Qual melhor abordagem psicoterápico para misofonia?

14 respostas
Qual melhor abordagem psicoterápica para misofonia?
Olá.

Sempre digo que a melhor abordagem psicoterápica é a qual o paciente se identifica e se sente bem com a profissional e com a linha teórica.

Há excelentes profissionais na Psicanálise, TCC, Fenomenologia Existencial, Sócio histórica, Gestalt, entre outras.

Vale a pena você pesquisar qual das linhas teóricas faz mais sentido para você (afinal, cada uma possui metodologias e compreensões diferentes sobre a mente humana) e qual você se sentiria mais confortável e mais confiante no tratamento.

Lembrando sempre de conferir no site do CFP (Conselho Federal de Psicologia) se a profissional tem o registro ativo. Basta digitar ou o nome completo ou o número de registro para conferir.

Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 180

Olá, qualquer psicólogo tem condições lhe atender, independente da abordagem que ele se especializou. Faça uma escolha pautada não pela abordagem ou técnica, mas sim pela empatia, pela sintonia que pode ter com o profissional! Isto faz toda a diferença no seu tratamento e no andamento das sessões. Qualquer necessidade fico à disposição. Abs
Olá, Procure um psicólogo que você sinta empatia e confiança... Costumo a dizer para meus pacientes que é importante você "gostar" ou "dar match" com o profissional que vc escolher.
O sucesso da terapia está muito mais ligada com vc gostar/confiar no seu psicólogo do que na linha ou abordagem que ele segue. Abraços.
Olá, primeiramente avaliar se você já fez previamente um tratamento psicológico. A partir das suas experiências, avaliar qual a abordagem melhor se encaixa para você e se adaptou bem. Qualquer profissional poderá melhor acolher a sua demanda conforme a sua necessidade, mas primeiramente precisa se sentir confortável para que o processo flua naturalmente.
Olá, como vai? Além da abordagem é interessante que você possua uma boa interação com o seu psicólogo para alcançar bons resultados, sugiro também que pratique atividade física e se puder faça musicoterapia, certamente se sentirá melhor. Um forte abraço.
Antes de se falar em qual seria a melhor abordagem psicoterápica para misofonia eu recomendo a procura de um otorrinolaringologista. Sobre a melhor abordagem a TCC Terapia Cognitivo Comportamental seria interessante porém o mais importante é que você possa ter um profissional que lhe inspire confiança, e a empatia adequada para que a terapia possa te ajudar.
Olá, independentemente da abordagem é preciso empatia e se identificar com o profissional. A misofonia têm algumas estratégias para ser aplicada e pensada, por isso acredito que a terapia cognitivo comportamental seria a mais indicada. Em alguns casos o profissional pode indicar outras técnicas da TCC, como a meditação / mindfulness, entre outras, que podem ser usadas junto com o tratamento principal. Espero ter ajudado. Andréa Christiano, abs
Olá! A terapia de modo geral pode te dar diversas ferramentas para lidar com esse sofrimento. O importante é o contato transferencial que você terá com seu terapeuta. Na psicanálise vamos investigar a fundo a origem dessa causa psíquica, a misofonia é associada com as neuroses, transtorno bipolar e esquizofrenia, ou algum trauma emocional. A misofonia pode ter origem associada a síndrome do pânico e também pode desencadear crises em pacientes que já possuem a síndrome do pânico. A terapia cognitivo comportamental também tem ótimos resultados tratando desses pacientes. Busque ajuda o quanto antes para sua melhora diária, forte abraço!
Olá! Vejo que, para lidar com o sofrimento decorrente da misofonia, a terapia pode lhe auxiliar de maneira geral, independente da abordagem que o profissional é especializado. Entendo que cada abordagem possui uma visão de homem e de mundo e, dessa forma, pauta suas estratégias de intervenção a partir dessas concepções. Vejo que um dos aspectos que a Terapia de Aceitação e Compromisso trabalharia seria nos componentes de aceitação e desfusão cognitiva (se dispor a lidar com os sentimentos e pensamentos com aceitação, sem necessariamente acreditar que são verdadeiros e que são dotados de realidade, questionando-os), visando flexibilidade psicológica.

Como disse anteriormente, a abordagem mais eficaz será aquela com a qual você se identificar. Além disso, é necessário que você avalie o vínculo construído com o terapeuta.

Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Não existe uma abordagem psicológica específica para o tratamento da MISOFONIA. Creio que, o mais importante, será 'o vínculo' que será estabelecido entre você e o profissional, comumente chama-se isso de 'empatia'. Além disso, com o tempo, isto é, durante o processo terapêutico, você poderá avaliar juntamente com o seu terapeuta, o espaçamento ou mesmo a redução desses sintomas desagradáveis. Enfim, ressalto que, o tratamento adequado requer outros profissionais de outras áreas para que aconteça um aumento da qualidade de vida.
A melhor abordagem será aquela na qual você possa estabelecer um bom vínculo com o profissional que irá lhe atender. A misofonia, por si só, consiste em um diagnóstico. O profissional de psicologia buscará atender o paciente considerando o contexto em que este está inserido, não se atendo somente ao diagnóstico, mas também a aspectos para além deste. O material de trabalho do psicólogo é o sofrimento psíquico do paciente, considerado de forma ampla, sem deixar de abarcar o que lhe fez buscar o atendimento.
Olá! A terapia cognitivo comportamental é a indicada, onde são indicados vários protocolos para o enfrentamento a esses sons ou ruídos desagradáveis que provocam uma resposta emocional excessiva. Quanto mais precoce ou imediato for iniciado o tratamento mais rápido a pessoa obterá melhoras na sua qualidade de vida. Sempre à disposição.
Olá, tudo bem? Não teria uma abordagem mais indicada para misofonia, talvez buscar um psicólogo que tenha experiência nesta temática seria algo mais próximo do que você busca, conduto acredito que seja um grupo nichado de psicólogos que se aprofundaram neste tema. Na dúvida procure algum psicólogo que você se sinta confortável em se abrir e falar. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Não há uma abordagem específica para esse tratamento.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 90

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!