Qual o melhor tratamento para bulimia?

9 respostas
Qual o melhor tratamento para bulimia?
 Edna Borba Araujo
Psicólogo, Psicanalista
Recife
Olá

Os processos que envolvem a alimentação remetem a questões bem primitivas. Na bulimia nervosa não é diferente. No entanto , ha de se respeitar a singularidade do sujeito, sua história, seu desejo...
Recomendo uma psicoterapia.

Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A bulimia está classificada pelo CID 10 como transtornos da alimentação, sendo assim não possui uma causa exata para o seu desenvolvimento pois muitos fatores podem estar envolvidos no desejo e na prática de eliminação imediata de calorias. Por se tratar também de um transtorno com questões psicológicas, indico um tratamento multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista e psiquiatra, pois geralmente desenvolve-se quadros depressivos que necessitam de intervenção medicamentosa.
 Katia Barbosa
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá! A bulimia é um distúrbio alimentar que traz muitos prejuízos ao doente. Geralmente, pessoas bulímicas têm uma visão distorcida da sua aparência. Envolve um comportamento compulsivo de provocar o vômito após a ingestão de algum alimento. Traz muito sofrimento ao doente que, muitas vezes, tenta esconder esse comportamento e sentimento associado. O tratamento envolve atendimento psicológico associado muitas vezes com antidepressivos. Muitos profissionais estão envolvidos nesse processo multidisciplinar como psiquiatra, psicólogo e nutricionista. É uma doença muito grave e precisa de cuidados! Boa sorte!
 Maria De Los Reyes Perez Ramiro
Psicólogo
São Paulo
Olá!
O tratamento mais indicado para a Bulimia Nervosa é com equipe multidiciplinar. O número de profissionais envolvidos pode variar de acordo com a gravidade do caso.

Inicialmente a equipe deve ser composta por médico psiquiatra, psicólogo e nutricionista.
O psicólogo(a) especialista em psicoterapia cognitiva comportamental - TCC, tem a prática mais indicada, com resultados comprovados.

A Bulimia Nervosa faz parte dos transtornos alimentares, e é uma doença grave, com várias consequências.
Geralmente é acompanhado de outros diagnósticos psiquiátricos, como por exemplo a depressão.

Apesar da gravidade e amplitude do tema, com o acompanhamento adequado, na maioria dos casos, tem bom prognóstico. Fico a disposição!
Hipnoterapia é uma possibilidade de tratamento alternativo. É recomendado também dependendo do caso acompanhamento psicoterapico em paralelo
 Michely Freitas
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! O ideal é um acompanhamento multidisciplinar. Mas oriento que você busque primeiramente um psicólogo, principalmente um que tenha experiência em transtorno alimentar. Para que juntos vocês possam traçar um plano de tratamento ideal para o seu caso.
Espero que eu tenha ajudado!
Um abraço.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
O transtorno bulímico geralmente surge na infância-adolescência, as causas podem ser varias, a mais comum é de origem afetiva. Pelo fato que acomete varias áreas do organismo - bio-psico-social, precisa de uma equipe multi disciplinar. Entretanto a terapia com EMDR esta surtindo ótimos resultados na autorregulação alimentar.
 Cassio V.S.Bomfim
Psicanalista
São Paulo
...caso a escolha seja a psicanálise, o caminho percorrido por paciente e analista será o de busca e ressignificação às origens do transtorno.
 Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
O ideal seria um tratamento multidisciplinar com psicólogo, psiquiatra e nutricionista. Porém, cada caso é um. Geralmente são pacientes que demandam atenção pelo empobrecimento que a relação com o corpo causa em suas vidas, além de ser provável sofrer de depressão ou intensa ansiedade, precisando buscar um psiquiatra.
São pacientes que querem sim se livrar de seu sintoma, mas têm muito medo de engordar, perder o controle do corpo, entre tantas outras questões, por isso acabam tendo uma difícil adesão ao tratamento. Importante estabelecer um bom vínculo e ir tentando buscar outras fontes de ajuda profissional e da família.

Especialistas

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Caroline Bartholo

Caroline Bartholo

Nutricionista

Santos

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Érico Lemos

Érico Lemos

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Bulimia Nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.