serve para acompanhar a reformulação da agenda para consultas presenciais.
Devido ao enorme número de atividades e ás exigências da Universidade, me é difícil escrever aqui.
Mas pelos mais de 3,6 milhoes de leitores que me honram aqui, vou fazer o meu melhor para DE MODO GENÉRICO explicar sobre a Endoscopia.
Lembro que a Endoscopia é um exame cercado de mitos.
pelos mais de 3,6 milhoes de leitores que me honram neste site, vou falar um pouquinho sobre a Endoscopia.
Sua pergunta foi interessantissima: qual é a sensibilidade(o quanto realmente acerta um diagnóstico) da Endoscopia?
Digo: a sensibilidade (dar um diagnóstico correto) é altissima, mas DEPENDE do médico(a) que faz o exame. ESTE É O FATOR MAIS IMPORTANTE. Um médico(a) experiente e com formação de alto nível irá dar o diagnóstico correto na imensa maioria das vezes.
Mas veja o que falo: o diagnóstico de alto nível depende do médico(a). Não depende da beleza do local, se existem átrios, marquises e jardins. E muito menos se há uma montanha de fotos, a maior parte das quais irrelevantes. Depende DA FORMAÇAO E EXPERIÊNCIA do médico(a). Depende do cérebro treinado por anos de exames. Depende da cautela do médico(a). Depende da formação contínua do bom médico(a). Ponto.
Em outras palavras: opino que uma boa Endoscopia depende de um bom médico(a).
Embora o exame seja um dos mais importantes na Gastroenterologia( e na Medicina) ainda há muitos mitos.
Nada falarei especificamente ao senhor(a). Isso é impossível. Tudo que falo é genérico, embora comprovado pelas Escolas Americana e Britânica. Também baseado nos 36 anos de prática médica que tenho.
Vou falar, de modo genérico, sobre
O QUE é e PARA QUE SERVE a famosa Endoscopia.
Faço isso após meus mais de 34 anos fazendo o exame, bem como para ajudar a senhora e os mais de 3,6 milhoes de pessoas que me leem aqui.
Ressalva: quem faz o exame e determina seus fatores é o médico(a). Como não serei eu que farei seu exame, SUGIRO DE MODO ENFÁTICO que siga o que seu médico(a) recomendar.
Também: se outro médico(a) discordar do que digo, não vou me aborrecer. Defendo que cada médico faça o exame segundo sua experiência, desde que seguindo o que já está comprovado quanto á qualidade e segurança.
ENDOSCOPIA
-como conseguir que uma Endoscopia seja de alto nível?
-O que é uma Endoscopia, afinal de contas?
- Endoscopia dói?
- E o que é importante em uma Endoscopia? A beleza do local? O número de fotos?
Vamos falar um pouco sobre a famosa Endoscopia. Falarei só sobre o aspecto diagnóstico, pois a Endoscopia pode parar sangramentos, retirar pólipos(tumores geralmente benignos), dilatar áreas estreitadas, etc. Mas falo da parte diagnóstica:
- a Endoscopia é um exame que mostra o interior do esôfago, estomago e duodeno. Usa-se um aparelho fino e flexível, que tem uma câmara na ponta (esse aparelho é o famoso endoscópio).
Além de permitir um diagnóstico muito acurado das doenças desses órgãos, é possível também retirar fragmentos(biópsias) de áreas que parecem alteradas. Pode-se também verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori (também chamada de H. pylori) que é o maior causador de gastrites e úlceras.
Claro que a análise das imagens vistas pelo médico dependem da experiência e da formação do mesmo.
Um bom Endoscopista consegue avaliar o que está acontecendo no trato digestivo alto com grande precisão e dar um Laudo adequado da situação. Mas para isso é preciso ter formação adequada. E é lógico que quanto mais tempo um Endoscopista tem de experiência, maior será sua facilidade em avaliar o que vê.
Quando o Endoscopista tem treinamento de alto nível, é possível inclusive fazer prevenção do câncer através da Endoscopia
E COMO VOU SABER SE O MÉDICO É DE ALTO NÍVEL?
Para ser um bom Endoscopista é preciso uma formação que inclui Residência Médica em área correlata (por exemplo Gastroenterologia) e depois uma Residência específica em Endoscopia. Daí se chega ao Título de Especialista. Se o Médico quiser ainda mais formação poderá obte-la no Exterior.
Lembro que o Título de Especialista é muito importante. E a experiência e formação do médico podem ser vistas com alguma pesquisa.
Formação médica um processo árduo, longo, que requer muito trabalho. E alguma sorte para ser aceito nos grandes Centros, do Brasil e do Exterior. E a formação de um médico de alta qualidade não termina nunca.
É lógico que para conseguir dar um diagnóstico exato é preciso estudar todas as novidades e conhecer em detalhes as doenças digestivas. Um bom Médico estuda sempre.
Dou um exemplo: há poucos anos atrás, pouco se falava em Esofagite Eosinofílica, doença que causa disfagia -parada do alimento no esôfago, com sensação que "não desce". E acontece em pessoas com alergias diversas, muitas vezes estando relacionada ao refluxo.
Há alguns anos "descobriu-se" a importância dessa doença, e que ela é relativamente comum. E verificou-se que há aspectos característicos na Endoscopia, embora esta possa mostrar esôfago com aspecto totalmente normal. Complicado? sim, e muito.
Muitas vezes temos que fazer diversas biópsias no esôfago, baseado numa mistura dos dados clínicos com o aspecto endoscópico.
Enfim: uma doença que pode ser complexa para diagnosticar. Mas que os Endoscopistas devem estar atentos. E devem CONHECER essa doença.
Pergunto-me: e se um médico não estuda as novidades? Não conhece a doença? O que acontece?
Certamente não fará o diagnóstico, infelizmente.
Isso por que não acompanhou a evolução da especialidade.
Poderá até tirar dezenas de fotos, que parecem muito impressionantes para o leigo. Mas deixará de dar o diagnóstico no Laudo, o que é de fato o necessário.
Em outras palavras: o exame depende da qualidade (e formação) do endoscopista. Não do local que faz e muito menos do número de fotos.
SEGURANÇA DO EXAME
se feita com os rígidos protocolos modernos, a Endoscopia é muito segura. Casos mais severos podem acontecer devido aos sedativos usados. Mas praticamente nada acontece com uma Endoscopia "de per si".
Por isso mesmo, nossos pacientes são monitorados clinica e por instrumentos antes, durante e após o exame. E, naturalmente, conhecemos o paciente em detalhe antes do exame.
Por exemplo, é PRECISO saber os medicamentos que o paciente usa, suas alergias e as eventuais doenças que tem.
Se tomarmos as medidas para a máxima segurança os riscos são muito diminuidos. A segurança é muito alta.
Por exemplo: viajo sempre para estudos em muitas partes do mundo e mesmo para minhas queridas Atividades Humanitárias no Sertão. E do ponto de vista estatístico é mais seguro fazer uma Endoscopia do que estar viajando de carro, avião ou Uber (na Inglaterra também de trem)...
Então, digo que a segurança é bastante alta e as complicações mais severas são raras
Eu mesmo treino minha Equipe para emergências a cada 6 meses, o que é recomendado pela Escola Americana. Há pouco tempo atrás, fiz mais um curso sobre emergências cardiovasculares lá nos Estados Unidos, e em breve treinarei a Equipe do Sertão.
Mas, de modo geral, uma Endoscopia é bastante segura. Como sempre isso depende muito de quem faz (e como está preparado para fazer)
Finalmente: Endoscopia não doi. Não dói nada. Mesmo assim, o exame normalmente é feito sob sedação e anestesia da garganta , que diminui ou abole o reflexo de engasgar. E a sedação diminui muito a ansiedade e permite um exame tranquilo.
Minha experiência
após literalmente milhares de exames, por mais de 30 anos, aprendi a valorizar o papel importantissimo da Endoscopia no diagnóstico (e muitas vezes até no tratamento) dos que tem problemas digestivos.
Aprendi também que o exame deve ser feito com extrema cautela, em especial quanto aos sedativos. A segurança deve ser sempre enfatizada, e é melhor que o Médico não faça o exame se não se estiver muito certo de sua segurança. Isso cabe a um Médico experiente e bem treinado.
Contudo
Aprendi também que para pacientes bem avaliados ANTES do exame, a segurança é muito alta. E o habitual é termos um exame seguro, de alto nível e que ajuda ENORMEMENTE a desvendar a maioria dos problemas digestivos.
Nota:
Aos que me procuram, breves palavras:
Finalmente, pequenas notas, para os que tentam me contatar
1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue.
Aproveitamos a minha Pós Graduação para um relift na clínica(na verdade é uma grande reforma). Se o senhor ligar, encontrará pedreiros e pintores (que não lhe atenderão) Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, VAMOS REFORMULAR Agenda.
Sugerimos que , caso tenha interesse em Consultas, nos escreva para abea.filantropia@gmail.com. Atenderemos de modo totalmente cronológico.
2) Consultas Online:
temos tido grande número de pedidos para Consultas Online.
Sou um fã dessas Consultas, seguras e que permitem acesso a médicos de todo o país. Tenho a satisfação de ter atendido pacientes de 17 dos 27 estados brasileiros.
NO ENTANTO
As exigências físicas e mentais da Pós Graduação na Inglaterra são bem grandes. Só poderei atender online NO CASO de estar completamente repousado e poder oferecer EXATAMENTE O MESMO NÍVEL das consultas que faço sempre. Sou obcecado com qualidade médica e não vou piorar a qualidade que ofereço sempre.
Para quem quiser (e puder) aguardar uma Consulta Online, sugiro escrever para abea.filantropia@gmail.com e verificar eventual disponibilidade. O mesmo endereço serve para acompanhar a reformulação da agenda para consultas presenciais.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber se é normal passar a sentir dor nos rins após o inicio de um tratamento com antibióticos ( 4 amoxilina 500mg e 2 claritromicina 500mg ao dia ) para tratar H Pylori. Estes medicamentos afetam os rins?
- Bom dia. Estou com muita tôntura, principalmente depois que como alguma, coisa , secreção na garganta, estou tomando remédio labirintite, as não resolve as tonturas , o que pode ser?
- Metaplasia intestinal tem cura Por que to com gastrite gronica leve e metaplasia intestinal incompleta
- Tomei Inilok 40 mg por 3 meses por causa de uma gastrite média-grave com inflamação e positivo pra H. Pylore conforme a Endoscopia alegou e o gastro me indicou esse remédio, tive muito efeito colateral e mesmo assim tomei até o fim, terminou hoje, gostaria de saber em quanto tempo os efeitos colaterais…
- ola... fui diagnosticado com h. pilorys, ja fiz duas tentativas e as duas não deram certo, gostaria de saber se tem realmente um tratamento efetivo para a erradicação
- Olá! Estou com refluxo e parece que a comida fica parada muito tempo no estômago. Já estou em processo de reeducação, mas existe mais algum tratamento natural? É normal indicações de pantoprazol com domperidona por 2 meses? Estou receosa pelos efeitos colaterais do domperidona.
- Fui à consulta com o gastro com os sintomas iniciais de muitos gases, dor abdominal, sensação de empaturramento e enjoo. Fiz a endoscopia e deu que eu estava com h Pylori. A biópsia também informou GASTRITE CRÔNICA DISCRETA, EM ATIVIDADE DISCRETA, EROSIVA e Infiltrado inflamatório: linfoplasmocitário…
- Sempre sito dores no estômago geralmente a noite quando esta mais frio o tempo tb tenho dor quando bebo agua gelada até com água natural sinto um pouco de incômodo prefiro ingerir alimentos com caldo quente isso faz aliviar a dor o que poder ser. Não tenho problemas de saúde como diabetes hipertensão…
- Olá tenho muito arrotos e dores no meio do tórax dores no estômago
- Gostaria de saber o que é gastrite crônica ativa moderada com leve atrofia nas grandulas é mesma coisa de gastrite atrófica
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1636 perguntas sobre Gastrite
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.