Qual o melhor suplemento para artrose femuro-patelar? Além da fisioterapia e exercícios, meu médico

4 respostas
Qual o melhor suplemento para artrose femuro-patelar? Além da fisioterapia e exercícios, meu médico me receitou artrolive, mas li informações controversas... Um amigo me relatou melhoras com o suplemento cartlax uc2 ou cartilax uc2 !?! Conhecem comprovação? Ou alguma outra sugestão mais testada?
Vários estudos, alguns inclusive bem recentes, mostram que essas substâncias não funcionam. Esse é um dos motivos de eles serem classificados como suplementos. Para ser classificado como medicamento o laboratório fabricante precisa provar que o produto funciona. Veja que, em algum lugar da embalagem, deve estar escrito: " Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas que este alimento previna, trate ou cure doenças ". Os produtos vindos de fora também têm inscrição parecida do FDA no rótulo.

Ambos tem a mesma intenção: funcionar como condroprotetor. No exterior são vistos como suplementos. O que posso dizer, é que na prática clínica, tenho visto resposta sintomática satisfatória da maioria dos pacientes , independente da escolha pelo colágeno ou glicosamina/ condroitina
Não há consenso a respeito.
As formulações à base de glicosamina/condroitina ou colágeno são utilizados com o objetivo de fornecer substâncias que ajudem na conservação da cartilagem.
Alguns estudos mostram resultados positivos enquanto outros questionam seus efeitos.
Infelizmente, atualmente ainda não dispomos de remédios que comprovadamente interrompam a evolução da artrose.
É importante porém levar em consideração que a falta de confirmação de efeito não significa a total falta de efeito.
Desse modo é valido fazer a tentativa de uso e verificar se há melhora das queixas.
Não há um consenso estabelecido, colágeno hidrolisado tipo II e glucosamina e condroitina é o que geralmente se utiliza. A longo prazo seu uso SUGERE melhor proteção de cartilagens articulares. Mas há estudos conflitantes na área