Quando se tome um remédio para depressão, esse tem a função de deixar o paciente sem sintomas e mante-los
Quando se tome um remédio para depressão, esse tem a função de deixar o paciente sem sintomas e mante-los bem ou não necessariamente? Se sentem muitos sintomas ainda, pode ser que a medicação esteja errada?
12 respostas
Recomendo aliar ao tratamento medicamentoso a Psicoterapia para autoconhecimento. Esta lhe ajudará a entender seus aspectos psico emocionais e como lidar para ter uma maior estabilidade de humor. Abraços
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Os antidepressivos agem de forma diferente de pessoa para pessoa, levando em média 3 a 4 semanas para o paciente sentir melhoras efetivas, mas esse prazo pode ser maior. É muito comum haver necessidade de ajustes de dosagens e alteração do tipo de antidepressivo, razão pela qual um acompanhamento muito próximo por parte do Psiquiatra que receitou o remédio é fundamental. Entre em contato com ele e relate os problemas que você está sentindo. Finalmente, depressão não é algo de cunho orgânico, suas causas são exclusivamente psíquicas, ou seja, têm relação com sua história de vida e suas experiências atuais e passadas, a forma como você lida com as pessoas e as situações difíceis, como lida com as demandas dos outros e se coloca ou não seus próprios desejos e interesses em segundo plano, etc. A Psicsnalise considera a depressão como um rebaixamento do desejo do sujeito. Procure um Psicólogo Clínico e inicie um tratamento.
Têm a intenção de restaurar a funcionalidade da pessoa, reduzir sintomas, para que ela possa trabalhar as questões que realmente estão lhe trazendo os sintomas de depressão. Os sintomas psíquicos são, em geral, alertas de que estamos levando a nossa vida de maneira não adequada, são convites para que realizemos alguma mudança em nosso estilo de vida, nossa forma de pensar, de encarar as coisas. Agora, se já temos dificuldade para realizar pequenas mudanças quando estamos bem imagina fazer uma mudança profunda quando se está deprimido? Mais difícil, não é mesmo? Então entramos com a medicação, para proporcionar certa estabilidade, enquanto a pessoa faz terapia, avalia sua vida, inicia seu processo de autoconhecimento, entre várias outras atitudes que contribuam com uma melhora duradoura ou permanente. Se sente muitos sintomas, pode até ser que a medicação ou sua dose não esteja adequada, mas vários outros fatores precisam ser também avaliados. Converse com seu médico a respeito. Abraços
Nem sempre somem todos os sintomas , mesmo tomando medicação, cada caso é um caso, mas aliviam, sendo que o processo psicoterápico da clínica, auxilia na evolução favorável e a medicação reduzindo os sintomas favorece nas sessões do psicólogo, qto a evolução terapêutica. Cuide-se e as coisas vão melhorar. Beijo!
O melhor tratamento é sempre a combinação da medicação com a psicoterapia, isto quando há necessidade de medicação. Para a maioria dos transtornos mentais (nome que damos as doenças psicológicas) a literatura científica mostra que somente a Terapia Cognitivo Comportamental já tem ótimos resultados.
Eu diria não necessariamente, pois vai depender dos sintomas que você vem apresentando, bem como a dosagem administrada, que muitas vezes necessita de ajustes. Nesse caso é necessário conversar com o médico que prescreveu. Aliar o tratamento farmacológico a uma psicoterapia seria fundamental com o proposito de compreender o contexto do problema que você está enfrentando. Espero ter ajudado, um abraço. Desejo melhoras.
Olá, depende do tempo que está tomando a medicação e qual a medicação. Você deve relatar isso ao seu médico, para que ele possa avaliar sua necessidade no momento. Somente a medicação não vai acabar com o seu problema, ele vai agir na parte química do organismo. É recomendado que consulte um psicólogo para entender a causa da sua depressão e as dificuldades que vem enfrentando. Importante é não sofrer sozinho e sim buscar ajuda. Espero que tenha ajudado.
Você fala da depressão como se fosse uma gripe ou uma outra doença puramente orgânica (isso que até as gripes podem ter origens psicossomática)... no entanto a depressão é um sinal do corpo que aparece como alerta de que algo na sua vida já não faz mais sentido, está defasado, ou você está sofrendo por uma perda, uma lembrança, um trauma, que seja.. as causas tem origem muito mais emocional e comportamental do que puramente orgânicas a nível biológico.
A função do medicamento é levar o sujeito na medida do possível a realizar as suas atividades diárias, diminuindo a labilidade, estimulando de forma parcial. É preciso considerar que em uma depressão maior por exemplo o sintoma ele é recorrente, a tríade é importantíssima: medicamento quando prescrito, psicoterapia e atividade física. Se vc trata somente o sintoma não atenta para causa, vc não nasceu depressivo, é preciso considerar sua história, trabalhar possíveis questões que promovem esse desconforto. Investigue condições laboratoriais, em muitos casos somente é dado um olhar ao psicológico e outras disfunções ficam mascaradas como por exemplo desequilíbrios hormonais provocados pela disfunção da tireoide Fale com seu médico e reavalia o uso do medicamento, quando ele é bem administrado e quando o sujeito faz a sua parte no tratamento os sintomas tendem a diminuir, produzindo bem estar e harmonia psíquica . Abraços
A medicação é um coadjuvante importante no processo da recuperação em determinados casos depressivos, até mesmo para aliviar, diminuir os sintomas e para que a pessoa possa fazer sua psicoterapia. Mas, não dispensa a terapia. A medicação também leva tempo para agir, além de que cada organismo reage de uma forma. Existem também os efeitos colaterais e muitas das vezes é necessário voltar ao médico para o ajuste. Sentir efeito colateral ou ainda estar sentindo os sintomas é um motivo para vc voltar ao seu médico e nunca abandonar o tratamento por conta própria. Lembre que a medicação não cura. E sim a mudança de vida, de comportamento, de pensar que muito te ajudará. Fale também para sua psicóloga o que está sentindo para ela lhe orientar. Com a terapia vc vai ser acolhido e adquirir forças para elaborar, entender suas crenças disfuncionais, suas dores, problemas... e modificar sua forma de pensar, de agir ou reagir. Vá em frente e boa sorte!
Alguns medicamentos podem durante o “mame e o desmame” ocasionar efeitos indesejados, bem como, tonturas, ânsia de vômito, dores de cabeça, desconforto abdominal, etc. Não deveria ser normal sentir tais sintomas durante todo o tratamento, se isso estiver acontecendo, marque uma consulta com seu médico e informe o ocorrido. O intuito da medicação é fazer a estabilização do paciente para que este tenha qualidade de vida. Aconselho que nessa fase importante, você busque aconselhamento psicológico para lidar com suas questões internas, que com certeza será positivo quando aliado ao tratamento psiquiátrico. O autoconhecimento nos permite ter maior controle emocional e consequentemente maior controle de si na busca da estabilização emocional e física. Boa sorte!
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.










