Qual tipo de psicologo devo procurar para tratar timidez , insegurança.?
Boa tarde para tratar insegurança e timidez pode ser psicoterapia de qualquer linha teórica, é importante chegar as causas que te tornam insegura e tímida e se fortalecer.
O que conheço muito mais são as que eu utilizo e sei que dão ótimos resultados, mas você se sinta a vontade em escolher qualquer uma que seja de fácil acesso para você. Procure algo próximo e de tua confiança.

Olá!

Quando a timidez e a insegurança passam a trazer sofrimento para o sujeito o tratamento psicológico é uma importante fonte de ajuda!

A psicologia se desdobra em diversas linhas de cuidado que podem se vincular com outras técnicas. Todas capacitadas para cuidar destes sintomas. O importante é o paciente procurar um bom profissional e uma linha que se identifique.
Eu recomendo a psicanálise, por ser um tratamento que olha para o sujeito como um todo e para a complexidade que somos. Cuidando assim não só do sintoma, posto que esse é enredado pelo contexto de vida do sujeito.

Na psicologia há várias linhas que trabalham as mesmas questões. O importante é escolher aquela que você mais se identifica.

Terapia Cognitivo-Comportamental. Pois é focal e breve.
Vc ira fazer uma hierarquia dos seus problemas, sendo assim o psicólogo irá trabalhar nas sessões um único problema, no seu caso a timidez.

 Claudius Viana
Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Em princípio, qualquer psicólogo clínico está habilitado para tratar tais sintomas. Procure um profissional de sua confiança e relate os sintomas com maiores detalhes. Abraços!

Você deve pensar em qual terapia vc ira se identificar melhor, cada uma trata de uma forma...
Nada que é rapido costuma ser melhor a vida mental é muito comlexa.
Att
Eduardo

Ola tudo bem?
Qualquer Psicologo está habilitado para tratar os sintomas. Importante escolher um que você se identifique com a abordagem e com a forma de trabalho. Só lhe peço para não procurar um coach para tratar isso. Pois o coach que não tem formação em Psicologia, poderá piorar a situação ao invés de ajudar.

Olá... Boa noite!
O psicólogo clínico está habilitado para trabalhar essas questões.
Se a timidez lhe traz sofrimentos, é importante um acompanhamento.
Gratidão!
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 120
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Como outros colegas já comentaram, sua identificação com o profissional será o ponto principal da terapia. Portanto, atente para questões como idade, sexo e até mesmo imagem que mais lhe dêem conforto. Questões mais práticas como distância do consultório para sua residência ou trabalho também devem ser observadas, pois a regularidade do trabalho é outra questão muito importante. Por fim, pesquise sobre as diferentes linhas terapêuticas existentes, e veja a que mais lhe agrada. A Terapia Cognitivo Comportamental costuma produzir resultados muito bons para esses assuntos, de maneira breve e focada.

Prof. Ana Carolina Lynch
Prof. Ana Carolina Lynch
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Qualquer psicólogo clínico está habilitado para tratar esses sintomas. O importante é você encontrar um em quem confie e se sinta confortável e acolhida.

No sentido da sua questão qualquer profissional da psicologia poderá proporcionar as ferramentas necessárias para a compreensão das causas e efeitos dessa timidez e insegurança que você sente. O plantão psicológico por exemplo trata das coisas mesmas como elas são do sujeito consigo mesmo em um curto período de sessões, o que pode ser eficaz para muitos indivíduos ou a realização de psicoterapia, tudo depende de caso para caso. As linhas teóricas de cada psicólogo pode ser um diferencial, mas não uma questão de especialização para esses sintomas.

Olá boa noite

O melhor psicólogo será aquele com o qual voce se identifica no primeiro contato, e que voce sente que pode confiar. Para o processo de terapia da timidez é fundamental essa confiança.
boa sorte

Olá! Todo profissional pode trabalhar essas questões independente da abordagem. O importante é sentir-se confortável.

A terapia cognitivo comportamental trabalha muito bem com timidez e ansiedade social através da dessensibilização sistemática.

Um psicólogo que trabalhe com a abordagem da TCC - terapia cognitiva comportamental, pois ele trabalhará diretamente sua timidez ajudando a desenvolver habilidades sociais necessárias.

Conforme relato de colegas acima, qualquer psicologo(a) poderá ajudá-los nesta questão. O mais importante é a confiança e identificação com o (a) profissional. Mas sugiro a abordagem cognitiva comportamental .

 Bruno Debernardi
Bruno Debernardi
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Conforme já foi destacado por alguns colegas, o importante é você sentir-se à vontade com o profissional. A timidez já é um entrave a você se abrir, se for um profissional que transmita aceitação e acolhimento fica um pouco menos difícil.

Qualquer psicólogo, de qualquer linha pode tratar estes temas! Procure alguma indicação, e sinta empatia com o profissional. Isso é o mais importante, um excelente vínculo de confiança . Boa sorte!

Aquele ou aquela que te inspirar confiança e capacidade. Aquele ou aquela que você responda empaticamente e que, após algum tempo, você olhe para traz e se responda se algo está mudando para melhor.

 Mariana Montes
Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Qualquer psicólogo capacitado consegue te ajudar nessas questões, mas a Terapia Cognitivo Comportamental costuma apresentar resultados em menos tempo que as demais, como a psicanálise, por exemplo. Mas independente de linha teórica, você precisa se sentir segura e confiante com o profissional. Boa sorte

Olá, como já foi dito, qualquer psicólogo poderá ajudar nesse caso. O mais importante não é a abordagem do terapeuta, mas sim encontrar um com quem se identifique e se sinta à vontade para se abrir. Não desista no primeiro, procure até achar o profissional perfeito para você. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.

Como varios colegas já disseram, todos os psicólogo sao habilitados para trabalharem com este problema, no entanto é você que deve escolher aquele com o qual mais identifica.

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Procure um Psicólogo Clínico. Esqueça essas questões de abordagem A ou B, o importante é você sentir confiança no profissional, confortável no tratamento e à vontade para colocar suas questões, além de perceber mudanças, que serão necessariamente lentas, mas que devem levar a uma progressiva melhora no seu estad.

 Cristine Pucci
Cristine Pucci
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia!!! Inseguranças, medos, receios, angústias... todas as pessoas passam ao longo da vida, por inúmeras situações, algumas pessoas se deparam com esses sentimentos e outras não. Por que será? Depende muito de como enxergamos, e como lidamos e compreendemos essas situações em nossa história de vida! Procure um psicólogo, qualquer um clínico pode acompanhá-lo e focar na sua questão, vale muito a pena!

 Cássia Soares de Almeida
Cássia Soares de Almeida
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá. Independentemente da abordagem do Profissional, o mais importante é a qualidade do vínculo e da confiança que você consegue estabelecer com ele. São estes dois fatores que irão contribuir para que você possa se sentir mais a vontade, e ao seu tempo e ao seu modo ir falando sobre as suas questões.

 Janaina B. Birschner
Janaina B. Birschner
Psicólogo, Psicopedagogo
Linhares
Todo Psicólogo de qualquer abordagem está apto e preparado para lidar com este tipo de dificuldade. Conte conosco!

 Kelly Fernandes
Kelly Fernandes
Psicólogo
Santo André, SP
Boa tarde!
Diante da sua pergunta, deduzo que possui uma noção da existência de diferentes linhas de atendimento psicoterápico.
Primeiramente, ao paciente, considero fundamental (independente da linha que o Psicólogo siga) ponderar sempre a qualidade do vínculo analítico (confiança, respeito, acolhimento, entre outros) e o cumprimento dos princípios ético por parte do profissional (regulamentado pelo CRP).
Espero ter auxiliado.
À disposição.

O psicólogo que vai te ajudar é aquele com quem você vai se sentir acolhido, compreendido e totalmente à vontade. É aquele profissional que, após a consulta, você se sente tão bem que fica contando os dias para a próxima sessão.

Boa noite. Procure o profissional que você possa se sentir mais a vontade, importante mesmo é você conseguir iniciar o tratamento.

Olá,
Conforme já foi respondido, seria interessante buscar um psicólogo clínico. Todas as abordagens promovem mudanças e podem ser úteis no tratamento deste quadro, cada uma à sua maneira. O importante é que você se sinta à vontade com o profissional.
Atenciosamente.

Dra. Renata Cristina Sobral
Dra. Renata Cristina Sobral
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Olá! Uma satisfação responder à sua dúvida. Timidez e insegurança são temas frequentes em meu consultório, uma vez que em alguns momentos trava a tomada de decisões, dificulta os relacionamentos e pode deixar quem vive essa problemática um tanto frustrado. Em parceria contigo, um psicólogo clínico com boa formação e que você confie certamente trará bons resultados. Não deixe de cuidar daquilo que o incomoda. Forte abraço!

Olá, você deve ir num psicólogo que você se identifica, que seja perto da sua casa e que tenha registro no CRP, Conselho Regional de Psicologia.

Especialistas em Timidez

Janiel Dhiogenis Martins Felix

Janiel Dhiogenis Martins Felix

Psicólogo

Goiânia

Luane De Aguiar Tourinho Barbosa

Luane De Aguiar Tourinho Barbosa

Psicólogo

Salvador

Lucas Brandão

Lucas Brandão

Psicólogo

Governador Valadares

Patrícia Rivoli Rossi

Patrícia Rivoli Rossi

Psicólogo

Taubaté

Louise Silva Dos Santos Frias

Louise Silva Dos Santos Frias

Psicólogo

Garanhuns

Ana Luisa Iunes

Ana Luisa Iunes

Psicólogo

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Timidez

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.