Qual o fator de proteção do FPS adequado para exposição solar de pessoas de cor de pele parda? E

3 respostas
Qual o fator de proteção do FPS adequado para exposição solar de pessoas de cor de pele parda? E dias chuvosos necessita, realmente, do FPS?
Olá! Isso depende muito do seu grau de exposição ao sol e se há alguma doença de pele "fotossensibilizante" por ex, que são doenças que a sua piora esta diretamente relacionada ao sol! Se suas atividades diárias são em locais fechados e a exposição ao sol praticamente so acontece no caminho de casa pro trabalho ou escola por ex, e se vc nao tem doença de pele, o fator 30 e suficiente! Mas e muito importante que seja reaplicado a cada 3h durante o dia, e também e necessário seu uso em dias chuvosos, pois há passagem de radiação ultra violeta ainda assim, mesmo que em menor grau!

No Brasil há muita incidência de radiação ultravioleta e mesmo em dias nublados deve-se aplicar o filtro solar.
Para ajudar a saber qual é o fator de proteção solar (FPS) mínimo para cada dia, a Sociedade brasileira de dermatologia regional Rio de Janeiro criou um aplicativo chamado Proteção UV que mostra em tempo real qual o índice de radiação solar e o FPS adequado. O aplicativo é grátis, fornece ainda dicas sobre cuidados com a pele e está disponível para androide e ios.
Espero ter ajudado!
Lembrar sempre que a principal forma de proteção é evitar a exposição solar, principalmente nos horários entre 10 e 16h. Muitos passam o "protetor", sentem-se seguro e se expõe ao sol. Essa prática não é recomendada.