Qual o papel do tratamento na remissão do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

2 respostas
Qual o papel do tratamento na remissão do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
O tratamento desempenha papel central na remissão do Transtorno de Personalidade Borderline, pois atua diretamente na regulação emocional, no manejo de impulsos e na construção de relações interpessoais mais estáveis. Psicoterapias estruturadas, como a terapia dialética-comportamental, ajudam a pessoa a reconhecer padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, desenvolver estratégias de enfrentamento e reduzir comportamentos autodestrutivos. Em alguns casos, o uso de medicação pode ser indicado para aliviar sintomas associados, como ansiedade, depressão ou impulsividade. Com tratamento consistente e contínuo, é possível diminuir a intensidade e a frequência das crises, aumentar a funcionalidade e melhorar a qualidade de vida, promovendo remissão parcial ou significativa dos sintomas, mesmo que a vulnerabilidade emocional permaneça presente de forma mais atenuada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O papel do tratamento é central e transformador na remissão do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Sem ele, o prognóstico é muito mais difícil.

Antigamente, acreditava-se que o TPB era uma "sentença", mas hoje, com as terapias baseadas em evidências, sabemos que ele é um dos transtornos de personalidade com melhor índice de tratabilidade.

A remissão, neste contexto, não é apenas "sentir-se melhor", mas sim alcançar uma redução tão significativa dos sintomas que a pessoa deixa de preencher os critérios diagnósticos, conquistando uma vida estável e funcional.

O tratamento atua como o principal agente dessa mudança. Na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), e mais especificamente na Terapia Comportamental Dialética (DBT) — que é o tratamento padrão-ouro para o TPB —, o papel da terapia é:

Ser um Treinamento de Habilidades: O TPB é visto como um transtorno de desregulação (emocional, interpessoal, de autoimagem). O tratamento funciona como um treinamento estruturado para ensinar as habilidades que o paciente precisa para regular a si mesmo.

Ensinar Regulação Emocional: Ajudar o paciente a entender suas emoções e a gerenciá-las, reduzindo a intensidade e a frequência das "explosões" emocionais.

Desenvolver Tolerância ao Mal-Estar: Fornecer ferramentas práticas para que o paciente consiga lidar com momentos de crise e dor emocional intensa sem recorrer a comportamentos impulsivos, de risco ou autolesivos.

Melhorar a Efetividade Interpessoal: Ensinar como construir e manter relacionamentos saudáveis, comunicando necessidades, estabelecendo limites e resolvendo conflitos de forma construtiva.

Portanto, o papel do tratamento não é passivo; ele é o motor que equipa o paciente com as ferramentas necessárias para quebrar os padrões de instabilidade e construir ativamente uma vida que valha a pena ser vivida.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.