Vômitos em crianças - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Por que crianças vomitam?

Quase todos os bebês vomitam de vez em quando. Depois da amamentação, etc.

Quando uma criança fica doente, seu estômago não irá funcionar corretamente, não se esvazia tão rápido como de costume e isso faz com que o alimento seja expelido para o exterior. A criança vomita facilmente.

Vomitar é incômodo para a criança, mas raramente é perigoso.

O que faz vomitar?

Existem muitas razões pelas quais uma criança pode vomitar.

  • Se a quantidade é pequena e o bebê está OK, pode ser simplesmente porque a criança tem comido demais e vomita o que é ingerido em excesso.
  • Vômitos podem ocorrer em casos de indigestão, acompanhada muitas vezes com diarreia. Uma possível causa é uma infecção do estômago por um vírus.
  • Quando uma criança sofre de uma infecção no ouvido (otite), trato da garganta, vias respiratórias ou pulmões, trato urinário ou apêndice (apendicite), enquanto experimenta um aumento na temperatura (febre), também existem vômitos freqüentes.
  • Crianças sob forte estresse na escola ou em casa podem vomitar uma vez. Se isso acontece com mais freqüência, você deve consultar o seu médico.

Como devo tratar vômitos em crianças?

  • Uma vez que a criança tenha vomitado, ajudar a lavar a boca com água, porque o vômito deixa um gosto azedo. Crianças pequenas que não sabem comer usamos um pouco de água de enxágüe.
  • Depois de vomitar, a criança geralmente sente frio, suado e cansado. Limpe o rosto com uma toalha úmida e deixe descansar. A maioria das crianças quer dormir depois de vomitar e isso é normal. Verifique em sua freqüência e estão prontos para ajudar se você se sentir mal novamente.
  • A amamentação deve ser mantida, mas se o vômito persistir, contacte o seu médico.
  • Se a criança é mais velha, pode ser benéfico não dar leite nem produtos lácteos por uns dias.
  • Certifique-se que a criança não está desidratada dando bastante líquidos para ela beber. Especialmente recomendado  diluir suco ou cola sem gás (ou removidos anteriormente com uma colher para removê-lo).
  • Não há necessidade de ingerir uma grande quantidade de líquido imediatamente depois de vomitar, porque o líquido pode irritar o estômago e que você faz errado de novo. Se a criança não tolera qualquer fluido, deixe descansar por algumas horas e tente, em seguida, dar pequenas quantidades, mas freqüentes.
  • Se, entretanto, a criança está com sede, dê-lhes pequenas quantidades de água com uma colher de chá.
  • O estômago tolera melhor se a água está muito fria. Se a criança quer beber demais ou com grande avidez, dê um cubo de gelo para el air chupando.

Como prevenir a desidratação?

  • Quando o vômito enquanto tiver diarréia, pode produzir uma perda excessiva de líquido. Esta condição não é grave se ele dura apenas alguns dias, mas se repetido ou prolongado, deve consultar o seu médico.
  • O seu médico poderá aconselhá-lo a comprar a partir de sua farmácia uma solução de carboidratos e eletrólitos, ou envelopes de pó para se preparar. A estas soluções adicionar uma água potável extras hidratante e sais que fornecem energia.
  • Uma alternativa menos desejável é você preparar a solução de reidratação oral diluído com limonada ou água adicionando um pouco de sal e açúcar. Adicionar a um litro de água 8 colheres de chá (40 gramas) de açúcar e uma colher de chá (5 gramas) de sal. Se a criança não melhorar em um ou dois dias, consulte o seu médico.
  • Se a criança estiver vomitando ou com diarréia persistente, contacte o seu médico.

Como você pode saber se o seu filho precisa de líquidos?

Verificar quantas vezes ele evacua. Se ainda usa em fraldas, você tem que contar a mudança. Outro sinal de desidratação é que a criança chora sem lágrimas. Olhe dentro da boca: a mucosa oral deve ser úmida e rosa, a língua deve ser úmida e ter saliva.

Se a criança se recusa a beber líquidos, você precisa chamar o médico.

Vômitos podem ser graves?

Em raras ocasiões, quando uma criança de três a cinco semanas de idade, de repente começa a vomitar repetidamente e violentamente, pode ocorrerestenose pilórica , que consiste em um fechamento ou estreitamento da saída do estômago (piloro) por um estritamento excessivo do anel muscular que a controla. Nestes casos, obter ajuda médica rapidamente. O transtorno pode requerer cirurgia, mas a recuperação é completa.

Uma imagem de vómitos graves em uma criança com menos de quatro anos pode ser devido à intussuscepção. As crianças podem levantar as pernas, pálidas e remover o sangue com os movimentos intestinais. É necessário consultar imediatamente um médico, mas a cirurgia nem sempre é necessária.

Se a criança está se comportando estranhamente, parece confusa ou com dificuldade de se comunicar, consulte o seu médico.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - vômitos em crianças

Nivea Souza

Nivea Souza

Pediatra

Lavras

Ludmilla Watanabe Branquinho

Ludmilla Watanabe Branquinho

Pediatra

Goiânia

Stephanie Vieira

Stephanie Vieira

Pediatra

Itapetininga

Flávia Oliveira Lopes

Flávia Oliveira Lopes

Pediatra

Belo Horizonte

Roberta Oliveira da Silva Tassi

Roberta Oliveira da Silva Tassi

Médico de família, Pediatra, Generalista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Vômitos em crianças

Nossos especialistas responderam a 189 perguntas sobre Vômitos em crianças

Especialistas falam sobre Vômitos em crianças

Vômitos em crianças na maioria das vezes não são uma doença, mas sim uma defesa da criança para eliminar algo contaminado ou estragado que tenha ingerido, ou fazem parte de doenças benignas e autolimitadas como gripes, resfriados ou gastroenterites agudas. Quando acompanhados de outros sintomas como dores abdominais intensas, ausência de evacuações, febre ou cefaleia, podem fazer parte de uma doença mais grave e a consulta com o médico deve ser mais urgente. O objetivo do tratamento é manter a criança hidratada, aumentando ingestão de líquidos como água, chás, água de coco e suco de frutas. Procure manter dieta normal e nunca o medique sem orientação de seu pediatra.

Quais profissionais tratam Vômitos em crianças?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.