Quando a saudade de alguém toma proporções fora do comum e começa a atrapalhar nossa vida como um

13 respostas
Quando a saudade de alguém toma proporções fora do comum e começa a atrapalhar nossa vida como um todo, qual é o primeiro passo para procurar ajuda? Qual profissional da saúde poderá resolver da melhor maneira essa questão?
Tenho medo que isso evolua para uma forte depressão.
Grato!
Olá! O primeiro passo você já fez que é reconhecer que necessita de ajuda! A preocupação com a saúde mental é muito importante. Algumas situações são difíceis a qualquer ser humano e no seu caso recomendo que procure um psicólogo para que consiga lidar com essas emoções e consequentemente proporcionar o alivio desse sofrimento. Espero ter ajudado! Abraços!

Penso que você está falando de um luto que não está sendo elaborado! Terapia é uma boa opção!
Olá! Um psicólogo é o mais indicado nesse caso, ajudando a elaborar o luto da perda dessa pessoa (você não especificou se a saudade é por morte ou afastamento, mas o luto acontece em maior ou menor intensidade). Se há a saudade, sente-se essa falta e se isso não for cuidado pode gerar um quadro mais grave sim. Independente de para qual diagnóstico evoluir, é sempre bom fazer psicoterapia para ajudar em uma situação como essa. Principalmente se você está sentindo que não está dando conta. Procure um psicólogo, será muito bom pra você. Abraços!
Olá, seu relato foi breve e qualquer pontuação minha pode ser superficial ou até equivocada. No entanto, creio que o profissional mais adequado para te ajudar é um psicólogo. Não tema seus sentimentos. A saudade conta sobre alguém muito importante e a necessidade de compreender essa situação como um todo. Buscar uma terapia vai te ajudar a enfrentar esse luto e a resignificar essa tristeza que tem te atrapalhado tanto. Em um segundo momento, se for preciso, o psicólogo te encaminhará para um psiquiatra e o uso de medicamento poderá ser importante. Boa sorte!
Acredito que nessa situação o mais indicado seja um psicólogo p tratar sua perda junto a ti. Procure um psicoterapeuta para começar uma terapia, isso irá ajudar muito a ti.
Espero tê-lo ajudado
At. Beatriz Sá
Na verdade suas emoções estão tomando as rédeas de sua vida. A terapia cognitivo comportamental pode ajudá -lá. Faça psicoterapia. Cuide-se
Olá, com certeza um bom psicólogo poderá lhe ajudar a lidar com esse sentimento de falta (seja por luto de morte ou outro tipo de separação). Algumas mensagens, mesmo que simples, muitas vezes nos oferecem um importante insight sobre o que sentimos e nesse caso me lembrei desta: " saudades é a nossa alma nos indicando para onde ela quer voltar", portanto, enquanto procura por um bom profissional para atendê-la, você já pode ir refletindo sobre quais emoções a convivência com essa pessoa causava em você: ela te fazia se sentir amada? admirada? protegida? compreendida? importante para ela? (você irá se surpreender com a magnitude de emoções que as diferentes relações podem nos causar). Revelar essas emoções para si mesma irá lhe ajudar a compreender de forma + profunda o motivo pela qual essa saudade não está apenas incomodando mas também "atrapalhando a sua vida" e com essa descoberta você poderá também encontrar outras formas de satisfazer as mesmas necessidades emocionais. Abs
Olá!
O ideal é procurar um psicólogo que irá fazer um levantamento de seu histórico e poderá fazer um diagnóstico. Se necessário ele irá lhe encaminhar para outros profissionais. O importante é a busca de ajuda.

À disposição
Penso que a primeira dica você já deu que é a "proporção fora do comum"... Todo excesso pode causar algum tipo de sofrimento ou prejuízo. Se é este o caso, busque ajuda psicológica...entender este tipo de emoção pode ajudar a lidar de forma mais satisfatória. A saudade por si só é uma reação esperada pela perda ou afastamento de alguém que lhe é importante, porém se você sente que sua vida está sendo prejudicada por algo que você julga excessivo, a psicoterapia pode trazer bons resultados.
Olá. Vários profissionais podem te ajudar como Psiquiatras, Neurologistas e Psicoterapeutas.

Quando um determinado sentimento toma grandes proporções e causa sofrimento para o paciente, interferindo negativamente em sua qualidade de vida, produtividade e relações sociais, é necessário procurar ajuda.

Uma avaliação médica é importante para excluir causas orgânicas dos sintomas.

Posteriormente, caso diagnosticado algum transtorno de humor, ansiedade, etc, é essencial o acompanhamento com um Psiquiatra/Neurologista, com um Psicoterapeuta e, além disso, realizar atividades físicas aeróbias regulares.

Essa combinação é bem mais efetiva que do cada tratamento isoladamente.

Abraços!
Olá! Acho que um psicólogo é um profissional que pode te ajudar a elaborar esse luto. Se necessário, este profissional poderá encaminhá-lo a um psiquiatra para avaliação da necessidade do uso de medicação de apoio. Mas, nem sempre, isso é necessário.
O ponto principal você já identificou: que precisa de ajuda!
Acredito que o melhor profissional para te ajudar nesse momento seja um psicologo, e posteriormente um psiquiatra caso necessário.
Saudade é um sentimento, e sentimentos a gente não controla, mas precisamos entender o por que está tão intenso e o que pode estar por traz disso
Quando se fala em saudade, se fala em emoção, afeto e, em muitos casos, também medo e sofrimento. Esses sentimentos são tecido da subjetividade humana e trabalhar com eles faz parte do viver. Se tratando de casos em que algo negativo está exacerbado, como a dor de uma perda, o psicólogo é o profissional que pode trabalhar com esses sentimentos de forma a transforma-los em experiência para a pessoa em sofrimento e acompanhar esta em seu processo de reorganização interna.