Quando surge um câncer de pele do tamanho de uma cabeça de fósforo, como é feito o tratamento? Tem

4 respostas
Quando surge um câncer de pele do tamanho de uma cabeça de fósforo, como é feito o tratamento? Tem que fazer quimio/radioterapia ou é só a remoção das áreas atingidas?
A principal forma de tratar o câncer de pele é a cirurgia com margens de segurança para diminuir o risco de recidiva local. A margem adequada depende de vários fatores, dentre eles, o tipo histológico, a espessura da lesão, o local de acometimento e outros que devem ser avaliados pelo médico que irá cuidar da senhora.

O tamanho visível do melanoma não é o que determina o tipo de tratamento a ser seguido.

Fatores como o índice de Breslow, ulceração e número de mitoses são mais relevantes na hora de decidir qual o melhor tratamento.

Para os melanomas mais precoces, geralmente a cirurgia é o único tratamento. Em casos mais avançados, a quimioterapia / imunoterapia e radioterapia podem ser necessárias.

Espero ter esclarecido a sua dúvida. Obrigado.
Olá, se você está se referindo especificamente ao cancer de pele tipo Melanoma, o tamanho visível do cancer por si só não vai determinar o tratamento, e sim os aspectos histopatológicos , primordialmente o grau de invasão do cancer na pele em profundidade ( o índice de Breslow), o número de mitoses atípicas, a presença de úlceração, etc...Essas informações são encontradas no laudo histopatológico da lesão, que deve ser retirada através da Biópsia excisional. (aquela com margem de apenas 2 mm).
Em outras palavras : as vezes o que se está vendo é apenas a "ponta do iceberg". O melanoma pode crescer em profundidade, mais do que em extensão. E se ele atingir vasos ou o sistema linfático, pode levar a formação de metástases em trânsito, de metástases regionais e metástases a distancia, sendo que nesses casos muito possivelmente será necessário um tratamento sistêmico, ou ainda esvaziamento linfonodal.
Consulte sempre um dermatologista a qualquer sinal de modificação de nevos ("pintas").
Como os colegas muito bem esclareceram sobre melanoma, coloco algumas informações referentes ao câncer da Pele mais comum, o carcinoma basocelular. As lesões de carcinoma basocelular se não localizadas em áreas de alto risco, como nariz, pálpebras e lábios, podem ser facilmente tratadas cirúrgicamente com pequenas margens de segurança ou criocirurgia. Estando as margens livres, o tumor normalmente é curado após essa simples intervenção, não necessitando de tratamentos complementares como rádio e quimio.