Quando estou começando a cair no sono costumo sentir cócegas no corpo e tenho dificuldade em acordar

2 respostas
Quando estou começando a cair no sono costumo sentir cócegas no corpo e tenho dificuldade em acordar e fazer aquela sensação parar, isso é normal?
Olá,

É uma queixa que merece ser melhor avaliada, pois não é algo comum.

Olá tudo bem? Pode ser paralisia do sono, por exemplo.
A paralisia do sono é um fenômeno assustador no qual uma pessoa acorda temporariamente, mas é incapaz de se mover ou falar. As causas exatas da paralisia do sono não são completamente compreendidas, mas vários fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento:

Disrupção do ciclo de sono: A paralisia do sono geralmente ocorre durante a transição entre o sono e a vigília, especialmente durante o estágio do sono conhecido como REM (movimento rápido dos olhos). Durante o REM, o corpo normalmente fica temporariamente paralisado para evitar que os sonhos sejam "vividos". Se essa paralisia persistir ao acordar, pode resultar em paralisia do sono.

Genética: Há evidências de que a paralisia do sono pode ter uma predisposição genética, ou seja, pode ocorrer em famílias.

Distúrbios do sono: Certos distúrbios do sono, como narcolepsia, apneia do sono e síndrome das pernas inquietas, podem aumentar o risco de paralisia do sono.

Estresse e ansiedade: O estresse emocional e a ansiedade podem desempenhar um papel significativo no desencadeamento da paralisia do sono. Situações estressantes podem afetar negativamente o ciclo de sono e aumentar a probabilidade de experiências de paralisia do sono.

Mudanças no sono: Alterações nos padrões de sono, como privação de sono, jet lag ou mudança de turno de trabalho, podem desencadear episódios de paralisia do sono.

Consumo de substâncias: O uso de certas substâncias, como álcool ou drogas, pode aumentar o risco de paralisia do sono em algumas pessoas.

Embora a paralisia do sono possa ser uma experiência assustadora, geralmente não é prejudicial e não causa danos físicos. No entanto, pode ser útil procurar ajuda médica se os episódios forem frequentes, causarem angústia significativa ou estiverem interferindo na qualidade do sono e no funcionamento diário. Um médico pode ajudar a determinar se há alguma condição subjacente que está contribuindo para a paralisia do sono e recomendar medidas para gerenciá-la.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 600