Quando é indicado um vídeo deglutograma para um paciente acamado com seguela de AVC??

9 respostas
Quando é indicado um vídeo deglutograma para um paciente acamado com seguela de AVC??
O videodeglutograma ou videofluoroscopia da deglutição é um exame de raio-x dinâmico realizado por fonoaudiólogo utilizando contraste de bário juntamente com alimentos para avaliar as estruturas e movimentos envolvidos nas funções de mastigação e deglutição.
Ele é indicado após avaliação clínica realizada por um fonoaudiólogo especialista ou capacitado na área se houver dúvidas durante a avaliação.
Ele é complementar à avaliação, que é soberana.

O exame precisa ser indicado por uma profissional fonoaudiólogo que verifica a necessidade após avaliação clínica da função da deglutição. Considera-se a avaliação clínica soberana e pode não haver necessidade de realizar o exame. Sugiro agendar primeiro uma avaliação clínica de um fonoaudiólogo especialista em Disfagia. Há profissionais que fazem avaliação em domicílio.
O exame de imagem voltado para a deglutição, é realizado pelo fonoaudiólogo, com o objetivo de complementar uma avaliação clínica.
O videodeglutograma é muito solicitado para casos pós AVC porque frequentemente a pessoa pode apresentar sequelas de redução ou ausência de sensibilidade e isso pode "atrapalhar" a percepção do fonoaudiólogo durante a avaliação na clínica com alimento. Há alguns sinais sugestivos de broncoaspiração ou risco para tal que podemos observar sem que o paciente precise ter alguma resposta sensitiva, mas pra isso precisamos ao menos que ele esteja orientado e com respostas voluntárias aos nossos comandos. Caso essas respostas estejam reduzidas, ainda que minimamente, pode acontecer do paciente ter broncoaspiração silente, ou seja, sem nenhum ruído ou resposta que é considerada característica de pacientes que broncaspiram, e então só descobriríamos esta disfunção após a primeira consequência como pneumonias ou perda de peso, por exemplo. Portanto, em caso de dúvidas sobre a possibilidade de broncoaspiração silente ou alguma outra alteração não justificada pelas alterações que percebemos na avaliação clínica, solicitamos um videodeglutograma.
quando o paciente apresenta dificuldade para engolir, assim sugere-se um exame para investigar se a deglutição está ocorrendo de forma adequada,sem risco de broncoaspiração.
As alterações da deglutição (disfagia) afetam cerca de 50% dos indivíduos que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Deste 40% apresentam aspiração para a via aérea de forma silenciosa (sem tosse).Para complementar o diagnóstico, é solicitado o exame videodeglutograma que é o exame “padrão ouro” para a avaliação de disfagia, ou nasovideoendoscopia da deglutição, que é outro exame validado.
Olá, sempre após a avaliação clínica se for necessário.
Pergunta de autissima importância!
A videodeglutograma, vídeofluroscopia ou ainda a vídeoendoscópia da deglutição, é um exame que será indicado a todo paciente que apresentar dificuldades no ato da deglutição por miníma que seja. Importante ficar atento para as dificuldades de todo sistema estomatognático e não deixar de realizar o exame quando solicitado pelo profissional acompanhante do caso. Espero ter contribuído abraço!
É indicado, de preferência antes da reintrodução da via oral a fim de analisar a biomecânica da deglutição e descartar o risco de aspiração silente. Obviamente, se após a avaliação clínica o paciente tiver condições de realizar o exame.