Qual o tratamento eficaz para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e como ele melhora o pr

3 respostas
Qual o tratamento eficaz para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e como ele melhora o prognóstico psiquiátrico ?
O tratamento mais eficaz para o transtorno de personalidade borderline é a psicoterapia. Há algumas abordagens que visam a mudança comportamental, como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), e a Terapia Dialética Comportamental (TDC), e a Psicanálise que é um método e uma técnica de tratamento de cura pela fala, pela associação livre que visa levar o sujeito a compreender seus sintomas e a operar sobre eles. Atenção: em alguns casos, medicações são importantes para controlar sintomas como ansiedade, depressão e impulsividade. Lembrando que toda medicação deve ser perscrita pelo médico assistente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento mais eficaz para o TPB é psicoterapêutico, especialmente abordagens estruturadas como Terapia Comportamental Dialética (DBT), Terapia Focada em Esquemas ou Terapia Cognitivo-Comportamental adaptada. O manejo medicamentoso pode ser utilizado para controlar sintomas específicos, como ansiedade, depressão ou impulsividade, mas não substitui a psicoterapia. Quando o tratamento é contínuo e integrado, ele melhora a regulação emocional, reduz comportamentos autodestrutivos, aumenta a estabilidade relacional e funcional, e favorece a recuperação funcional. Isso potencializa o prognóstico, mesmo em presença de comorbidades, diminuindo crises e promovendo maior qualidade de vida.
Olá, como vai? É natural querer clareza sobre o que realmente funciona. A psicoterapia especializada é o eixo central do tratamento, oferecendo um espaço para nomear afetos, elaborar traumas e construir recursos internos. Ao longo do tempo, o tratamento fortalece a identidade, melhora a regulação emocional e favorece vínculos mais estáveis, refletindo diretamente em um melhor prognóstico. O processo requer tempo e dedicação, mas produz mudanças profundas e duradouras. Uma sugestão é manter um diário emocional para acompanhar a própria evolução. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.