Qual seria uma boa estratégia inicial para reduzir o consumo de doces? Sei que exagero e quero melho

5 respostas
Qual seria uma boa estratégia inicial para reduzir o consumo de doces? Sei que exagero e quero melhorar, mas mesmo com essa percepção não estou dando conta, como todos os dias. Agradeço se houver alguma orientação neste sentido.
O primeiro ponto é entender que não há problema nenhum em consumir doces todos os dias. Eles podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que inseridos em um contexto positivo e em quantidades moderadas.
Para reduzir o consumo podemos pensar em algumas alternativas mais saudáveis como frutas, doces sem açúcares, etc. Além disso, é importante não deixar para consumir no momento que estiver com fome (assim a tendência de exagero é maior), já porcionar o alimento antes de comer e guardar o restante, não deixar em algum local que você tem acesso fácil ou no seu campo de visão (estimula o consumo) ou, como última alternativa, não ter os doces que geralmente são consumidos em exagero dentro de casa.
Mas, mais importante que tudo isso, é procurar entender o que está causando esse exagero nos doces: pode ser desde uma dieta desequilibrada (muito baixa em calorias ou carboidratos), baixo consumo de água, fibras ou proteínas e até uma má gestão das emoções, que acabam extravasando para a alimentação.

Existem algumas técnicas que podem ser empregadas quando a vontade de doce surgir, dentre elas, a mudança de foco.

Buscar outras atividades que tragam prazer é fundamental para que você comece a desassociar o consumo de doces apenas como a única fonte de prazer.

Meditar, escrever e compreender o que sente, praticar respiração diafragmática, conversar com alguém, ler algo, sair de perto do alimento e principalmente não ter ele em casa, são formas de você ir reduzindo o consumo.

Tão importante quanto isso, não é cortar o doce da noite pro dia (dado que um hábito novo não surge de imediato), mas sim buscar reduzir os episódios em frequência e intensidade.

Ademais, pequenas porções podem ser incluídas diariamente em sua dieta desde que essa esteja bem calculada e ajusta para ti.

Vamos nos consultar?
Olá! Você precisa mudar seu paladar, deixando de adoçar chás, cafés.. e também pode ir migrando para doces amargos como chocolate acima 60%. Fazendo isso repetidamente, você logo não irá tolerar grandes quantidades de doces. Não tem problema consumir, desde que sua alimentação seja saudável e que você consiga controlar a quantidade de doces ingerida .
Olá, primeiramente a conduta é investigar o que te faz ter muita vontade por doce, assim como os horários de pico dessa vontade.
Os motivos pelo desejo de comer doce podem ser diversos, desde carências nutricionais à uma ansiedade e/ou estresse que a mente quer um "sistema recompensa"
Veja bem, não tem problema consumir doce, o problema é a frequência e quantidade.
Para reduzir a vontade por doce temos algumas combinações de nutrientes e quantidade específicas para cada indivíduo, o que irá depender do estilo de vida, exames, dentre outros, por isso o mais indicado é procurar ajuda do nutricionista.
Chocolate 70% com castanhas, frutas com canela e aveia, banana com cacau em pó 70% podem te auxiliar.
Reduzir o consumo de doces pode ser desafiador, mas é ótimo que você esteja procurando maneiras de melhorar seus hábitos alimentares. Aqui estão algumas estratégias iniciais que podem ajudar a diminuir o consumo de doces:

Identifique os Gatilhos:

Observe e identifique situações específicas, emoções ou hábitos que costumam desencadear seu desejo por doces. Pode ser estresse, tédio, tristeza, entre outros.
Estabeleça Metas Realistas:

Defina metas realistas e alcançáveis para reduzir gradualmente o consumo de doces. Mudanças pequenas e sustentáveis são mais propensas a se tornarem hábitos duradouros.
Substituições Saudáveis:

Troque os doces por opções mais saudáveis. Por exemplo, se você gosta de sobremesas, experimente frutas frescas, iogurte natural com mel ou frutas secas como alternativas mais saudáveis.
Controle as Porções:

Se decidir comer um doce, controle as porções. Tente limitar a quantidade e evite comer diretamente do pacote.
Tenha Opções Saudáveis Disponíveis:

Mantenha lanches saudáveis e opções de sobremesa mais equilibradas prontas e acessíveis. Isso pode ajudar a evitar recorrer aos doces quando estiver com fome ou desejando algo doce.
Mantenha-se Hidratado:

Às vezes, a sensação de sede pode ser confundida com desejo de doces. Certifique-se de estar bem hidratado ao longo do dia.
Pratique o Mindful Eating:

Coma com atenção plena, saboreando cada mordida. Isso pode ajudar a aumentar a consciência dos alimentos que você está consumindo e reduzir o desejo por doces.
Distraia-se:

Envolva-se em atividades que o distraiam do desejo por doces. Pode ser uma caminhada, exercícios, leitura ou qualquer coisa que o mantenha ocupado.
Busque Apoio:

Compartilhe seus objetivos com amigos, familiares ou colegas. Ter apoio pode tornar mais fácil resistir ao desejo por doces.
Busque Ajuda Profissional:

Se achar difícil controlar o desejo por doces por conta própria, considerar a ajuda de um nutricionista ou profissional de saúde pode ser benéfico. Eles podem fornecer orientações personalizadas e estratégias específicas para suas necessidades.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!