Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?

77 respostas
Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?
Boa tarde para tratar insegurança e timidez pode ser psicoterapia de qualquer linha teórica, é importante chegar as causas que te tornam insegura e tímida e se fortalecer.
O que conheço muito mais são as que eu utilizo e sei que dão ótimos resultados, mas você se sinta a vontade em escolher qualquer uma que seja de fácil acesso para você. Procure algo próximo e de tua confiança.

Olá!

Quando a timidez e a insegurança passam a trazer sofrimento para o sujeito o tratamento psicológico é uma importante fonte de ajuda!

A psicologia se desdobra em diversas linhas de cuidado que podem se vincular com outras técnicas. Todas capacitadas para cuidar destes sintomas. O importante é o paciente procurar um bom profissional e uma linha que se identifique.
Eu recomendo a psicanálise, por ser um tratamento que olha para o sujeito como um todo e para a complexidade que somos. Cuidando assim não só do sintoma, posto que esse é enredado pelo contexto de vida do sujeito.
Terapia Cognitivo-Comportamental. Pois é focal e breve.
Vc ira fazer uma hierarquia dos seus problemas, sendo assim o psicólogo irá trabalhar nas sessões um único problema, no seu caso a timidez.
Na psicologia há várias linhas que trabalham as mesmas questões. O importante é escolher aquela que você mais se identifica.
Em princípio, qualquer psicólogo clínico está habilitado para tratar tais sintomas. Procure um profissional de sua confiança e relate os sintomas com maiores detalhes. Abraços!
Você deve pensar em qual terapia vc ira se identificar melhor, cada uma trata de uma forma...
Nada que é rapido costuma ser melhor a vida mental é muito comlexa.
Att
Eduardo
Ola tudo bem?
Qualquer Psicologo está habilitado para tratar os sintomas. Importante escolher um que você se identifique com a abordagem e com a forma de trabalho. Só lhe peço para não procurar um coach para tratar isso. Pois o coach que não tem formação em Psicologia, poderá piorar a situação ao invés de ajudar.
Olá... Boa noite!
O psicólogo clínico está habilitado para trabalhar essas questões.
Se a timidez lhe traz sofrimentos, é importante um acompanhamento.
Gratidão!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Como outros colegas já comentaram, sua identificação com o profissional será o ponto principal da terapia. Portanto, atente para questões como idade, sexo e até mesmo imagem que mais lhe dêem conforto. Questões mais práticas como distância do consultório para sua residência ou trabalho também devem ser observadas, pois a regularidade do trabalho é outra questão muito importante. Por fim, pesquise sobre as diferentes linhas terapêuticas existentes, e veja a que mais lhe agrada. A Terapia Cognitivo Comportamental costuma produzir resultados muito bons para esses assuntos, de maneira breve e focada.
Olá! Qualquer psicólogo clínico está habilitado para tratar esses sintomas. O importante é você encontrar um em quem confie e se sinta confortável e acolhida.
No sentido da sua questão qualquer profissional da psicologia poderá proporcionar as ferramentas necessárias para a compreensão das causas e efeitos dessa timidez e insegurança que você sente. O plantão psicológico por exemplo trata das coisas mesmas como elas são do sujeito consigo mesmo em um curto período de sessões, o que pode ser eficaz para muitos indivíduos ou a realização de psicoterapia, tudo depende de caso para caso. As linhas teóricas de cada psicólogo pode ser um diferencial, mas não uma questão de especialização para esses sintomas.
Olá boa noite

O melhor psicólogo será aquele com o qual voce se identifica no primeiro contato, e que voce sente que pode confiar. Para o processo de terapia da timidez é fundamental essa confiança.
boa sorte
Olá! Todo profissional pode trabalhar essas questões independente da abordagem. O importante é sentir-se confortável.
A terapia cognitivo comportamental trabalha muito bem com timidez e ansiedade social através da dessensibilização sistemática.
Um psicólogo que trabalhe com a abordagem da TCC - terapia cognitiva comportamental, pois ele trabalhará diretamente sua timidez ajudando a desenvolver habilidades sociais necessárias.
Conforme relato de colegas acima, qualquer psicologo(a) poderá ajudá-los nesta questão. O mais importante é a confiança e identificação com o (a) profissional. Mas sugiro a abordagem cognitiva comportamental .
Conforme já foi destacado por alguns colegas, o importante é você sentir-se à vontade com o profissional. A timidez já é um entrave a você se abrir, se for um profissional que transmita aceitação e acolhimento fica um pouco menos difícil.
Qualquer psicólogo, de qualquer linha pode tratar estes temas! Procure alguma indicação, e sinta empatia com o profissional. Isso é o mais importante, um excelente vínculo de confiança . Boa sorte!
Aquele ou aquela que te inspirar confiança e capacidade. Aquele ou aquela que você responda empaticamente e que, após algum tempo, você olhe para traz e se responda se algo está mudando para melhor.
Olá. Qualquer psicólogo capacitado consegue te ajudar nessas questões, mas a Terapia Cognitivo Comportamental costuma apresentar resultados em menos tempo que as demais, como a psicanálise, por exemplo. Mas independente de linha teórica, você precisa se sentir segura e confiante com o profissional. Boa sorte
Olá, como já foi dito, qualquer psicólogo poderá ajudar nesse caso. O mais importante não é a abordagem do terapeuta, mas sim encontrar um com quem se identifique e se sinta à vontade para se abrir. Não desista no primeiro, procure até achar o profissional perfeito para você. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Como varios colegas já disseram, todos os psicólogo sao habilitados para trabalharem com este problema, no entanto é você que deve escolher aquele com o qual mais identifica.
Bom dia!!! Inseguranças, medos, receios, angústias... todas as pessoas passam ao longo da vida, por inúmeras situações, algumas pessoas se deparam com esses sentimentos e outras não. Por que será? Depende muito de como enxergamos, e como lidamos e compreendemos essas situações em nossa história de vida! Procure um psicólogo, qualquer um clínico pode acompanhá-lo e focar na sua questão, vale muito a pena!
Olá. Independentemente da abordagem do Profissional, o mais importante é a qualidade do vínculo e da confiança que você consegue estabelecer com ele. São estes dois fatores que irão contribuir para que você possa se sentir mais a vontade, e ao seu tempo e ao seu modo ir falando sobre as suas questões.
Todo Psicólogo de qualquer abordagem está apto e preparado para lidar com este tipo de dificuldade. Conte conosco!
Boa tarde!
Diante da sua pergunta, deduzo que possui uma noção da existência de diferentes linhas de atendimento psicoterápico.
Primeiramente, ao paciente, considero fundamental (independente da linha que o Psicólogo siga) ponderar sempre a qualidade do vínculo analítico (confiança, respeito, acolhimento, entre outros) e o cumprimento dos princípios ético por parte do profissional (regulamentado pelo CRP).
Espero ter auxiliado.
À disposição.
O psicólogo que vai te ajudar é aquele com quem você vai se sentir acolhido, compreendido e totalmente à vontade. É aquele profissional que, após a consulta, você se sente tão bem que fica contando os dias para a próxima sessão.
Boa noite. Procure o profissional que você possa se sentir mais a vontade, importante mesmo é você conseguir iniciar o tratamento.
Olá! Uma satisfação responder à sua dúvida. Timidez e insegurança são temas frequentes em meu consultório, uma vez que em alguns momentos trava a tomada de decisões, dificulta os relacionamentos e pode deixar quem vive essa problemática um tanto frustrado. Em parceria contigo, um psicólogo clínico com boa formação e que você confie certamente trará bons resultados. Não deixe de cuidar daquilo que o incomoda. Forte abraço!
Olá, você deve ir num psicólogo que você se identifica, que seja perto da sua casa e que tenha registro no CRP, Conselho Regional de Psicologia.

Ache um profissional competente na area de PSICOTERAPIA. Existe cura.
Olá!! Qualquer psicólogo que trabalhe com psicoterapia poderá ajudar você a superar esse problema.
Qualquer profissional formado em psicologia está apto a lhe atender. Não se preocupe tanto com a abordagem, o importante é que haja o sentimento de evolução durante o acompanhamento com o profissional. Caso não, procure um outro que lhe atenda melhor às expectativas. Vale a pena.
Olá! Tudo bem? Hoje em dia existem diversas abordagens de Psicoterapia. No entanto, estudos mostram que nem todas têm o mesmo grau de eficácia para problemas/demandas/transtornos. Assim, uma importante ferramente é o site da Division 12 da American Psychological Association (APA) que mostra quais são os tratamentos empiricamente embasados para uma miríade de transtornos. Neste sentido, questões relacionadas com timidez e insegurança estão próximas da ansiedade social e o tratamento padrão-ouro é a Terapia Cognitivo Comportamental. Ressalto que isso não quer dizer que as outras terapias não funcionem: significa que até então as evidências mostram que a TCC melhora efetivamente tal sintomatologia.Para outras abordagens não temos evidências ainda. Estou à disposição. Atenciosamente, Victor.
Olá. Sua timidez e insegurança são sintomas que estão associados à sua história de vida como um todo. Não é só tratar esses sintomas, e sim entender o lugar deles em sua história de vida. Focar em mudanças de sintomas e comportamentos é insuficiente, pois sempre torna a aparecer, podendo inclusive serem trocados por outros sintomas que podem provocar um mal-estar maior. Seria interessante um tratamento através da palavra em você pudesse elaborar e ressignificar essas questões, aprofundando na causa de seus sintomas e o que de inconsciente o atravessa. Sugiro procurar um psicanalista, que trata o inconsciente através da fala, sendo possível adentrar em questões mais profundas!
A timidez e a insegurança se elevadas podem prejudicar em várias áreas da vida da pessoa como no social (relacionamento) e até no profissional (tomada de decisão). A abordagem cognitiva comportamental tem mostrados resultados rápidos e duradouros. O psicólogo pode ajudar não somente a identificar e modificar os comportamentos e pensamentos ligados a crenças, mas também irá ajudar no desenvolvendo habilidades sociais, reforçando a autoestima para superar a timidez e a insegurança.
Ter autoestima

Nos dias de hoje estamos ligados não só por nossa aparência, nosso modo de vestir, maquiagem, estilo e/ou apresentação pessoal, mas também pelas redes sociais.

Quantas vezes nos pegamos admirando os sorrisos de nossos familiares e amigos, em suas postagens?

Estes em meio as mais diversas situações: passeios, viagens, jantares, momentos de lazer.

Se a nossa autoestima estiver baixa, é comum imaginar a felicidade dos outros e pensar que não se pode alcança-la.

Por isso nos ver, em imagens também felizes, sinalizar nossos bons momentos de vida, e as pessoas que gostamos de estar é muito importante. Para isto precisamos observar como nos vemos também diante de nossas escolhas, nos seguimentos da vida, tanto homens como mulheres: na carreira, com os filhos, com os amigos, na família, no lazer, na saúde;

Na carreira- o curso, a atuação, a inserção no mercado de trabalho.

Com os filhos- o planejamento, a responsabilidade de educar, alimentar e cumprir com horários e rotinas.

Com os amigos- manter as amizades, formar novos vínculos de acordo com o nosso meio já estabelecido; se casadas(os) ou solteiras (os), procuramos pelo contexto correspondente.

Com a família- onde estão os laços afetivos e de valores adquiridos com todos os ensinamentos.

No lazer- oportunidade que temos de respirar o que nos faz bem.

Na saúde- os cuidados necessários à idade, a dores, exercícios físicos e outros aspectos.

Imersos a tantos compromissos dos trajetos e atitudes tomadas, muito se forma dentro de nós mesmos, me refiro ao nosso emocional e isto é muito complexo, onde alguns desses caminhos determinam dores internas se assim posso chamar, a baixa autoestima é uma delas. Já se pegou com receio de olhar no espelho? De comprar uma roupa por medo de “aparecer demais”? Este pode ser um sinal de não considerar os próprios valores, habilidades, características.

Perder a auto referência, muitas vezes para atender expectativas que não são nossas ou que sabemos lá no fundo que não são autênticas, genuínas, seria uma das possíveis razões para não construir a autoestima. Nestes casos deve-se trabalhar as questões envolvidas, cada um com sua história pessoal, de forma focada e diretiva num processo de Psicoterapia.

Tais atitudes infelizmente tendem a nos afastar de nós mesmos e neste afastamento, deixamos de nos reconhecer. Não seria gratificante olhar no espelho e nos ver realmente nele? Vestir determinado “look”e se admirar?

A autoestima é a retomada ao caminho, ao próprio reconhecimento de permitir se cuidar através dos chamados hobbies e prazeres, ou seja, descobrir o que se gosta, é através destas atitudes e possíveis escolhas que podemos encontrar a felicidade de ser quem somos, e a partir daí ter a verdadeira Auto Estima, e em tudo que nos rodeia, por deixar de atender aos outros somente, sem esquecer ou anular nossas vontades e desejos.

A autoestima favorece, enobrece, acolhe a pessoa, e tanto mais;

-se favorecer na opção de um trabalho ou profissão, na execução de um novo projeto, no promover de sua carreira ou da próxima viagem, na saída com seu melhor amigo, optando por se fazer bem.

-enobrecer no bom conselho a um filho, no abrir mão de uma situação que significa mais ao outro do que a nós mesmos;

– acolher a uma recusa recebida, sem vê-la unicamente como rejeição.

Se estiver se perguntando: Como posso ter autoestima?

Para ter autoestima, é necessário primeiramente se assumir, no contexto que estiver.

Avalie se o que leu tem haver com suas vivências e sentimentos internos, nos últimos meses ou até anos.

Após isto veja as alternativas para a retomada da caminhada.

Você se sente estagnada (o)?

Se sim, mesmo com esta convicção saiba que o fato de estar vivo te dá o total direito de seguir sempre!

Podemos parar por um tempo e decidir retomar a direção, muitas vezes “não nos damos o direito”, por nos enxergar perdendo uma guerra, uma batalha que se faz com nós mesmos, porém, esta pode ser uma condição emocional que necessita de avaliação, de acompanhamento de acolhimento, a chamada ajuda profissional e nesta partida, são inúmeras as possibilidades de apoios e atuações profissionais, sendo uma delas a psicoterapia.

Construir a autoestima se insere de forma determinante, pois, todos nós buscamos viver o mais próximo do equilíbrio, vendo como uma tarefa árdua, efetuar alguns “bons hábitos” ou simples atitudes que nos aproxime desta busca.

Para você é possível se enxergar na direção da construção de ter autoestima?
Olá, bom dia. A timidez e a insegurança podem ser tratadas por qualquer linha teórica psicológica. É muito importante que encontre um profissional, pelo qual no encontro, você se sinta seguro, acolhido e tenha uma boa troca.
Olá!
Ser tímido não é um problema em si. Mas, perder parte da vida por sentir medo e vergonha, pode ser bem limitador.
Qualquer profissional da psicologia pode ajudar! O mais importante é que você esteja disponível e se sinta acolhido durante o acompanhamento.
Qualquer um que vc sinta segurança na conversa, não tem como dizer se fulano ou sicrano vai lhe gerar essa segurança, vc terá que experimentar até achar a pessoa certa. Caso precise estou a disposição.
Olá !
A psicologia contempla diferentes abordagens e cada psicólogo geralmente se aproxima e aperfeiçoa em uma e a forma com que ele direciona as sessões irá influenciar no resultado da terapia.

A relação terapêutica é essencial para um resultado satisfatório. Você precisa se identificar, sentir acolhido e estar interessado na terapia.

Essas demandas poderão ser tratadas na terapia individual onde você irá desenvolver o seu autoconhecimento.
Olá!

Todos os profissionais capacitados para realizar atendimentos psicológicos podem te auxiliar com essa dificuldade na qual você está passando.

Os psicólogos se diferenciam por linhas teóricas que olham para o ser humano de forma diferente e por isso possuem formas de guiar o tratamento que são diferentes.

A psicoterapia de abordagem psicanalítica permite que através da fala livre você traga tudo isso que te incomoda para dentro da sessão, e que através de intervenções psicoterapêuticas você consiga se escutar e dar novos sentidos para o que você está passando, que consiga enfrentar essas dificuldades que tanto lhe aflige e demais questões que talvez você ainda não tinha percebido, mas que estavam te incomodando.

Espero ter respondido dentro do que esperava e fico à disposição caso precise tirar mais alguma dúvida e entender melhor o processo.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Todas linhas são interessantes . Busque um que sinta empatia .
Para ser mais direto: você deve buscar um profissional com quem você se identifique. O vínculo terapêutico e a relação de confiança são, sem dúvidas, os elementos mais importantes a serem considerados inicialmente, na hora de escolher alguém para te receber em uma consulta ou iniciar um processo de psicoterapia. Sugiro buscar informações sobre os profissionais, suas qualificações, suas trajetórias, mas também informações que te ajudem a se identificar melhor com aquela pessoa. Também é muito importante validar suas percepções através de uma sessão. Se for um profissional qualificado, ético e sério em quem você sente que pode confiar, você estará bem servido para cuidar destas questões pessoais. Boa sorte!
Olá, para tratar suas questões qualquer abordagem pode lhe ajudar. Se preocupe mais em criar vinculo e se sentir bem com o profissional. Att, Gabrielle Lazari
Qualquer tipo de abordagem...Vale à pena experimentar para que verifique o bem-estar que a psicoterapia poderá lhe proporcionar...Claro que se sentir acolhido e gostar do profissional são condições primordiais para o sucesso desse processo. Boa sorte!
Olá, procure um Psicólogo, este profissional irá te auxiliar a lidar com as questões profissionais que acarretam a síndrome e amenizar os sintomas. Encontro-me a sua disposição!
Olá, boa tarde! Um psicólogo que trabalhe com a abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental poderá ajudá-lo a vencer suas dificuldades. Pois é uma abordagem bastante prática e as técnicas utilizadas são bastante eficazes. Abçs!
Olá,
Qualquer psicólogo bem preparado pode te ajudar. A Terapia Cognitivo Comportamental tem bons resultados para fobia social, timidez...um abraço.
Olá! Como vai?
Em qualquer linha de tratamento psicológico, você trabalhar essas questões relacionados a timidez, insegurança... Procure um profissional com quem você se sinta a vontade para iniciar o acompanhamento.

At.te
Qualquer um ! Todo psicólogo, seja ele de qualquer linha, esta apto para te ajudar nesse sentido! Inclusive a própria terapia em si já é um exercício para tratar a timidez ! Procure um profissional que você se identifique com o trabalho e vá!
É importante deixar claro que a timidez não é um estado patológico.
Ser tímido significa experimentar uma forte sensação de medo quando o fato for interagir com outras pessoas, principalmente pessoas que não conhece e isso causa sofrimento psíquico.
Podem ser considerável fatores desde a educação e convívio familiar, experiências pessoais negativas no campo social, vivências culturais e sua interpretação no sentido da retração social, autoimagem corporal à crenças pessoais que remetem ao sentimento de inadequação social, insegurança ou fobia social.
A avaliação cuidadosa e criteriosa de cada caso singular é fundamental para se encontrar e trabalhar o que causa este afastamento ou inibição na troca relacional daquele indivíduo em particular.
O Psicólogo poderá te auxiliar.
Existem diferentes abordagens na psicologia. Porém, todas elas tem o objetivo de ajudar o paciente, independente do método utilizado. Portanto, o mais importante é que você encontre um profissional com quem se sinta a vontade para se abrir e expressar seus sentimentos. Esse profissional será o mais adequado para você, ok? ;)
Olá!

Dentro da Psicologia existem um amplo espectro de abordagens e todas elas se mostram eficazes no tratamento das diversas questões psicológicas, emocionais.

Acredito que o mais importante seja a relação que você conseguirá estabelecer com o Psicólogo que vier a te auxiliar nesse ponto, e o quanto isso possibilitará a mudança que você deseja que ocorra.
A formação em psicologia é muito diversa. São variadas as abordagens dos processos mentais e das formas de tratamento quando esses processos se alteram. A plataforma permite que você explore as qualificações profissionais, publicações na área clínica que atua, enfim. Pesquise. Processos bem conduzidos, por profissionais que sabem o que estão fazendo, normalmente tem bom prognóstico. Independente da abordagem!!!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
Você deve procurar um psicólogo que responda ao que você quer, ao que você vai buscar na terapia. Alguém que acolha, que receba, que te dê um lugar de fala, que ouça e escute, que veja e enxergue, com o qual você se sinta bem, ou, se não se sentir bem, que tenha abertura, coragem e confiança de falar sobre isso. Você deve ser escutado, acolhido, reconhecido, enfim, tratado com seus sintomas sem julgamento.
Qualquer psicólogo pode atende-la. existem varias abordagens, mas, procure um profissional que te acolha e escute as suas queijas sem julgamentos mas com amorosidade. Assim você se sentirá segura em poder falar tudo que te incomoda.
Olá, boa noite. Tudo bem?
Recomendo fortemente a psicanálise (seria o ideal), mas qualquer linha pode te trazer bons resultados. O que varia é a técnica e a forma de compreender teu funcionamento enquanto ser-humano e principais influencias sobre tua psique.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Qualquer profissional formado em Psicologia pode te atender. Em relação a abordagem, escolha a que te faça sentir-se mais confortável, o importante nesses casos é o vínculo que será desenvolvido entre paciente-profissional para que a dinâmica seja fluida e recompensadora.
Oi, boa tarde!
Você já iniciou sua terapia?
Um psicanalista pode ajudar a tratar a timidez e insegurança. O psicanalista irá explorar as raízes profundas da timidez e insegurança, ajudando a identificar e compreender os sentimentos e pensamentos subconsciente que estão contribuindo para esses sentimentos. O psicanalista também pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com a timidez e insegurança, como aumentar a autoconfiança, melhorar as habilidades de comunicação e aprender a lidar com a ansiedade.
Olá, tudo bem? A linha teórica do psicólogo não interfere muito em relação a essa temática, a principal preocupação é a procura por um psicólogo que procure trabalhar e entre o início dessa dificuldade, bem como suas características e posteriormente auxiliá-lo em maneiras de como trabalhar para melhorar essa situação e com isso melhorando sua qualidade de vida por causa que essa questão que lhe aflige deve afetar outros pontos de sua vida que não apenas a interação com outras pessoas. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Em primeiro lugar é importante considerar que todas as psicoterapias objetivam, em ultima instância, proporcionar maior bem-estar para a pessoa atendida... logo é fundamental estabelecer vínculo com a profissional, independente da abordagem. Por outro lado, as diferentes abordagens psicológicas utilizam técnicas diversificadas, todas eficazes! Psicanálise, humanista, existencial, TCC... Espero ter ajudado. Estou à disposição!
Penso que o mais importante ao escolher um psicólogo é se sentir a vontade e sentir que a sessão lhe fez bem. Converse sem compromisso com alguns profissionais e faça sua escolha. Abraço

Olá! boa noite! cOmo vc está?
iMportante que vc está vindo buscar ajuda hein?
a terapia pode lhe auxiliar a promover o desenvolvimento de habilidades sociais que fortaleçam sua segurança diante dos outros, com o intuito de melhorar os relacionamentos interpessoais e sua timidez. O tratamento é útil para as pessoas que têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas, o que consequentemente evita o isolamento social. O tratamento terapêutico pode ser um meio para descobrir a fonte dos problemas do paciente e ajudá-lo a lidar melhor com aquilo que lhe gera desconforto, através dos seus próprios recursos internos.
Recomendo que busque um psicologo que vc sinta confiança, pois a relação entre vcs é a mais importante.
Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição
@leticiafernandespsi
Olá! Qualquer psicólogo pode ser eficaz para tratamento de timidez e insegurança. O mais importante é você se sentir a vontade no seu processo, e com o profissional escolhido, pois você irá contar suas histórias de vida. A psicoterapia é um lugar de acolhimento e diálogo aberto, momento que tem que ser leve para você, então busque com cautela e escolha seu profissional, caso tenha interesse estou à disposição para ajudar! Abraço.
Surgiro que você traga as queixas de timidez e insegurança para um psicólogo da TCC. É interessante desde o primeiro contato entender se se trata de timidez ou ansiedade social, por exemplo. E detalhar se a insegurança que você menciona também se refere à autoimagem, aos seus relacionamentos ou a alguma outra área específica da sua vida!
Olá, boa tarde. Qualquer psicólogo competente e independente da abordagem pode lhe auxiliar com seu problema de timidez e insegurança. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Para tratar a timidez e a insegurança, você pode procurar um psicólogo que tenha experiência em terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia de exposição. Essas abordagens são frequentemente usadas para tratar questões relacionadas à ansiedade social, timidez e insegurança. A TCC ajuda a identificar padrões de pensamento negativos e substituí-los por pensamentos mais realistas e construtivos. A terapia de exposição envolve gradualmente situações sociais desafiadoras para reduzir a ansiedade associada a elas.

Ao procurar um psicólogo, certifique-se de que ele tenha experiência em tratar problemas de ansiedade social ou timidez. Uma boa relação de confiança entre você e o terapeuta é essencial para que o tratamento seja eficaz. Converse com o profissional sobre suas preocupações e objetivos para que vocês possam trabalhar juntos para superar a timidez e a insegurança.
Para tratar a timidez e a insegurança, você pode procurar um psicólogo que tenha experiência em terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC é uma abordagem terapêutica eficaz para tratar esses problemas, pois se concentra em identificar pensamentos negativos e padrões de comportamento que apontam para a timidez e a insegurança, e em substituí-los por pensamentos e comportamentos mais positivos e construtivos.
Olá!. Para além da abordagem a qual o psicólogo se associe, o mais importante é que você se sinta confortável para com o profissional escolhido e a abordagem aplicada, para assim haver evolução no seu tratamento.
Qualquer psicólogo clínico pode tratar questões relacionadas à timidez e insegurança, independentemente da abordagem. Escolha aquela com a qual você se identifica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
O melhor psicólogo é aquele com o qual se sinta acolhido e compreenda da sua questão. A insegurança e a timidez podem ser tratadas com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), elencando uma lista de questões que você possa ter em relação a isso e criando-se um plano de tratamento focado e personalizado para você.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Psicólogo Cognitivo Comportamental.
Sua timidez é na verdade um sintoma da insegurança, é como se a falta de segurança fosse a raiz do problema e o fato de você ser tímido(a) é o que aparece para te mostrar algo mais complexo, antigo ou traumático. O psicólogo mais apto a te ajudar deve, primeiramente, olhar para o que mais incomoda agora, e, em um segundo momento, aprofundar para tratar suas questões de infância, ou seja, te ajudar a aliviar essa dor o mais rápido possível a fim de te fortalecer para olhar para feridas mais profundas.
Olá! Escolha um profissional com o qual se sinta acolhido e à vontade para compartilhar suas questões. Espero ter ajudado!
Um profissional que te acolha e te proporcione um lugar de escuta te ajudará nestas questões. O processo terapêutico, a partir dessa premissa, possibilita o paciente transpor timidez e insegurança, a partir do manejo e das técnicas das quais o psicólogo dispõe.