Qual seria o exame mais indicado para a investigação sobre a disfagia em pacientes que sofreram avc?

4 respostas
Qual seria o exame mais indicado para a investigação sobre a disfagia em pacientes que sofreram avc?
Usamos dois exames para avaliar disfagia. Vídeo Endoscopia da Deglutição e Vídeo Deglutograma. Um complementa o outro, cada um com suas vantagens e desvantagens. Vale uma avaliação otorrinolaringológica para analisar o estado do paciente e a possibilidade de realizar cada exame de forma segura.

Isso mesmo, os exames são vídeo endoscopia da deglutição e vídeo deglutograma. A questão é entender a situação clínica do paciente, para ver a possibilidade da realização de ambos ou de de pelo menos, um deles. Esclarecem bastante.
A própria avaliação com alimentos, realizada pela fonoaudióloga, já pode dar uma grande pista em relação à gravidade do problema.
Existem exames objetivos capazes de identificar a disfagia e em qual fase há maior risco: a videofluoroscopia (ou videodeglutograma) e a vídeo endoscopia da deglutição.

Porém, existe avaliação clínica subjetiva de profissional Fonoaudiólogo que verifica a possibilidade de alimentação segura, sendo este um método que muito contribui na investigação de disfagias, podendo não necessitar de exames objetivos.
O primeiro passo é realizar a avaliação clínica da deglutição/Exame físico e anamnese, após isso o Fonoaudiólogo lhe encaminhará para a realização de exames complementares/objetivos que melhor se enquadrem no seu caso. Os exames objetivos podem ser tanto a Videofluoroscopia da deglutição quanto a Videoendoscopia, sendo a Videofluoroscopia considerada o exame padrão ouro para essa avaliação objetiva.