Qual o tratamento específico para Fibromialgia?

6 respostas
Qual o tratamento específico para Fibromialgia?
Um tratamento para fibromialgia pode ser dividido em convencional (medicamentoso, acompanhamento psicológico) e não convencional (acupuntura, fisioterapia, ventosas...). Diante disso a equipe também é multidisciplinar como psicológico, reumatologista, acupunturista ou fisioterapeuta que faça a terapia.
Sempre procure um profissional de sua confiança, já que a fibromialgia é uma doença crônica e que irá precisar de acompanhamento.

Procure sempre um profissional capacitado!!!

Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Primeiramente devemos entender que o tratamento para fibromialgia é multidisciplinar , necessitando em boa parte dos casos de atendimento psicológico , farmacêutico e fisioterapêutico.
Os médicos em geral realizam o acompanhamento e prescrevem os remédios , os profissionais da saúde mental cuidam obviamente da parte psíquica do paciente enquanto o Fisioterapeuta tenta amenizar as dores. Condicionar o paciente para as suas necessidades diárias . Acho que no mais é isso . Me coloco à disposição para sanar qualquer dúvida !!!!!
A terapia de reestruturação Cognitiva feita por Terapeuta cognitivo-Comportamental ajuda a melhorar a qualidade de vida, diminuir a dor percebida e estresse.
Olá!! a Fibromialgia necessita de um.tratamento multidisciplina igual colegas mencionaram a cima, precisa de um acompanhamento com o reumatologia e fisioterapia , hidroterapia é uma ótima alternativa, atividade sem impacto, buscar uma melhor qualidade de vida.
Olá. A Fibromialgia é uma síndrome de dor generalizada que pode estar associada a transtornos de humor (depressão, ansiedade), distúrbios de sono e inclusive distúrbios cognitivos (deficit de memória, falta de concentração, etc). O tratamento mais eficaz para Fibromialgia é a atividade física que pode ser aeróbica ou de resistência muscular. A atividade física é capaz de ajudar na liberação de substâncias do bem como noradrenalina e serotonina que diminuem o processamento da dor no Sistema Nervoso Central. Medicamentos antidepressivos, modeladores da dor e relaxantes musculares também podem ser usados, porém pouco tem utilidade em pacientes que não se exercitam.
Resumidamente, o combate a Fibromialgia consiste em Práticas de atividades físicas, Psicoterapia e Medicação. A fibromialgia é uma doença q exige adotar p/sempre um estilo de vida diferenciado. Requer forte adesão do paciente, organização de tempo p/ir aos especialistas e p/prát. ativ. físicas, além de tomar os remédios conf. orientação médica. Nem todas as atividades físicas são indicadas, mas, aquaterapia é bastante recomendada. Alguns médicos receitam analgésicos p/possibilitar o início das ativ. físicas. A fisioterapia e acupuntura também são utilizadas na redução da dor. Não permita q a doença te impeça de trabalhar. Quando for o caso trate-se através da rede pública de saúde e utilize os serviços gratuitos das universidades próximas. Abcs. Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)

Especialistas

Luísa Leite

Luísa Leite

Fisioterapeuta

São Paulo

Shayeny Walter

Shayeny Walter

Fisioterapeuta

São Carlos

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Patricia Eduarda Biselli

Patricia Eduarda Biselli

Homeopata

Curitiba

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Victor hugo Souto

Victor hugo Souto

Fisioterapeuta

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 254 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.