Qual profissional devo consultar para tratar transtorno de ansiedade generalizada e esgotamento mental?

5 respostas
Qual profissional devo consultar para tratar transtorno de ansiedade generalizada e esgotamento mental? Neuro ou psiquiatra ou outro? Faz três meses que fui diagnósticada por psiquiatra, uso Prestic 50mg, Labirin e Rivotril. Também vou em psicologa cognitiva mas estou piorando. Tive crises feias recententemente.
Uma vez que a psicoterapia por si só não está trazendo resultados, você deveria se submeter também um acompanhamento psiquiátrico, no caso de ter urgência em fazer a prova. Caso não haja urgência, o ideal seria procurar um novo tratamento psicológico, talvez noutra abordagem, evitando assim que você tenha que usar de medicamentos. Há grandes melhoras em quadros de ansiedade tratados somente com a psicoterapia.

Se está sendo acompanhado seu tratamento com um psiquiatra e fazendo uso de medicamentos seria interessante falar sobre o que está sentindo após a introdução dos mesmos, pode ser que haja a necessidade de trocá-los. Quanto ao psicólogo pode ser que essa linha de tratamento não está trazendo os resultados esperados. Quem sabe você pode tentar a psicanálise, que é uma linha diferente da cognitiva. A psicanálise parte do princípio que é o paciente que sabe sobre ele mesmo, embora não saiba que sabe e, através de sua fala durante as sessões, você poderá trabalhar os seus sintomas buscando a causa dos mesmos e através da elaboração e associações em análise te poderá criar uma nova forma de lidar com aquilo que te traz esse sofrimento.
Olá!

Você deve fazer tratamento com psiquiatra e psicólogo. Cada um tem um função. Muitas vezes a terapia é suficiente, mas quando há muitas crises e perda da qualidade de vida ou afastamento das atividades cotidianas, faz-se necessário o uso da medicação.
Tratamento de ansiedade generalizada pode demorar mais do que três meses. Sugiro que fale com os profissionais que está te atendendo que suas crises têm piorado e baseando na confiança da resposta deles, continue o tratamento ou busque mais uma opinião de outros profissionais da área.
A terapia cognitiva comportamental é uma linha dentro da Psicologia que pode te ajudar. Mas não é a única. Estimo melhoras.
Olá!
O ideal seria acompanhamento psiquiátrico e psicológico em paralelo.
A Hipnoterapia é uma alternativa de tratamento psicológico. Pesquise sobre esta alternativa já que a psicoterapia não esta lhe trazendo o resultado esperado.
Bom, além do estresse físico e mental, diversos sintomas físicos podem se manifestar, incluindo tensão muscular, tremedeira, dores de cabeça e problemas de estômago como náusea ou diarreia.
Recomendo médico em psiquiatria e terapeuta, (aqueles médico que escuta atentamente o paciente), psicólogos ou outras alternativas além do tratamento profissional. Sobre abordagens psicológica não é possível falar em certo ou errado quando se falamos em ciência ok.
Procure aquele profissional que te deixe segura e confiante para que o processo progrida. Tudo depende de você.
Fica na paz!