Quem não é diabético e usa. Glifage quando parar pode ficar diabético?

2 respostas
Quem não é diabético e usa. Glifage quando parar pode ficar diabético?
Olá tudo bem?

No geral se a pessoa quando iniciou o Glifage não tinha diabetes, quando ela suspender ela deve estar sem diabetes, exatamente como antes. Entretanto, se durante o período do uso do Glifage ocorreu ganho de peso, principalmente ganho de gordura abdominal, pode ser que quando suspender o medicamento apareça diabetes sim. Importante realizar a suspensão ou manutenção deste tratamento com auxílio de um especialista neste medicamento, um endocrinologista.
Te convidamos para uma consulta: Consulta endocrinologia e metabologia - R$ 440

A utilização de Glifage (metformina) por pessoas que não têm diabetes é um tema que merece atenção e compreensão, especialmente considerando as implicações e o entendimento correto de como este medicamento atua no organismo. A metformina é amplamente conhecida por seu papel no tratamento do diabetes tipo 2, ajudando a melhorar o controle da glicemia ao reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e melhorando a sensibilidade do corpo à insulina.

No entanto, seu uso não se limita apenas a indivíduos com diabetes. Em alguns casos, a metformina é prescrita para condições como a síndrome do ovário policístico (SOP) e para pessoas com risco elevado de desenvolver diabetes, como parte de uma abordagem preventiva ou terapêutica mais ampla. Isso se deve às suas propriedades que podem ajudar a regular os níveis de insulina e glicose no sangue, mesmo em pessoas que não têm diabetes.

A preocupação sobre se o uso de metformina por indivíduos não diabéticos pode, ao interromper o tratamento, aumentar o risco de desenvolver diabetes é compreensível. No entanto, é importante esclarecer que a metformina, por si só, não causa diabetes. Pelo contrário, seu uso visa melhorar o controle metabólico e reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes, especialmente em pessoas com predisposição ou condições pré-diabéticas.

Ao considerar interromper o uso de metformina, é crucial que essa decisão seja tomada em conjunto com um profissional de saúde, que avaliará cuidadosamente os potenciais benefícios e riscos com base na sua saúde geral, histórico médico e necessidades específicas. A interrupção abrupta de qualquer medicação sem orientação médica pode levar a consequências indesejadas, dependendo da condição que estava sendo tratada.

Na medicina integrativa, a abordagem para o uso de medicamentos como a metformina é sempre personalizada, levando em consideração o bem-estar geral do paciente e como diferentes aspectos da saúde interagem. Além da medicação, estratégias como ajustes na dieta, aumento da atividade física e manejo do estresse são fundamentais para promover um equilíbrio metabólico saudável e reduzir o risco de diabetes.

Portanto, é essencial que qualquer mudança no seu regime de tratamento seja discutida e acompanhada por um profissional de saúde qualificado, que possa oferecer orientação baseada em uma compreensão abrangente da sua saúde. Lembre-se, a chave para a prevenção e o manejo eficaz do diabetes e de outras condições metabólicas reside em uma abordagem holística e personalizada ao cuidado.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.