Bom dia! Descobri que sou pré-diabética, ainda não estou tomando nenhum medicamento, o médico pediu

8 respostas
Bom dia! Descobri que sou pré-diabética, ainda não estou tomando nenhum medicamento, o médico pediu pra eu cuidar na alimentação, qual melhor açúcar para consumir no café?
Dra. Lorrayne Medeiros
Nutricionista
Niterói
Olá!!
Adoçantes como xilytol, eritritol e stévia. Além da transição açúcar para adoçante é recomendado uma mudança de hábitos alimentar associado a atividade física. Que tal começar a acostumar com o sabor que o café tem? Fica uma dica para essa nova adaptação alimentar. Bjks vitaminadas!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Bárbara Costa Santos
Nutricionista
Belo Horizonte
Olá! É muito importante reduzir a quantidade de açúcar adicionada na refeição. Por exemplo, se você usa 1 xícara de açúcar no seu café tente utilizar 1/2 xícara e vá reduzindo até adaptar ao sabor do café e não depender do açúcar. Você pode usar adoçantes naturais como citado pela nutri anterior. Além disso, modere o consumo de massas e carboidratos de uma forma geral.
 Luiz Julio Rocha de Oliveira
Nutricionista
Belo Horizonte
Bom dia. Para que você possa continuar sem usar medicamentos, sugiro repensar o uso de açúcares no café. Tente adaptar seu paladar ao sabor do café e não ao do açúcar. É importante investigar a causa do diagnóstico como pré-diabética. Para isso, procure um nutricionista de sua região, só ele vai poder te auxiliar a continuar sem o uso de medicamentos.
Dra. Roberta Fagundes
Nutricionista
Rio de Janeiro
Bom dia!! Complementando os colegas acima...qualquer açúcar vai elevar a glicemia e isso não é o que você quer agora, certo? Comece usando adoçante (a sucralose é o mais próximo do sabor do açúcar) ou outro adoçante que tenha sabor e custo de sua preferência. Mas o que conta mesmo é a alimentação como um todo. Não adianta tirar o açúcar do café se continuar consumindo ultraprocessados (biscoitos recheados, comidas congeladas, temperos prontos, macarrão instantâneo etc etc - muitos tem açucar na composição, muitas vezes com outros nomes). O excesso de massas, farinhas refinadas, como foi dito, também não é interessante.
 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá, tudo bem?
O ideal seria não utilizar nenhum açúcar, mas se precisar de um tempo para acostumar suas papilas gustativas, sugiro que use o açúcar demerara em menor quantidade até conseguir zerar o uso do açúcar no café. Outros pontos importantes são: aumentar a ingestão de verduras - pelo menos 2x ao dia; ingerir frutas com casca e bagaço (maçã com casca, pêra com casca ou laranja com o bagaço) ou outras frutas acompanhadas de sementes (farelo de aveia, chia, linhaça, semente de girassol, semente de abóbora).
Espero que tenha te ajudado. Abraços
Para mais informações: @nutri.gabrielalaiber
 Leila Neves
Nutricionista
Salvador
Bom dia! É muito importante que você cuide da alimentação, especialmente agora com o diagnóstico de pré-diabetes, já que mudanças na dieta podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e evitar a progressão para o diabetes.

No caso do açúcar no café, o ideal seria reduzir ao máximo o consumo de qualquer tipo de açúcar ou adoçante calórico, pois todos (como açúcar branco, mascavo, demerara ou de coco) impactam na glicemia. Aqui estão algumas opções e orientações:

1. Tentar reduzir gradualmente o açúcar:
• Experimente diminuir a quantidade de açúcar aos poucos, até conseguir beber o café sem adoçar. Isso pode ser um processo gradual, mas é possível acostumar o paladar.

2. Adoçantes não calóricos:
• Caso sinta necessidade de adoçar, opte por adoçantes que não aumentam os níveis de glicose no sangue, como:
• Stévia (natural e sem impacto glicêmico);
• Eritritol (não calórico, com sabor mais próximo ao açúcar);
• Xilitol (mas com moderação, pois pode causar desconforto intestinal em excesso).

3. Adoçar com alimentos naturais:
• Uma alternativa pode ser usar uma pequena quantidade de canela em pó no café. A canela ajuda a dar sabor doce e pode até contribuir para o controle da glicose.

Além disso, lembre-se de que o mais importante é cuidar da alimentação como um todo, priorizando:
• Fibras: Inclua alimentos como vegetais, frutas com casca, grãos integrais e sementes.
• Proteínas e gorduras boas: Estas ajudam a reduzir picos de glicemia, como ovos, abacate, castanhas e azeite de oliva.
• Reduzir carboidratos refinados: Como pão branco, massas e doces.

Se precisar de orientação mais detalhada, posso te ajudar com um plano alimentar que respeite suas necessidades e te ajude a ter controle do pré-diabetes de forma saudável e leve!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
 Aline Lima
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá! Bom dia! No caso de pré-diabetes, o ideal é reduzir ao máximo o consumo de açúcar, inclusive no café. Se você ainda sente muita necessidade de adoçar, pode usar adoçantes naturais com baixo impacto glicêmico, como stevia ou eritritol, que não elevam a glicose no sangue. Outra opção é ir reduzindo aos poucos a quantidade de açúcar para que o paladar se acostume com o sabor mais natural do café. Evite açúcares como o mascavo, demerara ou mel, pois apesar de parecerem mais saudáveis, aumentam a glicemia do mesmo jeito. Fico à disposição para conversar mais sobre isso se desejar agendar uma consulta.








Especialistas

Adriana de Lima Pantaleão

Adriana de Lima Pantaleão

Nutricionista

São Paulo

Heloiza Muniz

Heloiza Muniz

Nutricionista

Campinas

Beatriz Leite

Beatriz Leite

Nutricionista

Aracaju

Tamiris Xavier

Tamiris Xavier

Nutricionista

São Paulo

Ester Machado

Ester Machado

Nutricionista

Monte Mor

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Estado Pré-Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.