Quando meu filho fica com medo de alguma coisa tipo chuva ou fica nervoso ele vomita ele tem 6 anos.

13 respostas
Quando meu filho fica com medo de alguma coisa tipo chuva ou fica nervoso ele vomita ele tem 6 anos. Isso é normal?
É natural que criança apresente algum tipo de sintoma quando está ansiosa, isso também ocorre com nós adultos.
É fundamental observar em quais momentos, ambientes, circunstâncias e frequência isso tem acontecido, avaliar quais são os estímulos que estão eliciando esse quadro ansioso. Para essa avaliação ser bem feita é importante que seja feita por um psicoterapeuta qualificado que irá orienta-la.
Concordo com os meus colegas acima, uma avaliação médica e psicológica é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, descartando um possível quadro biológico e trabalhando a ansiedade para que não se torne patológica.

A situação do seu filho, a qual mencionaste, precisa ser verificada de forma interdisciplinar. Isto é, recorrendo a especialistas da medicina e a profissional da psicologia, pois não é padrão uma criança ter medo de chuva e nem ficar "nervoso" com facilidade. As situações infantis de medo e ansiedade, são desdobramento do processo de aprendizagem das relações interpessoais, que para eles é novo, e pode gerar ansiedades. Porém, verificando a situação emocional na qual seu filho está envolvido, pode-se identificar os elementos geradores desta, e orientar aos pais, de modo a superar o que está provocando o emocional. Paralelamente ao descarte da possibilidade de corroborar para o problema, alguma situação orgânica.
Um profissional da psicologia poderá tomar as medidas necessárias para a identificação do problema, bem como as iniciativas de articulação desta intervenção interdisciplinar.

Atenciosamente
Olá, se o seu filho não apresenta este sintoma (vômito) com frequência em outras situações rotineiras, provavelmente é uma resposta de ansiedade em situações temidas por ele, as crianças quando expostas a uma sutuação ansiogênica para elas podem apresentar sintomas fisicos como este. Neste caso seria adequado alguma consulta psicoterapeutica para avaliar melhor. Atenciosamente, Ziza.
Sugiro procurar um terapeuta infantil o quanto antes pois este sintoma parece estar associado com o aumento da ansiedade e o entendimento do conflito gerador deve ser revisto em psicoterapia.
Num primeiro momento seria bom ele realizar alguns exames para verificar se há gastrite, refluxo ou quaisquer adversidades. Num segundo momento seria interessante procurar um psicólogo de preferência um psicanalista o qual irá tentar entender o porquê dessa associação de vômito com chuva, talvez quando ele era ainda menos isso teve algum significado para ele.
Não hesite em buscar ajuda para ele
Entendo sua preocupação, o medo é normal nas crianças pequenas, ele é aprendido e sua reação ao desconhecido.O medo surge de situações diversas, reais ou não, no momento em que acontecer essa reação, o melhor que se tem a fazer, é acolhê-la, transmitindo calma, segurança e proteção.
Sugiro que busque um Psicologo Infantil, que lhe ajudará .
Espero que lhe tenha ajudado. Estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Nós mães somos modelo de mente para nossos filhos. Sabendo disso, seria útil você se observar. Qual é sua conduta quando chove muito? Quando tem raios? Em que situações você sente dificuldade em digerir psiquicamente e mentalmente?
Seu filho pode estar associando a instabilidade climatica e o mau tempo com instabilidades emocionais dos pais. Ou de alguém que frequenta muito. O mau tempo esta associado com o mau tempo dentro de casa. A atmosfera hostil no universo que ele habita.
Converse com o seu filho. Diga que a chuva é boa para limpar a poluição e para as plantas. Pergunte porque ele fica tão assustado e procure tranquiliza-lo,
Um abraço,
Léa
Acho necessario ver a frequencia do comportamento de vômitos e a intensidade, além de situaçao e contexto em que isso aparece. Há prejuizo porconta deste sintoma? Procure um psiquiatra infantil para avaliaçao do quadro.
Cada organismo responde de uma forma diferente quando submetido ao estresse. Acho que vai a pena investigar se existe algum problema fisiológico com um pediatra e tentar entender o que está acontecendo emocionalmente com ele que ele está se perturbando a esse ponto. O que faz com que ele se sinta inseguro e nervoso, quais os recursos que ele tem para lidar com as situações do dia-a-dia dele? Tem crianças que tem medo de chuva, de escuro e outros medos, mas se isso for respeitado e acolhido, pode ir sendo transformado com o tempo. Dizer se é normal ou não, realmente não vai ajudá-lo, mas você pode ajudá-lo só estando ao lado dele quando ele estiver com medo e o medo vai diminuir, você vai ver. Se persistir, busque ajuda de um profissional. Boa sorte a vocês dois, com certeza tudo vai ficar bem!!! Um forte abraço, Lena Moreira.
Não é normal. É manifestação de transtorno emocional/psicológico.
Olá, diante seu discurso, sugiro procurar uma psicólogo ( de preferência cognitivo comportamental , ansiedade deve ser observada e trabalhada) e uma nutricionista que possam desenvolver de maneira interdisciplinar um acompanhamento com seu filho. Acredito que dessa maneira será mais assertivo. Fico a disposição, Boa sorte!
Não é um comportamento normal. Pelo que falaste parece que o seu filho está passando por algo que o está perturbando. Você pode ajudá-lo procurando um psicólogo em quem confie.
Um abraço.
Aparentemente é um quadro no qual manifesta grande ansiedade.
Para evitar que isso comece a acontecer em outras situações similares ou aumente a frequência recomendo uma Terapia Infantil, com foco comportamental.