Qual profissional devo Procurar, para quem tem encoprese?

5 respostas
Qual profissional devo Procurar, para quem tem encoprese?
 Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
O gastroenterologista indicado pelo colega acima como primeiro profissional a ser consultado irá avaliar prováveis causas fisiológicas como constipação intestinal, abuso de laxantes, hemorróidas graves, cirurgias intestinais ou ginecológicas, lesão de nervo ou músculo anal. Relate ao médico, caso você tenha passado por esses procedimentos. Mas existem aspectos psicológicos para a causa deste transtorno como sentimentos de raiva, ansiedade, estresse, luto, sentimentos de medo, treinamento precoce para usar banheiro na idade infantil. Caso a causa fisiológica seja descartada procure um psicólogo e relate estes sintomas emocionais. Os resultados para esses casos são muito satisfatórios e com bom prognóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Alessandra Araujo da Silva Matias
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá, indico que procure o médico (gastroenterologista) e também um psicólogo, pois há casos em que a criança teme a hora do banheiro, que pode ser devido a dores ou outros fatores emocionais, ou não quer perder tempo parando a brincadeira, ou não quer perder nenhuma partezinha dela (inclusive as fezes), entre outros... Enfim, cada caso deve avaliado separadamente. Boa sorte!
Sugiro consultar um gastroenterologista e um psicólogo para avaliar o tipo de encoprese e os tratamento. O médico irá definir o tratamento físico para aliviar os sintomas e o psicólogo nos fatores emocionais e inconscientes que envolvem essa disfunção.

Att,
 Daniel Mattioli Magnocavallo
Psicólogo
São Paulo
A Gastroenterologia pode proporcionar uma avaliação orgânica do caso a Psicologia uma avaliação psicológica. É possível haver uma disfunção física para que as fezes sejam retidas, assim como fatores psicológicos para tal. Em suma, deve ser procurado um(a) gastroenterologo(a) de maneira rápida para descartar a hipótese orgânica do caso e, em seguida, iniciar o acompanhamento psicológico.
Obs: a saúde nutricional do paciente deve ser sempre acompanhada por um profissional.
 Juliana Pereira Vieira
Psicólogo
Itajaí
Em primeiro lugar eu te sugiro buscar um gastropediatra para que ele possa realizar avaliação e solicitar exames que verifique se essa encoprese se deve a algum problema orgânico. Se não for detectado nada nos exames físicos, você pode procurar auxílio de um psicólogo infantil para que juntos verifiquem as questões emocionais desta criança.

Especialistas

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Andréa Hahmeyer Pegoraro

Andréa Hahmeyer Pegoraro

Psicólogo

Campos Novos

Izabela  Ugolini

Izabela Ugolini

Psicólogo

São Paulo

Elaine  Mota

Elaine Mota

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Encoprese
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.