Qual a relação entre multitarefa e o uso de dispositivos eletrônicos?

3 respostas
Qual a relação entre multitarefa e o uso de dispositivos eletrônicos?
Dispositivos eletrônicos aumentam a demanda por atenção dividida, notificações e alternância rápida entre tarefas, o que simula multitarefa. Isso pode sobrecarregar a memória de trabalho e funções executivas, tornando difícil focar em uma tarefa por vez, especialmente em pessoas com dificuldades de atenção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Hoje, os celulares e outros dispositivos eletrônicos fazem a gente acreditar que é normal fazer várias coisas ao mesmo tempo: responder mensagens enquanto trabalha, estudar com várias abas abertas, checar notificações no meio de uma conversa. Isso cria uma sensação de urgência constante, como se precisássemos estar sempre disponíveis e atualizados. Talvez, quando tentamos ir além do que conseguimos, o corpo e a mente sentem: vem a ansiedade, o cansaço e a ideia de que estamos “falhando” por não acompanhar o ritmo.
Quem sabe, o celular funcione como um “Outro” que fica chamando o tempo todo, cada notificação é quase uma cobrança: “me responde!”, “olha aqui!”, “não fique de fora!”. A multitarefa, então, não é só uma questão de produtividade, mas de pressão emocional: queremos dar conta de tudo para não decepcionar ninguém e para não sentir que estamos perdendo algo. Só que, na realidade, somos seres humanos, e não máquinas, temos limites.
O uso de dispositivos eletrônicos favorece a multitarefa constante (notificações, abas abertas, alternância rápida), o que fragmenta a atenção e aumenta o cansaço mental. Com o tempo, isso pode reduzir a capacidade de concentração prolongada e elevar níveis de ansiedade e estresse.

Especialistas

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Fabíola Carmen Souto Maior

Fabíola Carmen Souto Maior

Psicopedagogo

Bezerros

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.