Quem já teve ureterohidronefrose no rim direito pode tomar creatina?

1 respostas
Quem já teve ureterohidronefrose no rim direito pode tomar creatina?
A ureterohidronefrose, que representa uma dilatação do ureter e do sistema coletor renal, pode ser uma condição delicada, e é compreensível que surjam dúvidas sobre suplementação e saúde renal.

A creatina é um suplemento popular, principalmente entre aqueles que praticam atividades físicas, pois está envolvida na produção de energia muscular. Embora seja naturalmente produzida pelo corpo e encontrada em alguns alimentos, a suplementação com creatina pode aumentar os seus níveis no organismo.

No que diz respeito à saúde renal, a creatina é geralmente considerada segura para pessoas com função renal normal, mas em casos de condições preexistentes, como uma história de ureterohidronefrose, é essencial uma avaliação médica cuidadosa. Isso porque o rim é o órgão responsável por filtrar e excretar o excesso de creatina e seus subprodutos, e qualquer suplementação adicional poderia representar uma carga extra para os rins.

Antes de começar a tomar creatina ou qualquer suplemento, converse com seu médico. Um nefrologista ou o médico que acompanha seu caso renal poderá orientá-lo levando em conta a sua história clínica e a função atual dos seus rins. Eles podem recomendar exames adicionais para garantir que seu rim está funcionando bem e que a suplementação não trará riscos à sua saúde.

A segurança e a saúde são prioritárias, e é importante não tomar nenhuma decisão sem antes ter uma conversa esclarecedora com um profissional de saúde. Cuide-se bem e conte sempre com o suporte médico para tomar as melhores decisões para o seu bem-estar.