Quando surge um câncer de pele do tamanho de uma cabeça de fósforo, como é feito o tratamento? Tem

4 respostas
Quando surge um câncer de pele do tamanho de uma cabeça de fósforo, como é feito o tratamento? Tem que fazer quimio/radioterapia ou é só a remoção das áreas atingidas?
A principal forma de tratar o câncer de pele é a cirurgia com margens de segurança para diminuir o risco de recidiva local. A margem adequada depende de vários fatores, dentre eles, o tipo histológico, a espessura da lesão, o local de acometimento e outros que devem ser avaliados pelo médico que irá cuidar da senhora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tamanho visível do melanoma não é o que determina o tipo de tratamento a ser seguido.

Fatores como o índice de Breslow, ulceração e número de mitoses são mais relevantes na hora de decidir qual o melhor tratamento.

Para os melanomas mais precoces, geralmente a cirurgia é o único tratamento. Em casos mais avançados, a quimioterapia / imunoterapia e radioterapia podem ser necessárias.

Espero ter esclarecido a sua dúvida. Obrigado.
Olá, se você está se referindo especificamente ao cancer de pele tipo Melanoma, o tamanho visível do cancer por si só não vai determinar o tratamento, e sim os aspectos histopatológicos , primordialmente o grau de invasão do cancer na pele em profundidade ( o índice de Breslow), o número de mitoses atípicas, a presença de úlceração, etc...Essas informações são encontradas no laudo histopatológico da lesão, que deve ser retirada através da Biópsia excisional. (aquela com margem de apenas 2 mm).
Em outras palavras : as vezes o que se está vendo é apenas a "ponta do iceberg". O melanoma pode crescer em profundidade, mais do que em extensão. E se ele atingir vasos ou o sistema linfático, pode levar a formação de metástases em trânsito, de metástases regionais e metástases a distancia, sendo que nesses casos muito possivelmente será necessário um tratamento sistêmico, ou ainda esvaziamento linfonodal.
Consulte sempre um dermatologista a qualquer sinal de modificação de nevos ("pintas").
Como os colegas muito bem esclareceram sobre melanoma, coloco algumas informações referentes ao câncer da Pele mais comum, o carcinoma basocelular. As lesões de carcinoma basocelular se não localizadas em áreas de alto risco, como nariz, pálpebras e lábios, podem ser facilmente tratadas cirúrgicamente com pequenas margens de segurança ou criocirurgia. Estando as margens livres, o tumor normalmente é curado após essa simples intervenção, não necessitando de tratamentos complementares como rádio e quimio.

Especialistas

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Dermatologista

Ouro Preto

Luana Moura

Luana Moura

Dermatologista

Vitória

Jonas Bueno

Jonas Bueno

Dermatologista

São Paulo

Sheila Nascimento

Sheila Nascimento

Dermatologista

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Melanoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.