Hidronefrose - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hidronefrose

Encontre um especialista na sua cidade:
Ariel Augusto de Britto Rosa

Ariel Augusto de Britto Rosa

Nefrologista

Belo Horizonte

Hivis Costa

Hivis Costa

Nefrologista, Internista

Macapá

Roberto Rômulo Souza

Roberto Rômulo Souza

Radiologista

Natal

Verônica Reche Gaudino

Verônica Reche Gaudino

Médico clínico geral, Nefrologista

Santo André

Marcelo Adriano Dias Ferreira Furtado

Marcelo Adriano Dias Ferreira Furtado

Radiologista

Araguaína

Getulio Amaral Filho

Getulio Amaral Filho

Nefrologista

Londrina

Perguntas sobre Hidronefrose

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Hidronefrose

Sim, considera-se portador de Doença Renal Crônica qualquer paciente com alteração funcional ou estrutural renal com duração superior a 3 meses. No seu caso mesmo com função renal normal, você…
1 respostas


Olá! Existem 4 graus de hidronefrose e, em geral, indica algum tipo de obstrução ou má-formação. É indicada investigação diagnóstica. O tratamento pode ser cirúrgico.
1 respostas


Olá
A primeira coisa é saber se a hidronefrose que você tem e por causa de cálculo ou não.
Se for por cálculo a tamsulosina ajuda eliminar seja no homem ou na mulher
Att
2 respostas

Especialistas falam sobre Hidronefrose

Hidronefrose é a dilatação dos rins, que ocorre por diversas causas diferentes, e pode estar presente já no período pré-natal, durante a formação do bebê. O diagnóstico inicial é feito através da ecografia (ultrassonografia) pré-natal, ou na infância em exame solicitado por motivos diversos. Grande parte das hidronefroses pré-natais desaparece com o tempo, e não necessitam de nenhum tratamento cirúrgico, porém em alguns casos, pode haver uma causa que necessite correção cirúrgica, ou acompanhamento por tempo prolongado. A investigação e o acompanhamento poderão ser feitos por urologista pediátrico ou nefrologista pediátrico.

André Luís Fortes Alves

Cirurgião pediátrico

Curitiba

Agendar uma visita

Hidronefrose é o acúmulo de urina nos rins. Várias doenças podem se expressar através desta alteração e cada caso demanda investigação pormenorizada para definir o diagnóstico e tratamento que pode ser desde acompanhamento até cirurgia.

Rafael Miranda Lima

Cirurgião pediátrico

Florianópolis


Hidronefrose - é o acúmulo de urinar nos rins. Este acúmulo geralmente é ocasionado por algum obstáculo na passagem da urina. A principal causa de hidronefrose em adultos é o cálculo renal. Para o diagnóstico utilizamos exames de imagem como ultrassom e tomografia. Vale salientar que quanto mais tempo o rim ficar obstruído pior é. Essa obstrução pode levar a dor, infecções urinárias e insuficiência renal (parada no funcionamento do rim). Desta forma, faz-se necessário procurar seu urologista para descobrir a melhor conduta.

Eudes Pinheiro

Urologista

Fortaleza


Definida com dilatação do rim, a Hidronefrose associa-se ou não à alteração da função renal e pode ser decorrente de patologias obstrutivas (cálculos renais e ureterais, tumores ureterais, tumores de retroperitôneo, gravidez) e não obstrutivas ( Refluxo Vesicoureteral, Síndrome de " Prune e Belly ", Obstrução da Junção Ureteropiélica ). O diagnóstico é feito com uso de exames complementares, como Ultrassom, Tomografia Computadorizada e Cintilografia. O tratamento pode ser feito de forma cirúrgica a depender da etiologia.

Patologia caracterizada pela dilatação do sistema coletor renal. Pode representar apenas uma dilatação transitória, que se resolve espontaneamente com o tempo, sem intervenção clínica. Contudo, há casos em que a hidronefrose pode variar desde uma dilatação leve até uma dilatação severa, em que pode haver distorção e perda do funcionamento normal do rim. Nos casos mais leves, geralmente indica-se apenas o acompanhamento com realização de ultrassonografias periódicas. Já nos casos mais severos, é necessário solicitar outros exames complementares para definir o tipo de tratamento individualizado para cada criança.

Rhaiana Gondim

Urologista

Brasília

Quais profissionais tratam Hidronefrose?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.