Quanto tempo uma pessoa pode ficar pré diabetica? Essa condição pode se reverter?

4 respostas
Quanto tempo uma pessoa pode ficar pré diabetica?
Essa condição pode se reverter?
Não existe um período de tempo concreto para uma pessoa tornar-se pré-diabética. No entanto, o sobrepeso, a obesidade, a circunferência de cintura muio elevada, o consumo excessivo de doces e carboidratos refinados, o sedentarismo e a hereditariedade são importantes fatores de risco para este problema.
A boa notícia é que o estado pré- diabético é reversível sim. Para isso é necessário o acompanhamento de profissionais capacitados, principalmente um nutricionista e um endocrinologista, além de adotar mudanças de estilo de vida a partir de uma alimentação saudável, do gerenciamento do estresse e da prática de atividade física.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Não existe uma regra. Hoje em dia o diagnóstico de pré-diabetes tem ocorrido cada vez mais precoce (mesmo em crianças e adolescentes) pois a população está com mais sobrepeso e obesidade do que antigamente. Esses fatores, são reconhecidamente fatores de risco para o desenvolvimento de pré-diabetes e diabetes. Além disso, um indivíduo que tenha outros fatores de risco, como hereditariedade, má alimentação e sedentarismo também apresentam um risco maior de desenvolver estas doenças. Sim, é reversível em muitos casos, mas já demonstra uma chance muito de grande de tornar-se diabético em algum momento da vida. Marque um endocrinologista de confiança e adote medidas saudáveis como métodos preventivos. Boa sorte e saúde!!
Boa tarde. O pré-diabetes nem sempre evolui para a diabetes. O paciente pode inclusive permanecer nessa situação a vida toda e não chegar a desenvolver diabetes. Não existe um tempo determinado para o pré-diabetes evoluir para diabetes. A evolução vai depender de um tratamento adequado e também de fatores como a genética e a idade. O tratamento da pré-diabetes inclui: Dieta adequada, perda de peso e exercícios físicos regulares. O pré-diabetes é uma condição séria que deve ser tratada, não só para prevenir a evolução para o diabetes as também para evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Olá! Não existe um tempo certo para um pré- diabetes evoluir para diabetes.
A pré- diabetes pode ser convertida sim, com uma alimentação saudável e atividade física o risco de evoluir para diabetes é pequeno.

Especialistas

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Vanessa Rezende

Vanessa Rezende

Nutricionista

São José dos Campos

Sabrina Da Silva

Sabrina Da Silva

Nutricionista

Rio de Janeiro

Franciele Anjos

Franciele Anjos

Nutricionista

Curitiba

Mônica Santos

Mônica Santos

Nutricionista

Estância

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Estado Pré-Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.