Quem é portador da diabete tem risco grande de comer frutas adocicadas, como a laranja por exemplo?

4 respostas
Quem é portador da diabete tem risco grande de comer frutas adocicadas, como a laranja por exemplo?
 Renan Mancio
Nutricionista
Guarulhos
Se tratando de diabetes tipo 2 o risco vai depender da quantidade ingerida. Obviamente é recomendável não ingerir muitas frutas no tratamento da doença. A frutose (açúcar da fruta) apesar de não afetar a quantidade de açúcar no sangue (glicose) tem efeitos indesejados no fígado (acúmulo de gordura, inflamação, aumento da resistência à insulina) contribuindo para o agravo da doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maolla Buxbaum
Nutricionista
Rio de Janeiro
Tudo vai depender do seu plano alimentar prescrito pela sua nutricionista. Um Plano totalmente individualizado é calculado para sua patologia. Se assim for feito, a laranja poderá entrar no seu cardápio sem problema algum, mas com a devida orientação.
 Bárbara Costa Santos
Nutricionista
Belo Horizonte
Olá! As frutas, usadas de forma adequada podem até contribuir para o seu tratamento. Faça um plano alimentar com um nutricionista e controle a sua glicose observando os exames médicos, junto ao seu profissional de confiança. É preciso adequar o consumo delas associado aos demais alimentos do seu dia, pois isso o planejamento é tão importante. A frutose e outros açúcares em excesso, quando presente em alimentos ultraprocessados, na forma de xarope, pode trazer efeitos indesejados e nocivos ao nosso corpo, como é o caso de produtos açucarados, refrigerantes, bolos e biscoitos. Cuide da sua alimentação e poderá ter uma excelente qualidade de vida. Abraços.
Dra. Leilane Calixto
Nutricionista, Terapeuta complementar
Salvador
No caso de pessoas com Diabetes tipo 2, a tolerância a alimentos ricos em açúcar (inclusive o açúcar das frutas - frutose), é menor. No entanto, tudo vai depender da quantidade e qualidade deste. Isso deve ser avaliado, calculado e estabelecido por um nutricionista.
Caso o seu nível de diabetes lhe permita consumir algumas frutas, segue algumas dicas:
- Prefira frutas como abacate, amora, goji berry, mirtilo, morango, kiwi e ameixa fresca, pois são opções de baixíssimo teor de frutose que podem ser consumidas com mais tranquilidade no seu caso;
- Prefira sempre a fruta e não o suco, assim tende a consumir menos frutas e estará ingerindo fibras que evitarão a absorção rápida do açúcar pelo organismo.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Camila Dias

Camila Dias

Médico de família

Brasília

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Nutricionista

Lago da Pedra

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 283 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.