Quando de fala de risco de demência associado ao uso de zolpidem é baseado em quais critérios, tempo
3
respostas
Quando se fala de risco de demência associado ao uso de zolpidem é baseado em quais critérios, tempo de uso, dosagem, idade da pessoa?
Os principais estudos relacionados ao tema foram feitos em benzodiazepínicos, que são moléculas diferentes do zolpidem, mas cujo mecanismo de ação é, na sua maior parte, igual. Não há estudos específicos e conclusivos sobre zolpidem e demência. No caso dos benzodiazepínicos, apesar de não haver correlações claramente estabelecidas em relação a tempo de uso, dosagem e idade, acredita-se que estes parâmetros estejam, sim, relacionados aos riscos (i.e., quanto maior o tempo de uso, dose e idade, maiores os riscos de prejuízos cognitivos). Além disto, essas medicações aumentam os riscos de quedas e comprometimento dos comportamentos reflexos, algo que também é prejudicial, principalmente em idosos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Zolpidem não leva a risco de demência. Abraço.
Falar mais de um idioma é fator de proteção, por exemplo. Quando se avalia risco, não se menciona certeza. A ansiedade na cabeça do profissional e do paciente dificultam muitas vezes o manejo.
Perguntas relacionadas
- Sofro de TOC e o psiquiatra receitou um antidepressivo tricíclico (cloridrato de clomipramina). Em consulta com outro médico de outra especialidade (cardiologista), mencionei tomar o remédio e ele comentou que tricíclicos têm muitos colaterais e que no TOC são preferíveis os inibidores seletivos…
- Qual o melhor tratamento para manchas escurecidas na região da virilha, axila, folículite e acne?
- Fiz cirurgia de abdominoplastia há 15 dias. Quanto tempo depois desse procedimento posso agachar-me ao chão se necessário?
- Tenho tido muita instabilidade emocional: frieza, falta de empatia, egocentrismo, obsessivo, possessivo, falta de consideração pelo outro, pensamentos homicidas e as vezes achar que todo mundo é falso. Qual seria o tratamento ideal?
- Fiz o tratamento de sífilis de 1/32 e agora deu 1/4, quer dizer que fui curado?
- Posso comer peito de Perú tomando rocutan? Como com pão integral e requeijão light mais tenho dúvida !!
- Pode tomar dipirona ou paracetamol depois de buscopam composto?
- Opa tenho herpes labial, mas tenho um péssimo costume de morder meus lábios até sangrar.. é possível transmitir a herpes por conta disso? Obs. Meu namorado apareceu com algumas feridinhas em seu órgão genital pode ser por minha culpa? herpes?.
- Tenho epilepsia desde os 14 anos, tomo fenobarbital, posso engravidar?
- Olá coloquei o diu mirena a um mês, minha menstruação veio e já dura 10 dias, tenho uma ultrassonografia endovaginal, posso realizar com esse sangramento?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.